Questões de Relações Públicas do ano 2004

Lista completa de Questões de Relações Públicas do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Linguagem de um meio de comunicação se explica assim:

  • A.

    estrutura autônoma de significação utilizada por tal meio para a comunicação pretendida;

  • B.

    unidade de entrada para a realização de um processo midiático de transferência de sentidos;

  • C.

    fato essencialmente humano que um meio de comunicação adapta somente para suas transmissões;

  • D.

    conjunto de sinais dotado de alta taxa de redundância pelo qual um meio de comunicação atua;

  • E.

    articulação de significantes a seus supostos significados em um meio de comunicação.

Denomina-se evento a(o):

  • A.

    manifestação, em plano institucional, da condição profissional de um relações-públicas na hierarquia de uma empresa;

  • B.

    fato ou fenômeno excepcional e organizado por relações-públicas, com a finalidade de difundir filosofias empresariais;

  • C.

    festa, espetáculo ou comemoração organizados por um relações-públicas para ocultar do público a política da empresa;

  • D.

    reunião de representantes dos vários públicos a serem prontamente mobilizados pela ação de um relações-públicas;

  • E.

    acontecimento previsto e preparado por um relações-públicas, com objetivos promocionais, comunitários e institucionais.

Entre as tarefas de um relações-públicas está a de estabelecer uma eficiente comunicação com os diversos públicos de uma empresa. São características de tais públicos

  • A.

    são compostos por pessoas ou grupos de pessoas com pouca informação, voltados para a defesa de interesses empresariais;

  • B.

    em sua formação, nota-se um aglomerado de indivíduos reunidos por força de contigüidade espacial, sem opinião própria;

  • C.

    compõem-se de pessoas ou grupos organizados, que dispõem de informações e estão à procura de uma atitude comum;

  • D.

    manifestam, quando de sua formação, o claro intento de intensificar sua capacidade de fazer frente a controvérsias;

  • E.

    agem racionalmente, sem fazer concessões e sem compartilhar experiências, comunicando-as a outros grupos.

A atividade de programação visual para veículos impressos destina-se a dar "redação visual" a uma publicação, articulando:

  • A.

    paste-up, diagrama, espelho, computação gráfica, composição quente e fria;

  • B.

    hardware, software, internet, intranet, correio eletrônico, sistemas de busca;

  • C.

    massas de cores ou de preto e branco, fontes tipográficas, disposição de textos, ilustrações;

  • D.

    mancha gráfica, colunas, margens, programas de editoração, fluxogramas;

  • E.

    imagens variadas, aberturas, créditos, vinhetas, expediente, cabeçalhos, cenoplastia, arte final.

Em telejornalismo, a gravação feita pelo repórter no local do acontecimento para ser usada no meio da reportagem chama-se:

  • A.

    cabeça;

  • B.

    mixagem;

  • C.

    quadro parado;

  • D.

    escalada;

  • E.

    passagem.

A foto de imprensa (fotojornalismo) compõe uma mensagem porque reúne:

  • A.

    uma fonte emissora, um signo e um significante;

  • B.

    um código, um canal de transmissão e um contexto;

  • C.

    um significante, um significado e um receptor;

  • D.

    uma fonte emissora, um canal de transmissão e um receptor;

  • E.

    um codificador, um transmissor e uma veiculação.

Com relação às técnicas jornalísticas empregadas na redação de textos informativos, é correto afirmar-se:

  • A.

    a repetição de palavras, idéias ou nomes pode ser importante na TV e no rádio, mas deve ser evitada nos jornais e revistas;

  • B.

    os nomes próprios devem vir, invariavelmente, precedidos de formas de tratamento, como Senhor, Doutor, Dona;

  • C.

    a supressão de artigos é recurso usual que acentua o coloquialismo e escapa à tendência ao estilo telegráfico;

  • D.

    o verbo assistir, no sentido de prestar assistência, precisa ser evitado por ser transitivo indireto e exigir preposição;

  • E.

    há a necessidade de se descrever minuciosamente as imagens, sempre que o veículo utilizado for a televisão.

A importância do conceito de comunicação social para as Relações Públicas assim se explica:

  • A.

    o conceito designa adequadamente o objeto de continuadas interações entre bem organizadas fontes de informação e a comunidade, ampliando o alcance das atividades de RP;

  • B.

    o conceito serve para a necessária denominação de um ou mais departamentos especializados em comunicações que a empresa mantém com seu público interno;

  • C.

    é expressão criada por autoridades eclesiásticas para dar conta de novas necessidades de comunicação propriamente relacionista com públicos externos;

  • D.

    termo forjado que se popularizou ao descobrir-se que um relações-públicas é um agente potencial de socialização, legitimando sua ação profissional;

  • E.

    o conceito representa recente tendência, tanto por parte de empresas, quanto de órgãos do governo, de encurtar o raio de ação de atividades de RP.

Entre as atribuições da assessoria de relações públicas de uma organização inclui-se

sugerir a reformulação de políticas relativas à área de relações públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre as atribuições da assessoria de relações públicas de uma organização inclui-se

fixar projetos de programação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...