Questões de Relações Públicas do ano 2004

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A atividade de Relações Públicas se integra ao domínio da comunicação, constituindo dimensão essencial das práticas comunicacionais em um mundo ao qual distingue, em nossos dias, a sociedade de consumo, o mercado global e a troca generalizada de informações. Neste contexto, compete ao relações-públicas:

  • A.

    entregar-se de corpo e alma ao admirável mundo novo da comunicação, acompanhando e fazendo adotar, no âmbito de sua empresa, as modificações pelas quais a sociedade passa, promovendo assim, um ajuste do público interno;

  • B.

    habilitar-se a um hábil e ágil processamento de dados, bem como a uma competente administração de fluxos emergentes de mensagens, posicionando sua empresa como referência necessária para distintos públicos;

  • C.

    fazer ouvir a sua voz ou dar a conhecer suas opiniões, para uma correta condução profissional de suas atividades em um mundo marcado por uma reestruturação industrial, uma reordenação social e mutações culturais;

  • D.

    situar-se conscientemente a montante e a jusante da ininterrupta sucessão de acontecimentos, prevendo-os e a eles reagindo de modo conseqüente, por exemplo, por uma gestão bem ordenada de conhecimentos;

  • E.

    deter um conhecimento razoável de tecnologia da informação, sendo capaz de promover algum aperfeiçoamento e criar oportunidades de negócios, imprimindo personalização ao seu desempenho profissional e às Relações Públicas.

Entre as técnicas de administração que podem utilmente servir a um correto exercício das Relações Públicas, está a que, recorrendo a ações de comunicação interna, procura fixar uma imagem positiva da organização junto ao público diretamente ligado à empresa. A esta técnica dá-se o nome de:

  • A.

    marketing de diálogo;

  • B.

    endomarketing;

  • C.

    macromarketing;

  • D.

    marketing de contágio;

  • E.

    webmarketing.

Acerca da organização de eventos, é correto afirmar-se:

  • A.

    o planejamento de comunicação e a campanha de marketing ou propaganda são ações que se completam na atividade de programação de eventos;

  • B.

    os eventos mistos, que reúnem públicos externos e público interno, só podem ser programados para datas significativas do ano, tornando-se comemorações oficiais;

  • C.

    os projetos culturais ou esportivos patrocinados pela empresa não devem ser convertidos em eventos, já que não ocorrem espontaneamente, sendo criados por vias indiretas;

  • D.

    os eventos sazonais devem ser evitados, porque tendem a desviar a atenção dos diferentes públicos e da imprensa para contextos exteriores à organização;

  • E.

    os eventos programados com o objetivo de promover a integração da empresa com os funcionários e seus familiares não devem se realizar em feriados ou datas especiais.

Ao organizar eventos, o setor de cerimonial de uma instituição costuma utilizar recursos gráficos para compor mensagens visuais. Um destes recursos é o estandarte de plástico, tecido ou papel, impresso de um ou dos dois lados, que se chama:

  • A.

    folheto;

  • B.

    boletim;

  • C.

    boleto;

  • D.

    folhetim;

  • E.

    banner.

Na era da internet, as Relações Públicas põem em foco o relacionamento com distintos públicos, definindo seus perfis, mapeando suas necessidades e talhando soluções para problemas emergentes. Este novo canal implementa e incrementa uma comunicação instantânea e biunívoca ao permitir pronta e segura avaliação de informações de retorno. Chama-se a este processo:

  • A.

    retroação sobre a fonte receptora de informações acerca do público na rede de comunicação;

  • B.

    feedback assegurado por uma interatividade com cidadãos mais conscientes e participativos;

  • C.

    alimentação retroativa para públicos preferenciais, reforçando-se a imagem da empresa;

  • D.

    recuperação, por um retorno de feedback, de informações públicas capturadas na rede;

  • E.

    feedback retroativo e seletivo, pelo qual o relações-públicas conhece um ou mais novos públicos.

Entre as funções de um house organ está a de:

  • A.

    permitir economia na produção e veiculação de anúncios publicitários;

  • B.

    manter a fidelidade do público externo, aprimorando a infra-estrutura da organização;

  • C.

    divulgar as atividades da instituição, bem como outros assuntos de interesse interno;

  • D.

    incentivar o espírito de grupo, desvalorizando as ações da concorrência;

  • E.

    reciclar o conhecimento técnico dos funcionários, combatendo a ineficiência.

obre o press release, é correto afirmar:

  • A.

    trata-se da exposição das metas de uma organização durante determinado período;

  • B.

    é a notícia do ponto de vista governamental, o que anula seu valor jornalístico;

  • C.

    trata-se do roteiro entregue pelos jornalistas à fonte, antes de uma entrevista coletiva;

  • D.

    é um tipo de boletim que se presta à propaganda ou ao culto de uma personalidade;

  • E.

    trata-se de texto informativo distribuído à imprensa por uma instituição.

Na redação de textos e comunicados, por meio dos quais o relações-públicas se desincumbe de suas tarefas profissionais, é necessário recorrer à retórica pelo seguinte motivo:

  • A.

    respeita-se sempre o que vem escrito ou é dito por um uso nada discreto de termos algo incompreensíveis, porque a obscuridade das idéias se serve de uma eloqüência vazia;

  • B.

    trata-se da arte de bem argumentar, fazendo-se uso judicioso de recursos de persuasão ou convencimento por meio de palavras e pela proposição adequada de idéias;

  • C.

    buscar-se-á dar a tal redação contornos de oração comemorativa, recorrendo-se a palavras de difícil entendimento, por parte de quem as ouve ou lê, somente para impressionar;

  • D.

    pretende-se escrever ou falar muito sem, no entanto, dizer algo que seja realmente relevante; para tanto, nada melhor do que procedimentos redacionais enfáticos e pomposos;

  • E.

    todo relações-públicas deve conhecer muito bem técnicas de codificação, tanto jornalísticas, quanto publicitárias, embora jamais necessite fazer qualquer uso delas.

Folder quer dizer:

  • A.

    pequena publicação encadernada, com poucas páginas, maior que o folheto e menor que o livro;

  • B.

    cada uma das extremidades laterais da capa de um livro dobradas para dentro;

  • C.

    peça de madeira com mensagem publicitária ou informativa colocada ao ar livre;

  • D.

    tipo de prospecto cuja única folha impressa é dobrada duas, três ou mais vezes;

  • E.

    livro de pequeno formato, impresso com margem reduzida e em papel de baixa gramatura.

Criado por Th. Adorno e M. Horkheimer, em 1947, o conceito de indústria cultural pode ser assim entendido:

  • A.

    fatos de cultura, sobretudo estrangeira, são desprezados por grandes indústrias transnacionais, transformando-se assim em autênticos "pacotes culturais";

  • B.

    a produção em escala industrial e a promoção publicitária de bens simbólicos conferiram a tais bens um valor de mercado e deles fizeram produtos de amplo consumo;

  • C.

    a arte e a cultura de um povo ou de uma nação apresentam fronteiras tênues no que respeita a sua comercialização internacional, podendo ser artesanalmente produzidas;

  • D.

    bens culturais ou simbólicos não são de propriedade coletiva, competindo a modernas indústrias transnacionais a sua produção em escala planetária;

  • E.

    todo bem de natureza simbólica pode ser artesanalmente produzido e reproduzido industrialmente, ganhando com isso uma extraordinária aura de sucesso.

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