Lista completa de Questões de Relações Públicas do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Linguagem de um meio de comunicação se explica assim:
estrutura autônoma de significação utilizada por tal meio para a comunicação pretendida;
unidade de entrada para a realização de um processo midiático de transferência de sentidos;
fato essencialmente humano que um meio de comunicação adapta somente para suas transmissões;
conjunto de sinais dotado de alta taxa de redundância pelo qual um meio de comunicação atua;
articulação de significantes a seus supostos significados em um meio de comunicação.
Denomina-se evento a(o):
manifestação, em plano institucional, da condição profissional de um relações-públicas na hierarquia de uma empresa;
fato ou fenômeno excepcional e organizado por relações-públicas, com a finalidade de difundir filosofias empresariais;
festa, espetáculo ou comemoração organizados por um relações-públicas para ocultar do público a política da empresa;
reunião de representantes dos vários públicos a serem prontamente mobilizados pela ação de um relações-públicas;
acontecimento previsto e preparado por um relações-públicas, com objetivos promocionais, comunitários e institucionais.
Entre as tarefas de um relações-públicas está a de estabelecer uma eficiente comunicação com os diversos públicos de uma empresa. São características de tais públicos
são compostos por pessoas ou grupos de pessoas com pouca informação, voltados para a defesa de interesses empresariais;
em sua formação, nota-se um aglomerado de indivíduos reunidos por força de contigüidade espacial, sem opinião própria;
compõem-se de pessoas ou grupos organizados, que dispõem de informações e estão à procura de uma atitude comum;
manifestam, quando de sua formação, o claro intento de intensificar sua capacidade de fazer frente a controvérsias;
agem racionalmente, sem fazer concessões e sem compartilhar experiências, comunicando-as a outros grupos.
A atividade de programação visual para veículos impressos destina-se a dar "redação visual" a uma publicação, articulando:
paste-up, diagrama, espelho, computação gráfica, composição quente e fria;
hardware, software, internet, intranet, correio eletrônico, sistemas de busca;
massas de cores ou de preto e branco, fontes tipográficas, disposição de textos, ilustrações;
mancha gráfica, colunas, margens, programas de editoração, fluxogramas;
imagens variadas, aberturas, créditos, vinhetas, expediente, cabeçalhos, cenoplastia, arte final.
Em telejornalismo, a gravação feita pelo repórter no local do acontecimento para ser usada no meio da reportagem chama-se:
cabeça;
mixagem;
quadro parado;
escalada;
passagem.
A foto de imprensa (fotojornalismo) compõe uma mensagem porque reúne:
uma fonte emissora, um signo e um significante;
um código, um canal de transmissão e um contexto;
um significante, um significado e um receptor;
uma fonte emissora, um canal de transmissão e um receptor;
um codificador, um transmissor e uma veiculação.
Com relação às técnicas jornalísticas empregadas na redação de textos informativos, é correto afirmar-se:
a repetição de palavras, idéias ou nomes pode ser importante na TV e no rádio, mas deve ser evitada nos jornais e revistas;
os nomes próprios devem vir, invariavelmente, precedidos de formas de tratamento, como Senhor, Doutor, Dona;
a supressão de artigos é recurso usual que acentua o coloquialismo e escapa à tendência ao estilo telegráfico;
o verbo assistir, no sentido de prestar assistência, precisa ser evitado por ser transitivo indireto e exigir preposição;
há a necessidade de se descrever minuciosamente as imagens, sempre que o veículo utilizado for a televisão.
A importância do conceito de comunicação social para as Relações Públicas assim se explica:
o conceito designa adequadamente o objeto de continuadas interações entre bem organizadas fontes de informação e a comunidade, ampliando o alcance das atividades de RP;
o conceito serve para a necessária denominação de um ou mais departamentos especializados em comunicações que a empresa mantém com seu público interno;
é expressão criada por autoridades eclesiásticas para dar conta de novas necessidades de comunicação propriamente relacionista com públicos externos;
termo forjado que se popularizou ao descobrir-se que um relações-públicas é um agente potencial de socialização, legitimando sua ação profissional;
o conceito representa recente tendência, tanto por parte de empresas, quanto de órgãos do governo, de encurtar o raio de ação de atividades de RP.
Entre as atribuições da assessoria de relações públicas de uma organização inclui-se
sugerir a reformulação de políticas relativas à área de relações públicas.
Entre as atribuições da assessoria de relações públicas de uma organização inclui-se
fixar projetos de programação.
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