Questões de Relações Públicas do ano 2008

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Tendo como referência o texto acima e as funções do evento em relações públicas, julgue os itens subseqüentes.

Simpósio é a exposição de um especialista sobre determinado assunto, geralmente de natureza educativa, para uma platéia relativamente pequena.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência o texto acima e as funções do evento em relações públicas, julgue os itens subseqüentes.

Do ponto de vista das organizações, os eventos podem são classificados em promocionais (comerciais), institucionais ou turísticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência o texto acima e as funções do evento em relações públicas, julgue os itens subseqüentes.

O objetivo exclusivo do evento é o retorno financeiro para seus promotores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência o texto acima e as funções do evento em relações públicas, julgue os itens subseqüentes.

O evento pode ser considerado como componente do mix da comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o planejamento e a execução de atividades de relações públicas, julgue os itens que se seguem.

Entre os principais objetivos da função de planejamento das relações públicas, destacam-se: a formulação de estratégias para a mídia; a organização de recursos técnicos e físicos dos programas de relacionamento; a elaboração do orçamento do setor de relações públicas; o atendimento às necessidades da diretoria do setor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o planejamento e a execução de atividades de relações públicas, julgue os itens que se seguem.

Vários fatores influenciam os sistemas protocolares do MERCOSUL, entre eles, a fragilidade dos sistemas políticos e a maneira peculiar de governar de alguns presidentes latino-americanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Muitas empresas investem na promoção de eventos a fim de tornar suas marcas conhecidas do público, pois ele tem a capacidade de gerar uma espécie de “mídia espontânea” favorável à empresa. A produção de um evento passa pelas fases de pré-evento, evento e pós-evento.

Assinale a afirmativa que apresente as atividades inerentes ao pós-evento.

  • A.

    a decoração do local e a reserva de mesas para os convidados

  • B.

    a identificação dos canais de divulgação e o envio de brindes aos jornalistas

  • C.

    a distribuição de convites e o follow up dos releases enviados

  • D.

    a elaboração do cerimonial e a recepção de convidados

  • E.

    a confecção do clipping e a prestação de contas à alta administração

A conferência pode ser classificada como um evento:

  • A.

    marcado pela ativa participação do público, que é estimulado a discutir de maneira criativa as suas idéias.

  • B.

    interno, objetivando treinamento, reciclagem, entrosamento ou avaliação dos funcionários participantes.

  • C.

    voltado para um pequeno público e dividido em pelo menos dois momentos: um teórico e outro prático.

  • D.

    que apresenta um tema geral, dividido em subtemas, cujo objetivo é o intercâmbio de opiniões para tomada de decisão estratégica.

  • E.

    mais formal que a palestra, no qual uma autoridade no assunto apresenta um tema informativo, técnico ou científico para um grande número de pessoas.

A estratégia de comunicação que visa criar expectativa em torno de um lançamento iminente de um evento ou novo produto, por meio de anúncio que provoca a curiosidade do público, é denominada:

  • A.

    teaser.

  • B.

    recall.

  • C.

    jingle.

  • D.

    workshop.

  • E.

    reprint.

O release é um instrumento utilizado pelas assessorias de comunicação no sentido de estabelecer contato entre a empresa e a mídia, projetando uma imagem positiva da corporação. Nesse sentido, ele deve ser redigido em estilo:

  • A.

    predominantemente promocional, demonstrando as vantagens do cliente frente à concorrência.

  • B.

    enfaticamente publicitário, destacando o diferencial competitivo do produto.

  • C.

    prioritariamente acadêmico, comprovando a superioridade da empresa em termos de mercado.

  • D.

    estruturalmente jornalístico, possibilitando o contato com os repórteres para aprofundamento da informação.

  • E.

    fundamentalmente coloquial, estimulando sua publicação na íntegra como matéria paga.

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