Questões de Relações Públicas do ano 2012

Lista completa de Questões de Relações Públicas do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O movimento nacional, ocorrido na década de 1990, realizado de maneira organizada com o intuito de modernizar a atividade, adequando-a às exigências dos novos tempos, recebeu o nome de

  • A.

    Regulamento Nacional de Relações Públicas, liderado por alguns Conselhos Regionais de Relações Públicas.

  • B.

    Regulamento Nacional de Relações Públicas, liderado pelo Conselho Federal de Relações Públicas.

  • C.

    Parlamento Nacional de Relações Públicas, liderado pelo Conselho Federal de Jornalismo.

  • D.

    Parlamento Nacional de Relações Públicas, liderado pelo Conselho Federal de Relações Públicas.

  • E.

    Parlamento Nacional de Relações Públicas, liderado pela Associação Brasileira de Relações Públicas.

A etapa do planejamento estratégico que dá condições ao profissional de relações públicas de apontar os principais pontos de fragilidade da organização, utilizando as informações resultantes das análises organizacional e ambiental, é chamada de

  • A.

    briefing.

  • B.

    memória organizacional.

  • C.

    diagnóstico.

  • D.

    pesquisa de clima.

  • E.

    métricas de avaliação.

As chamadas forças fundamentais, em grande escala, que moldam as oportunidades e as ameaças à organização, são variáveis do

  • A.

    microambiente.

  • B.

    macroambiente.

  • C.

    ambiente interno.

  • D.

    ambiente misto.

  • E.

    ambiente público derivado.

As organizações, assim como os indivíduos, possuem obrigação social de atender ao interesse público. Nesse sentido, pode-se definir comunicação pública como o

  • A.

    espaço unilateral para a intervenção do cidadão no debate das questões de interesse público.

  • B.

    espaço unilateral para a intervenção do cidadão no debate das questões de interesse privado.

  • C.

    espaço plural para a intervenção do cidadão no debate das questões de interesse público.

  • D.

    espaço plural para a intervenção da organização no debate das questões de interesse privado.

  • E.

    espaço plural para a intervenção do cidadão no debate das questões de interesse organizacional.

As organizações tidas como excelentes, que permitem aos colaboradores participarem do processo de tomada de decisão, aumentando a satisfação no trabalho e possibilitando que os objetivos dos funcionários sejam incorporados à missão organizacional, praticam o seguinte modelo de relações públicas:

  • A.

    simétrico de duas mãos.

  • B.

    assimétrico de duas mãos.

  • C.

    valor humano.

  • D.

    informação pública organizacional.

  • E.

    gerencial estratégico.

A observação direta extensiva é uma técnica de pesquisa e realiza-se através do questionário, formulário, medidas de opinião e técnicas mercadológicas.

Analise as afirmativas referentes à observação direta extensiva:

I. O questionário é um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador.

II. O pré-teste serve pra verificar se o questionário apresenta três elementos importantes: fidedignidade, validade, operatividade.

III. O formulário se caracteriza pelo contato face a face entre pesquisador e informante e o roteiro de perguntas deve ser preenchido pelo entrevistado.

IV. A vantagem do questionário é a flexibilidade, pois o entrevistador pode reformular itens ou ajustar o questionário à compreensão de cada informante.

V. A desvantagem do formulário é pela insegurança das respostas, por falta do anonimato.

A partir dessa análise, pode-se concluir que apenas as afirmativas:

  • A.

    I, II, III estão corretas.

  • B.

    I, II, V estão corretas.

  • C.

    II, III, V estão corretas.

  • D.

    I, III, IV estão corretas.

Segundo Kunsch (1986), o planejamento de Relações Públicas desenrola-se em quinze fases.

Considerando-se seis fases do planejamento, marque a sequência CORRETA:

  • A.

    Conhecimento de organização e pesquisa institucional, diagnóstico e identificação de problemas, determinação e identificação dos públicos, briefing, fixação da política e diretrizes de R.P, definição de objetivos e metas.

  • B.

    Conhecimento da organização e pesquisa institucional, briefing, diagnóstico e identificação de problemas, fixação da política e diretrizes de R.P, determinação e identificação dos públicos, definição de objetivos e metas.

  • C.

    Conhecimento da organização e pesquisa institucional, determinação e identificação dos públicos, briefing, diagnóstico e identificação de problemas, fixação da política e diretrizes de R.P, definição de objetivos e metas.

  • D.

    Conhecimento da organização e pesquisa institucional, diagnóstico e identificação de problemas, determinação e identificação dos públicos, fixação e políticas das diretrizes de R.P, briefing, definição de objetivos e metas.

A postura estratégica da comunicação interna requer integração ao processo de decisão da empresa devendo cumprir algumas premissas, EXCETO:

  • A.

    Políticas e estratégicas definidas, seleção de informações, comprometimento entre pessoas, diálogo aberto entre direção e funcionários.

  • B.

    Valorização das redes de liderança: formais e informais, adaptação do formato e discurso aos diferentes públicos, interatividade, políticas e estratégias definidas.

  • C.

    Mensuração e tomada de decisão para novo planejamento, direcionamento de discurso focando somente o público interno, conteúdo de mensagens sem determinar frequência e impacto, interatividade.

  • D.

    Emprego de múltiplos canais formais e informais, interatividade, diálogo aberto entre direção e funcionários, adaptação do formato e discurso aos diferentes públicos.

Embora não haja uma receita para administrar crises, uma vez que elas normalmente acontecem sem aviso prévio e dificilmente se repetem, existem algumas ações que valem para qualquer empresa.

Assim sendo, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    antecipar-se aos fatos é o grande segredo de um eficiente programa de administração de crises, para isso é fundamental o estudo de problemas mais comuns.

  • B.

    dispor de vários interlocutores para enfrentar jornalistas ávidos de informação e responder perguntas ácidas e contundentes.

  • C.

    a objetividade e a eficiência na implementação de ações necessárias aumentam as possibilidades de que os períodos críticos sejam apurados com menos problemas.

  • D.

    realizar treinamentos constantes, envolvendo todas as aeras, com base em experiências vividas ou em situações passíveis de acontecer, de modo a melhorar os tempos de resposta em situações críticas.

  • A.

    (3)(1)(4)(2)(5)(6).

  • B.

    (3)(4)(1)(2)(6)(5).

  • C.

    (1)(3)(2)(4)(6)(5).

  • D.

    (1)(2)(3)(4)(5)(6).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...