Lista completa de Questões de Relações Públicas do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir da aplicação desses conceitos à instituição, analise as afirmativas a seguir:
I. A imagem de uma instituição se refere ao plano dos conteúdos lógicos e concretos, apreendidos pelo nível do consciente para definir as possibilidades de posicionamento da marca.
II. A imagem se projeta na identidade da instituição de modo que, quanto mais esses conceitos estiverem distantes, menores serão os desafios para que a comunicação institucional se efetive de forma eficiente.
III. A identidade de uma instituição se refere ao plano dos simbolismos, que, por serem apreendidos pelo nível do inconsciente, tendem a ficar distorcidos frente à diversidade de públicos.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem incorretas.
se apenas a afirmativa I estiver incorreta.
se apenas a afirmativa III estiver incorreta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem incorretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem incorretas.
Enquanto as Relações Públicas devem gerenciar a comunicação institucional, o marketing tem a seu cargo a coordenação da comunicação:
jornalística.
mercadológica.
interna.
administrativa.
externa.
Bahia (1995) enumera cinco itens que considera básicos para o estabelecimento de uma estratégia de informação para empresa. Entre esses itens encontra-se o porta-voz, cujo trabalho inclui:
atuar como o mais credenciado intérprete da organização, podendo ser o seu presidente, que, no trato com a mídia, buscará valorizar a imagem da empresa.
trabalhar de maneira independente da assessoria de comunicação, visto que a ele cabe a comunicação externa, e a ela, a comunicação interna.
unir esforços com a assessoria de comunicação para pressionar os veículos noticiosos no sentido de exigir a publicação (ou não) de uma determinada informação.
atuar somente em instituições públicas, visto que é o assessor de imprensa quem responde pelas empresas no setor privado.
ser um agente externo à organização, a fim de aumentar a credibilidade de suas informações junto aos veículos de comunicação e à própria empresa.
Para compreender a hipótese do newsmaking, é preciso entender a função de gatekeeping, que pode ser definida como:
processo pelo qual o profissional de empresa de comunicação, geralmente editor ou diretor de programação, exerce seu poder de decisão sobre o que vai ou não ser veiculado.
sistema de links que induz à navegação ordenada em portais de informação jornalística, garantindo a leitura linear dos conteúdos on-line.
processo consciente de seleção de informações normalmente executado pelos censores durante os regimes ditatoriais no sentido de manipular a opinião pública.
conceito ligado à semiologia e que avalia a formatação da informação baseada em seu portão de saída, ou seja, do meio de comunicação em que será veiculada.
sistema de segurança que permite o acesso de usuários cadastrados a informações sigilosas e dissonantes da linha editorial dos veículos noticiosos on-line.
Para Beatriz Sarlo, (...) hoje, sem o zapping, ninguém mais assistiria televisão. Sobre o processo de zapping, caracterizado pela autora, é correto afirmar que:
é usado pelos diretores de câmera para, por meio de sucessivos cortes, estabelecer uma diversidade de pontos de vista.
restringe a liberdade do espectador em trocar de canal nos intervalos comerciais existentes na TV aberta.
funciona como um switcher nas mãos dos diretores de TV, que fazem opções por longos planos gerais fixos no sentido de fidelizar a audiência.
permite a montagem autogerida pelo telespectador, que se fixa em programas jornalísticos e de esportes.
proporciona aos usuários, pelo uso do controle remoto, cortes e montagens de imagens de diversas emissoras de modo não previsto pelos diretores de TV.
Adorno e Horkheimer propuseram o conceito de Indústria Cultural ao analisar criticamente os efeitos dos meios de comunicação de massa sobre os indivíduos. Entre esses efeitos não está a:
passividade.
alienação.
reificação.
conscientização.
homogeneização.
Entendem-se por valores-notícia os critérios por meio dos quais os acontecimentos são avaliados em sua potencialidade de serem transformados em notícia. Agrupados normalmente em categorias, o critério que pertence à categoria substantiva é:
brevidade independente do espaço/tempo disponíveis, o relato noticioso deve ser breve.
equilíbrio a imagem deve ter mais relevância que o texto nos meios audiovisuais e menos nos meios impressos.
exclusividade o furo jornalístico deve ser publicado com agilidade independente da confirmação dos fatos.
protetividade catástrofes e acidentes naturais só devem ser noticiados em caso de ameaça para a população.
potencial de evolução fatos que apresentam conseqüências a serem desdobradas no futuro são mais noticiáveis do que os que se encerram em si mesmos.
Para Stuart Hall (2001), é possível tentar entender a identidade a partir de três formas de compreender o sujeito e o mundo. Para o autor, o sujeito cuja essência interior (eu real) é formada e modificada num diálogo contínuo com mundos culturais exteriores e identidades que esses mundos oferecem é o sujeito:
contemporâneo.
sociológico.
pós-moderno.
fragmentado.
do Iluminismo.
Para Gaudêncio Torquato, em Comunicação interna: os desafios da integração, a comunicação interna das organizações precisa ter finalidade, usar canais próprios, ter linguagem e veiculação adequadas e estar em espaço físico apropriado. Deve ser realizada por profissionais de comunicação que tenham uma visão ampla do ambiente interno.
A respeito de comunicação interna das organizações, julgue os itens a seguir.
Comunicação interna é parte da comunicação organizacional.
Para Gaudêncio Torquato, em Comunicação interna: os desafios da integração, a comunicação interna das organizações precisa ter finalidade, usar canais próprios, ter linguagem e veiculação adequadas e estar em espaço físico apropriado. Deve ser realizada por profissionais de comunicação que tenham uma visão ampla do ambiente interno.
A respeito de comunicação interna das organizações, julgue os itens a seguir.
Visão ampla do ambiente interno refere-se aos aspectos políticos da organização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...