Questões de Relações Públicas do ano 2012

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Uma auditora de comunicação resume-se à coleta de informações para avaliar a comunicação com os seus diversos públicos de interesse.

Aconselha-se que na fase de pré-auditoria se expliquem os seguintes assuntos na organização, EXCETO:

  • A.

    Processos de tomada de decisão, canais de comunicação, feedback.

  • B.

    Gatekeepers formais de fluxos de informação, meios de comunicação, políticas comunicacionais.

  • C.

    Fluxo financeiro, identificação do segmento dos diversos setores e do perfil funcional.

  • D.

    Relações de comunicação, sistemas de recompensa e punição, obstáculos à comunicação.

A excelência da comunicação interna é alcançada quando contribuía para a manutenção e desenvolvimento de um clima positivo e propício para cumprimento das metas estratégicas. Considerando a comunicação interna fundamental, é INCORRETO afirmar que essa comunicação

  • A.

    motiva e integra o corpo funcional na cadeia de mudanças organizacionais, estabelecendo mecanismos e ferramentas de informação.

  • B.

    contribui para a alavancagem dos potenciais humanos, constituindo as bases de uma cultura proativa e fundamentalmente direcionada ao foco negocial.

  • C.

    cria elementos de energia intersetores.

  • D.

    oferece transparência aos objetivos e desperta o sentimento competitivo entre os grupos e permite visão diferenciada dos valores organizacionais.

  • A.

    (3)(2)(1).

  • B.

    (2)(1)(3).

  • C.

    (1)(2)(3).

  • D.

    (3)(1)(2).

Para que as organizações possam se comunicar bem, Health (2001) propõe uma retórica totalmente baseada no que hoje chamamos gestão do conhecimento. Analise as colocações abaixo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas:

( ) “(...) nós podemos ao menos caracterizar Relações Públicas como co-gerenciamento de significado, e, por extrapolação, como o co-gerenciamento de culturas”.

( ) “(...) o processo é de duas vias. Através de declaração e contra-declaração as pessoas testam umas às outras quanto aos seus pontos de vista de realidade, valores e escolhas relevantes aos produtos, serviços e políticas públicas”.

( ) “(...) através do diálogo, os participantes co-criam ou co-definem significado pelos processos retóricos de enunciado e contra enunciado (...) se diferenças não existem, então não se têm tanta razão para o uso de Relações Públicas. A retórica é útil a partir do momento em que haja necessidades e disputas”.

( ) “(...) não é a função de gerenciamento que retoricamente adapta as organizações dos interesses das pessoas e o interesse das pessoas às organizações através da co-criação do significado e do co-gerenciamento de cultura para alcançar relações de benefício mútuo”.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência de letras:

  • A.

    (V)(V)(V)(F).

  • B.

    (F)(F)(V)(V).

  • C.

    (F)(V)(F)(V).

  • D.

    (F)(F)(F)(V).

As Relações Públicas pelo fato de trabalharem com grande variedade de público usam comunicação dirigida para cada um deles. Assim sendo, é INCORRETO afirmar que a comunicação:

  • A.

    dirigida está presente na correspondência, mala direta, publicações.

  • B.

    oral é feita por discursos, telefones, reuniões dialogais.

  • C.

    dirigida aproximativa é aquela cujos funcionários da empresa utilizam como estratégia para se relacionarem com a direção.

  • D.

    A comunicação dirigida auxiliar é aquela que utiliza recursos, tais como vídeos institucionais, produtos da empresa, projeções, para divulgar a empresa.

Considerando que o planejamento é um processo que, para tomada de decisões, tem que ser consubstanciado em documentos, ou seja, em planos, programas e projetos, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    o plano delineia os pressupostos necessários à tomada de decisão.

  • B.

    os programas são instrumentos que procuram a melhor alocação de recursos, no tempo e no espaço, para um conjunto homogêneo de metas estabelecidas.

  • C.

    os projetos, em relação aos planos de ação e aos programas, são menos abrangentes e complexos e não constituem uma peça decisória.

  • D.

    Os planos de ação de Relações Públicas podem ser estabelecidos para curto, médio e longo prazo.

Todas as alternativas apresentam os objetivos da área de Relações Públicas Internas,EXCETO:

  • A.

    Planejar e coordenar eventos institucionais internos.

  • B.

    Planejar formas e meios que estimulem o encaminhamento de idéias, sugestões e contribuições da comunidade.

  • C.

    Realizar pesquisas sistemáticas de clima organizacional, com a finalidade de reduzir os níveis de expectativa, anseios e necessidades da comunidade interna.

  • D.

    Planejar e coordenar formas de integração interna, com a finalidade de propiciar climas saudáveis ao bom desempenho das atividades funcionais.

  • A.

    (2)(4)(1)(3).

  • B.

    (4)(2)(1)(3).

  • C.

    (4)(3)(2)(1).

  • D.

    (1)(4)(3)(2).

Considerando-se os princípios que norteiam a coordenação da comunicação (planejar, organizar, dirigir e controlar), analise as alternativas abaixo:

I. Planejar é determinar antecipadamente o que se deve fazer e organizar é criar metodologia para que os objetivos sejam atingidos.

II. Organizar é congregar diversos recursos e dirigir é adotar decisões corretas, procurando converter o que foi organizado em resultados concretos.

III. Planejar é também definir o que fazer e como os objetivos devem ser atingidos e controlar é acompanhar a execução do plano.

IV. Dirigir é corrigir os erros e desvios observados e organizar é congregar fatores necessários.

A partir dessa análise, pode-se concluir que apenas as alternativas:

  • A.

    I e III estão corretas.

  • B.

    I e IV estão corretas.

  • C.

    II e III estão corretas.

  • D.

    III e IV estão corretas.

Analise estas afirmativas concernentes à definição de Relações Públicas pelos órgãos de classe e lei federal e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa:

( ) A Confederação Interamericana de Relações Públicas define como: uma atividade sociotécnico-administrativa, mediante a qual se pesquisa e avalia a opinião e a atitude do público (...) e na compreensão da mesma para com entidades de qualquer natureza.

( ) A International Public Relations Association (IPRA) entende que: constituem função de direção, de caráter permanente e organizado, mediante a qual a empresa pública ou privada procura obter e conservar a compreensão (...) e obter uma eficaz cooperação em vista da maior satisfação possível dos interesses comuns.

( ) A Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) as relações públicas são: o esforço deliberado, planificado e contínuo da alta administração, para estabelecer e manter uma compreensão mútua (...) entre a organização e todos os grupos aos quais está ligada, direta ou indiretamente.

( ) A lei federal nº 5377, que regulamenta a profissão diz que: a atividade é o esforço deliberado, planificado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua (...) constituem o objeto geral da profissão liberal ou assalariada de relações públicas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA:

  • A.

    (F)(V)(F)(F).

  • B.

    (F)(V)(V)(F).

  • C.

    (V)(F)(F)(V).

  • D.

    (V)(V)(V)(V).

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