Lista completa de Questões de Relações Públicas do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre as características básicas do texto de Relações Públicas, para que a comunicação se torne eficaz, não se inclui:
simplicidade - escrever bem consiste em colocar pensamentos complexos m linguagem simples;
motivação – combinar informação e coerção, para que o leitor seja obrigado a agir como a empresa determina;
concisão – o tamanho de texto depende do seu objetivo e do público;
credibilidade – o texto não deve conter exageros nem apelos infundados;
precisão – a seleção do vocabulário deve indicar o exato significado das palavras.
Os eventos são uma boa estratégia de Relações Públicas, pois atraem a atenção do público e da imprensa para a empresa. A opção que não indica aspectos da organização de um evento com objetivos de comunicação é:
o planejamento antecipado para que a cobertura se torne viável;
a existência de um "gancho" jornalístico, obrigatoriamente baseado em datas comemorativas;
o planejamento da parte "mecânica" da cobertura, disponibilizando condições físicas e materiais que facilitem o trabalho dos jornalistas;
a divulgação do evento para os veículos de comunicação seguida, de preferência, pela confirmação da presença dos jornalistas;
a preparação de material de apoio: cópias de discursos, relatórios, programação e fotos.
Os meios de comunicação de massa são utilizados freqüentemente como meios de Relações Públicas. Ao optar pelo cinema como mídia de divulgação, o profissional de RP busca:
a mídia mais eficiente em termos de formação de opinião;
a mídia que permite o uso do gênero documentário;
a mídia mais segmentada;
a mídia mais popular;
a mídia de maior cobertura em termos geográficos.
Quanto aos tipos de entrevistas usadas em pesquisas, identifique a afirmação incorreta:
as entrevistas pessoais são geralmente consideradas as mais confiáveis, permitindo uma maior quantidade de entrevistas em profundidade;
os painéis são muito usados em pesquisas de marketing e permitem que o pesquisador meça as mudanças em atitude por parte dos entrevistados;
embora as entrevistas por telefone sejam mais baratas que as presenciais, elas apresentam uma alta taxa de recusa;
os questionários entregues pessoalmente e preenchidos na presença do pesquisador tendem a inibir o entrevistado e falsear suas respostas;
nos painéis uma mesma pessoa é entrevistada em diversas ocasiões.
A propaganda é usada em diversos setores das Relações Públicas. O item que não pertence aos usos da propaganda como instrumento de RP é:
servir os consumidores mediante informações úteis;
aumentar de forma imediata os níveis de consumo;
prestar serviço público;
dissipar falsas impressões e corrigir concepções errôneas;
informar os empregados e obter sua cooperação.
O house organ, ao contrário dos meios massivos, é produzido a partir das informações do assessorado e desempenha funções específicas na estratégia de comunicação de uma empresa. Com relação às características do house organ, é correto afirmar:
o house organ deve informar sobre o contexto da organização, abordando seu funcionamento interno, planos de crescimento e posições defendidas interna e externamente;
o house organ deve evitar a postura orientadora, abstendose de fornecer dicas de segurança, higiene ou orientação profissional. Esse tipo de postura tem alto índice de rejeição entre os funcionários;
o house organ deve evitar matérias sobre determinado departamento ou funcionário em especial. Essa política gera descontentamento e competitividade entre os funcionários;
o house organ deve privilegiar os aspectos institucionais da publicação, abandonando os critérios jornalísticos no tratamento da informação;
o house organ, sendo financiado pelo assessorado, deve registrar apenas fatos importantes para empresa.
O planejamento constitui uma das funções das Relações Públicas e segue um conjunto de etapas que vai do diagnóstico (pesquisa) até o controle e avaliação dos resultados de uma ação de comunicação. Para J.B. Pinho, o tipo de pesquisa que não está incluído na fase de diagnóstico é:
a pesquisa bibliográfica;
o survey;
a pesquisa administrativa ou institucional;
a pesquisa de opinião pública;
Tendo por referência a concepção de relações públicas apresentada no texto acima, julgue os itens a seguir.
Nos processos de comunicação nas organizações, as mensagens tendem a ser públicas, abertas, preponderantemente unilaterais e com feedback limitado.
Tendo por referência a concepção de relações públicas apresentada no texto acima, julgue os itens a seguir.
É consenso entre os especialistas a classificação das situações de conflito entre a organização e o público em três níveis: o primeiro é a situação ideal de não-conflito; o segundo é a situação que reflete o cotidiano das empresas em que existem conflitos e negociações; e o terceiro aponta para a situação de crise e a necessidade de se fazer a sua gestão.
Tendo por referência a concepção de relações públicas apresentada no texto acima, julgue os itens a seguir.
Apesar de serem freqüentemente utilizados como sinônimos, público e Stakeholders são termos com significados diferentes. Os stakeholders constituem a categoria das pessoas afetadas pelas decisões de uma organização e(ou) daquelas que afetam as decisões das empresas.
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