Questões de Relações Públicas do ano 2007

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Na instituição, a transferência de informação pode obedecer, além dos fluxos “ascendente” e “descendente”, os fluxos

  • A.

    extra organizacional e organizacional.

  • B.

    interdepartamental e transversal

  • C.

    organizacional e interdepartamental.

  • D.

    organizacional e transversal.

  • E.

    transversal e extra organizacional.

No processo de planejamento e gestão das Relações Públicas nas organizações, segundo Margarida Kunsch (Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 2003. p. 100), as teorias do “gerenciamento”, da “comunicação” e a de “conflitos − resoluções” são, respectivamente funções:

  • A.

    estratégica − mediadora − política.

  • B.

    mediadora − política − estratégica.

  • C.

    política − estratégica − mediadora.

  • D.

    estratégica − política − mediadora.

  • E.

    mediadora − estratégica − política.

Nas comunicações oficiais existem três tipos de expedientes que se diferenciam pela finalidade, mas que podem adotar uma diagramação única, chamada de “Padrão Ofício”. Além do “Ofício” propriamente dito, os outros dois expedientes são

  • A.

    “Mensagem” e “Exposição de Motivos”.

  • B.

    “Memorando” e “Mensagem”.

  • C.

    “Exposição de Motivos” e “ Memorando”.

  • D.

    “Aviso” e “Exposição de Motivos”.

  • E.

    “Memorando” e “Aviso”.

O serviço que reúne e distribui notícias recentes e importantes, veiculadas em diversas mídias, sobre temas escolhidos por uma determinada pessoa ou instituição é chamado de

  • A.

    arquivo morto.

  • B.

    clipping.

  • C.

    tele-texto.

  • D.

    agência de notícias.

  • E.

    insigth.

Os programas de comunicação na administração pública apresentam um grande leque de funções. Segundo Gaudêncio Torquato (Tratado de Comunicação Organizacional e Política. 2002. p. 122), a função: Direito à informação é a comunicação como

  • A.

    base da cidadania.

  • B.

    base de lançamento de valores.

  • C.

    instrumento a serviço da verdade.

  • D.

    forma de democratização e poder.

  • E.

    forma de orientação aos cidadãos.

Em uma publicação interna ou externa, o espaço reservado para comunicar aos leitores “o órgão responsável pela sua produção; a relação de seus diretores; dos editores; endereços para contatos” é chamado de

  • A.

    editorial.

  • B.

    espelho.

  • C.

    entrada.

  • D.

    expediente.

  • E.

    edição.

O profissional de relações públicas quando faz um estudo prévio de problemas inerentes às atividades que deseja desenvolver, segundo determinado método, está elaborando

  • A.

    uma pesquisa.

  • B.

    um plano.

  • C.

    um projeto.

  • D.

    um programa.

  • E.

    uma proposta.

As características de um release para divulgação de um evento são:

  • A.

    o mais importante num release é o título. Ele deve ser longo (pelo menos 15 palavras) e com destaque gráfico. O título se apresenta sempre em itálico e centralizado para rapidamente chamar a atenção do jornalista;

  • B. o release deve fornecer grande quantidade de informações, independendo do número de páginas destinadas ao texto. Com a redução do número de profissionais nas redações, mesmo que o jornalista não compareça, a notícia será publicada na integra;
  • C.

    a característica mais importante do release é a criatividade do texto. Mesmo subestimando a informação, sua função prioritária é chamar a atenção, garantindo a presença do jornalista no evento;

  • D.

    os releases devem ter um autor responsável, claramente expresso, bem como todas as fontes de informação, com nome, função ou cargo na instituição, para que o jornalista possa contactá-las a fim de obter mais informações;

  • E.

    no release devemos encontrar diversas fontes de informação, podendo usar tanto o discurso direto quanto indireto. Isso elimina a necessidade do repórter entrevistar diretamente a fonte durante o evento.

Segundo JB Pinho, as atividades de comunicação usadas como instrumentos de Relações Públicas se dividem em três grupos: editoração, divulgação e propaganda institucional. Sobre esse assunto podemos afirmar que:

  • A.

    a editoração compreende apenas a publicação de livros, visto que as demais publicações possíveis são privativas da área de jornalismo;

  • B.

    a propaganda institucional, por ser paga deve, além de reforçar a imagem da empresa, gerar aumento imediato do lucro;

  • C.

    o objetivo principal da divulgação é persuadir, daí o uso preponderante dos teasers que aliam texto à foto no esforço de convencer a opinião pública;

  • D.

    teaser, press-kit e press-release podem ser usados como instrumentos de divulgação;

  • E.

    todos os materiais, impressos ou audiovisuais, que apresentam conteúdo imutável e de interesse permanente pertencem à área de propaganda institucional.

Os propósitos da atuação da propaganda em RP foram agrupados por J.B. Pinho em cinco funções básicas: protetora, de identidade, institucional, de serviço público e de estímulo à ação. Sobre a propaganda de estímulo à ação é correto afirmar:

  • A.

    é dedicada unicamente às causas sociais, forçando a mobilização popular;

  • B.

    surge da necessidade de legitimação da empresa, que através de patrocínios estimula setores específicos da sociedade;

  • C.

    tem como meta conferir personalidade organizacional a uma instituição;

  • D.

    se dá sob a forma de eventos culturais, esportivos ou comunitários;

  • E.

    busca a mobilização popular no sentido de forçar mudanças em práticas comerciais, industriais ou ainda apressar ou se opor à aprovação de leis.

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