Lista completa de Questões de Relações Públicas do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A atividade de Relações Públicas se integra ao domínio da comunicação, constituindo dimensão essencial das práticas comunicacionais em um mundo ao qual distingue, em nossos dias, a sociedade de consumo, o mercado global e a troca generalizada de informações. Neste contexto, compete ao relações-públicas:
entregar-se de corpo e alma ao admirável mundo novo da comunicação, acompanhando e fazendo adotar, no âmbito de sua empresa, as modificações pelas quais a sociedade passa, promovendo assim, um ajuste do público interno;
habilitar-se a um hábil e ágil processamento de dados, bem como a uma competente administração de fluxos emergentes de mensagens, posicionando sua empresa como referência necessária para distintos públicos;
fazer ouvir a sua voz ou dar a conhecer suas opiniões, para uma correta condução profissional de suas atividades em um mundo marcado por uma reestruturação industrial, uma reordenação social e mutações culturais;
situar-se conscientemente a montante e a jusante da ininterrupta sucessão de acontecimentos, prevendo-os e a eles reagindo de modo conseqüente, por exemplo, por uma gestão bem ordenada de conhecimentos;
deter um conhecimento razoável de tecnologia da informação, sendo capaz de promover algum aperfeiçoamento e criar oportunidades de negócios, imprimindo personalização ao seu desempenho profissional e às Relações Públicas.
Entre as técnicas de administração que podem utilmente servir a um correto exercício das Relações Públicas, está a que, recorrendo a ações de comunicação interna, procura fixar uma imagem positiva da organização junto ao público diretamente ligado à empresa. A esta técnica dá-se o nome de:
marketing de diálogo;
endomarketing;
macromarketing;
marketing de contágio;
webmarketing.
Acerca da organização de eventos, é correto afirmar-se:
o planejamento de comunicação e a campanha de marketing ou propaganda são ações que se completam na atividade de programação de eventos;
os eventos mistos, que reúnem públicos externos e público interno, só podem ser programados para datas significativas do ano, tornando-se comemorações oficiais;
os projetos culturais ou esportivos patrocinados pela empresa não devem ser convertidos em eventos, já que não ocorrem espontaneamente, sendo criados por vias indiretas;
os eventos sazonais devem ser evitados, porque tendem a desviar a atenção dos diferentes públicos e da imprensa para contextos exteriores à organização;
os eventos programados com o objetivo de promover a integração da empresa com os funcionários e seus familiares não devem se realizar em feriados ou datas especiais.
Ao organizar eventos, o setor de cerimonial de uma instituição costuma utilizar recursos gráficos para compor mensagens visuais. Um destes recursos é o estandarte de plástico, tecido ou papel, impresso de um ou dos dois lados, que se chama:
folheto;
boletim;
boleto;
folhetim;
banner.
Na era da internet, as Relações Públicas põem em foco o relacionamento com distintos públicos, definindo seus perfis, mapeando suas necessidades e talhando soluções para problemas emergentes. Este novo canal implementa e incrementa uma comunicação instantânea e biunívoca ao permitir pronta e segura avaliação de informações de retorno. Chama-se a este processo:
retroação sobre a fonte receptora de informações acerca do público na rede de comunicação;
feedback assegurado por uma interatividade com cidadãos mais conscientes e participativos;
alimentação retroativa para públicos preferenciais, reforçando-se a imagem da empresa;
recuperação, por um retorno de feedback, de informações públicas capturadas na rede;
feedback retroativo e seletivo, pelo qual o relações-públicas conhece um ou mais novos públicos.
Entre as funções de um house organ está a de:
permitir economia na produção e veiculação de anúncios publicitários;
manter a fidelidade do público externo, aprimorando a infra-estrutura da organização;
divulgar as atividades da instituição, bem como outros assuntos de interesse interno;
incentivar o espírito de grupo, desvalorizando as ações da concorrência;
reciclar o conhecimento técnico dos funcionários, combatendo a ineficiência.
obre o press release, é correto afirmar:
trata-se da exposição das metas de uma organização durante determinado período;
é a notícia do ponto de vista governamental, o que anula seu valor jornalístico;
trata-se do roteiro entregue pelos jornalistas à fonte, antes de uma entrevista coletiva;
é um tipo de boletim que se presta à propaganda ou ao culto de uma personalidade;
trata-se de texto informativo distribuído à imprensa por uma instituição.
Na redação de textos e comunicados, por meio dos quais o relações-públicas se desincumbe de suas tarefas profissionais, é necessário recorrer à retórica pelo seguinte motivo:
respeita-se sempre o que vem escrito ou é dito por um uso nada discreto de termos algo incompreensíveis, porque a obscuridade das idéias se serve de uma eloqüência vazia;
trata-se da arte de bem argumentar, fazendo-se uso judicioso de recursos de persuasão ou convencimento por meio de palavras e pela proposição adequada de idéias;
buscar-se-á dar a tal redação contornos de oração comemorativa, recorrendo-se a palavras de difícil entendimento, por parte de quem as ouve ou lê, somente para impressionar;
pretende-se escrever ou falar muito sem, no entanto, dizer algo que seja realmente relevante; para tanto, nada melhor do que procedimentos redacionais enfáticos e pomposos;
todo relações-públicas deve conhecer muito bem técnicas de codificação, tanto jornalísticas, quanto publicitárias, embora jamais necessite fazer qualquer uso delas.
Folder quer dizer:
pequena publicação encadernada, com poucas páginas, maior que o folheto e menor que o livro;
cada uma das extremidades laterais da capa de um livro dobradas para dentro;
peça de madeira com mensagem publicitária ou informativa colocada ao ar livre;
tipo de prospecto cuja única folha impressa é dobrada duas, três ou mais vezes;
livro de pequeno formato, impresso com margem reduzida e em papel de baixa gramatura.
Criado por Th. Adorno e M. Horkheimer, em 1947, o conceito de indústria cultural pode ser assim entendido:
fatos de cultura, sobretudo estrangeira, são desprezados por grandes indústrias transnacionais, transformando-se assim em autênticos "pacotes culturais";
a produção em escala industrial e a promoção publicitária de bens simbólicos conferiram a tais bens um valor de mercado e deles fizeram produtos de amplo consumo;
a arte e a cultura de um povo ou de uma nação apresentam fronteiras tênues no que respeita a sua comercialização internacional, podendo ser artesanalmente produzidas;
bens culturais ou simbólicos não são de propriedade coletiva, competindo a modernas indústrias transnacionais a sua produção em escala planetária;
todo bem de natureza simbólica pode ser artesanalmente produzido e reproduzido industrialmente, ganhando com isso uma extraordinária aura de sucesso.
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