Lista completa de Questões de Relações Públicas do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Relações Públicas - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O movimento nacional, ocorrido na década de 1990, realizado de maneira organizada com o intuito de modernizar a atividade, adequando-a às exigências dos novos tempos, recebeu o nome de
Regulamento Nacional de Relações Públicas, liderado por alguns Conselhos Regionais de Relações Públicas.
Regulamento Nacional de Relações Públicas, liderado pelo Conselho Federal de Relações Públicas.
Parlamento Nacional de Relações Públicas, liderado pelo Conselho Federal de Jornalismo.
Parlamento Nacional de Relações Públicas, liderado pelo Conselho Federal de Relações Públicas.
Parlamento Nacional de Relações Públicas, liderado pela Associação Brasileira de Relações Públicas.
Relações Públicas - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A etapa do planejamento estratégico que dá condições ao profissional de relações públicas de apontar os principais pontos de fragilidade da organização, utilizando as informações resultantes das análises organizacional e ambiental, é chamada de
briefing.
memória organizacional.
diagnóstico.
pesquisa de clima.
métricas de avaliação.
Relações Públicas - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As chamadas forças fundamentais, em grande escala, que moldam as oportunidades e as ameaças à organização, são variáveis do
microambiente.
macroambiente.
ambiente interno.
ambiente misto.
ambiente público derivado.
Relações Públicas - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As organizações, assim como os indivíduos, possuem obrigação social de atender ao interesse público. Nesse sentido, pode-se definir comunicação pública como o
espaço unilateral para a intervenção do cidadão no debate das questões de interesse público.
espaço unilateral para a intervenção do cidadão no debate das questões de interesse privado.
espaço plural para a intervenção do cidadão no debate das questões de interesse público.
espaço plural para a intervenção da organização no debate das questões de interesse privado.
espaço plural para a intervenção do cidadão no debate das questões de interesse organizacional.
Relações Públicas - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As organizações tidas como excelentes, que permitem aos colaboradores participarem do processo de tomada de decisão, aumentando a satisfação no trabalho e possibilitando que os objetivos dos funcionários sejam incorporados à missão organizacional, praticam o seguinte modelo de relações públicas:
simétrico de duas mãos.
assimétrico de duas mãos.
valor humano.
informação pública organizacional.
gerencial estratégico.
A observação direta extensiva é uma técnica de pesquisa e realiza-se através do questionário, formulário, medidas de opinião e técnicas mercadológicas.
Analise as afirmativas referentes à observação direta extensiva:
I. O questionário é um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador.
II. O pré-teste serve pra verificar se o questionário apresenta três elementos importantes: fidedignidade, validade, operatividade.
III. O formulário se caracteriza pelo contato face a face entre pesquisador e informante e o roteiro de perguntas deve ser preenchido pelo entrevistado.
IV. A vantagem do questionário é a flexibilidade, pois o entrevistador pode reformular itens ou ajustar o questionário à compreensão de cada informante.
V. A desvantagem do formulário é pela insegurança das respostas, por falta do anonimato.
A partir dessa análise, pode-se concluir que apenas as afirmativas:
I, II, III estão corretas.
I, II, V estão corretas.
II, III, V estão corretas.
I, III, IV estão corretas.
Segundo Kunsch (1986), o planejamento de Relações Públicas desenrola-se em quinze fases.
Considerando-se seis fases do planejamento, marque a sequência CORRETA:Conhecimento de organização e pesquisa institucional, diagnóstico e identificação de problemas, determinação e identificação dos públicos, briefing, fixação da política e diretrizes de R.P, definição de objetivos e metas.
Conhecimento da organização e pesquisa institucional, briefing, diagnóstico e identificação de problemas, fixação da política e diretrizes de R.P, determinação e identificação dos públicos, definição de objetivos e metas.
Conhecimento da organização e pesquisa institucional, determinação e identificação dos públicos, briefing, diagnóstico e identificação de problemas, fixação da política e diretrizes de R.P, definição de objetivos e metas.
Conhecimento da organização e pesquisa institucional, diagnóstico e identificação de problemas, determinação e identificação dos públicos, fixação e políticas das diretrizes de R.P, briefing, definição de objetivos e metas.
A postura estratégica da comunicação interna requer integração ao processo de decisão da empresa devendo cumprir algumas premissas, EXCETO:
Políticas e estratégicas definidas, seleção de informações, comprometimento entre pessoas, diálogo aberto entre direção e funcionários.
Valorização das redes de liderança: formais e informais, adaptação do formato e discurso aos diferentes públicos, interatividade, políticas e estratégias definidas.
Mensuração e tomada de decisão para novo planejamento, direcionamento de discurso focando somente o público interno, conteúdo de mensagens sem determinar frequência e impacto, interatividade.
Emprego de múltiplos canais formais e informais, interatividade, diálogo aberto entre direção e funcionários, adaptação do formato e discurso aos diferentes públicos.
Embora não haja uma receita para administrar crises, uma vez que elas normalmente acontecem sem aviso prévio e dificilmente se repetem, existem algumas ações que valem para qualquer empresa.
Assim sendo, é INCORRETO afirmar queantecipar-se aos fatos é o grande segredo de um eficiente programa de administração de crises, para isso é fundamental o estudo de problemas mais comuns.
dispor de vários interlocutores para enfrentar jornalistas ávidos de informação e responder perguntas ácidas e contundentes.
a objetividade e a eficiência na implementação de ações necessárias aumentam as possibilidades de que os períodos críticos sejam apurados com menos problemas.
realizar treinamentos constantes, envolvendo todas as aeras, com base em experiências vividas ou em situações passíveis de acontecer, de modo a melhorar os tempos de resposta em situações críticas.
(3)(1)(4)(2)(5)(6).
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(1)(2)(3)(4)(5)(6).
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