Questões de Relações Públicas do ano 2007

Lista completa de Questões de Relações Públicas do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre as características básicas do texto de Relações Públicas, para que a comunicação se torne eficaz, não se inclui:

  • A.

    simplicidade - escrever bem consiste em colocar pensamentos complexos m linguagem simples;

  • B.

    motivação – combinar informação e coerção, para que o leitor seja obrigado a agir como a empresa determina;

  • C.

    concisão – o tamanho de texto depende do seu objetivo e do público;

  • D.

    credibilidade – o texto não deve conter exageros nem apelos infundados;

  • E.

    precisão – a seleção do vocabulário deve indicar o exato significado das palavras.

Os eventos são uma boa estratégia de Relações Públicas, pois atraem a atenção do público e da imprensa para a empresa. A opção que não indica aspectos da organização de um evento com objetivos de comunicação é:

  • A.

    o planejamento antecipado para que a cobertura se torne viável;

  • B.

    a existência de um "gancho" jornalístico, obrigatoriamente baseado em datas comemorativas;

  • C.

    o planejamento da parte "mecânica" da cobertura, disponibilizando condições físicas e materiais que facilitem o trabalho dos jornalistas;

  • D.

    a divulgação do evento para os veículos de comunicação seguida, de preferência, pela confirmação da presença dos jornalistas;

  • E.

    a preparação de material de apoio: cópias de discursos, relatórios, programação e fotos.

Os meios de comunicação de massa são utilizados freqüentemente como meios de Relações Públicas. Ao optar pelo cinema como mídia de divulgação, o profissional de RP busca:

  • A.

    a mídia mais eficiente em termos de formação de opinião;

  • B.

    a mídia que permite o uso do gênero documentário;

  • C.

    a mídia mais segmentada;

  • D.

    a mídia mais popular;

  • E.

    a mídia de maior cobertura em termos geográficos.

Quanto aos tipos de entrevistas usadas em pesquisas, identifique a afirmação incorreta:

  • A.

    as entrevistas pessoais são geralmente consideradas as mais confiáveis, permitindo uma maior quantidade de entrevistas em profundidade;

  • B.

    os painéis são muito usados em pesquisas de marketing e permitem que o pesquisador meça as mudanças em atitude por parte dos entrevistados;

  • C.

    embora as entrevistas por telefone sejam mais baratas que as presenciais, elas apresentam uma alta taxa de recusa;

  • D.

    os questionários entregues pessoalmente e preenchidos na presença do pesquisador tendem a inibir o entrevistado e falsear suas respostas;

  • E.

    nos painéis uma mesma pessoa é entrevistada em diversas ocasiões.

A propaganda é usada em diversos setores das Relações Públicas. O item que não pertence aos usos da propaganda como instrumento de RP é:

  • A.

    servir os consumidores mediante informações úteis;

  • B.

    aumentar de forma imediata os níveis de consumo;

  • C.

    prestar serviço público;

  • D.

    dissipar falsas impressões e corrigir concepções errôneas;

  • E.

    informar os empregados e obter sua cooperação.

O house organ, ao contrário dos meios massivos, é produzido a partir das informações do assessorado e desempenha funções específicas na estratégia de comunicação de uma empresa. Com relação às características do house organ, é correto afirmar:

  • A.

    o house organ deve informar sobre o contexto da organização, abordando seu funcionamento interno, planos de crescimento e posições defendidas interna e externamente;

  • B.

    o house organ deve evitar a postura orientadora, abstendose de fornecer dicas de segurança, higiene ou orientação profissional. Esse tipo de postura tem alto índice de rejeição entre os funcionários;

  • C.

    o house organ deve evitar matérias sobre determinado departamento ou funcionário em especial. Essa política gera descontentamento e competitividade entre os funcionários;

  • D.

    o house organ deve privilegiar os aspectos institucionais da publicação, abandonando os critérios jornalísticos no tratamento da informação;

  • E.

    o house organ, sendo financiado pelo assessorado, deve registrar apenas fatos importantes para empresa.

O planejamento constitui uma das funções das Relações Públicas e segue um conjunto de etapas que vai do diagnóstico (pesquisa) até o controle e avaliação dos resultados de uma ação de comunicação. Para J.B. Pinho, o tipo de pesquisa que não está incluído na fase de diagnóstico é:

  • A.

    a pesquisa bibliográfica;

  • B.

    o survey;

  • C.

    a pesquisa administrativa ou institucional;

  • D.

    a pesquisa de opinião pública;

  • E. a pesquisa de feedback.

Tendo por referência a concepção de relações públicas apresentada no texto acima, julgue os itens a seguir.

Nos processos de comunicação nas organizações, as mensagens tendem a ser públicas, abertas, preponderantemente unilaterais e com feedback limitado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo por referência a concepção de relações públicas apresentada no texto acima, julgue os itens a seguir.

É consenso entre os especialistas a classificação das situações de conflito entre a organização e o público em três níveis: o primeiro é a situação ideal de não-conflito; o segundo é a situação que reflete o cotidiano das empresas em que existem conflitos e negociações; e o terceiro aponta para a situação de crise e a necessidade de se fazer a sua gestão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo por referência a concepção de relações públicas apresentada no texto acima, julgue os itens a seguir.

Apesar de serem freqüentemente utilizados como sinônimos, público e Stakeholders são termos com significados diferentes. Os stakeholders constituem a categoria das pessoas afetadas pelas decisões de uma organização e(ou) daquelas que afetam as decisões das empresas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...