Questões sobre Geral

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Dentro de uma organização, os indivíduos relacionam-se entre si e participam de grupos sociais, mantendo interações profissionais, funcionais ou de afinidade. A compreensão dessas relações contribui para que o trabalho de Relações Públicas seja capaz de

  • A. dissolver focos de interações para que as equipes se dediquem à atividade fim da organização.
  • B. usar essas interações a favor da harmonização de interesses dentro da organização e obter melhores resultados dos indivíduos.
  • C. redirecionar o interesse dos indivíduos da interação para a tecnologia e o método de trabalho.
  • D. elaborar estratégias de comunicação interna que redundem na capitalização desses interesses e obtenção de vantagens financeiras para a organização.
  • E. redefinir os objetivos da organização em função do que indicam as demandas apresentadas como resultado das interações.

A partir da análise de Cicilia Peruzzo, não apenas no âmbito da organização, mas considerando o conjunto da sociedade, valendo-se da mediação de organizações da sociedade civil e governos, zelando pela boa reputação das instituições, as Relações Públicas criam ou reproduzem

  • A. condições para que sejam desenvolvidos produtos culturais que definam uma nova versão do capitalismo, que é o capitalismo cognitivo.
  • B. estímulos culturais e cognitivos para a construção de uma sociedade democrática pautada pela justiça social.
  • C. valores favoráveis à produção e reprodução capitalista, correspondendo aos interesses da classe dominante.
  • D. a garantia dos interesses dos diversos públicos como fator determinante na definição dos objetivos e interesses da organização.
  • E. estratégias e táticas favoráveis à compreensão, criação de crise e superação do modo de produção capitalista.

No que se refere à cidadania e a relações públicas, julgue os itens subsequentes. A prática das relações públicas no contexto organizacional deve se basear na transmissão de mensagens e informações que possam estabelecer uma relação entre a empresa e o público externo de seu interesse por meio do respeito aos valores e da veracidade das informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à cidadania e a relações públicas, julgue os itens subsequentes. Uma sociedade com qualidade participativa consolida-se quando os cidadãos compreendem que podem agir em benefício próprio, em detrimento do bem coletivo, quando estiverem passando por dificuldades.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à cidadania e a relações públicas, julgue os itens subsequentes. A cidadania está relacionada ao surgimento da vida na cidade e à capacidade que os cidadãos têm de exercer seus direitos e deveres para promover o bem coletivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos conhecimentos acerca da identidade de uma empresa, assinale a alternativa correta.

  • A. A identidade de uma empresa no mercado é sua inserção perante os concorrentes, enquanto sua imagem é o reflexo dessa identidade junto ao respectivo público.
  • B. Uma mesma empresa ou organização pode ter uma única identidade e diversas imagens.
  • C. Falar da identidade de uma empresa é o mesmo que tratar da imagem dela.
  • D. O serviço de atendimento ao consumidor (SAC) e o monitoramento das redes sociais são algumas das ferramentas que uma instituição dispõe para checar a própria identidade perante seu público.
  • E. Recursos como a pesquisa de opinião e o monitoramento de redes sociais servem exclusivamente para instrumentalizar uma empresa no trabalho de reparação de eventuais ameaças à sua imagem.

A respeito do conjunto de normas a serem observadas em uma solenidade, assinale a alternativa correta.

  • A. O cerimonial codifica as regras que compõem o protocolo.
  • B. Quando uma autoridade erra no tratamento formal de outra autoridade em uma cerimônia, houve falha de etiqueta.
  • C. À adequação do comportamento de pessoas a uma ocasião ou cerimônia, não regulada por leis ou decretos, mas por parâmetros culturais e regionais, dá-se o nome de etiqueta.
  • D. A chamada quebra de protocolo ocorre quando uma autoridade atua fora da programação estabelecida, incorrendo na falta de etiqueta.
  • E. Um conjunto de regras formais que balizam a realização de um evento ou cerimônia é chamado de etiqueta.

Com relação à promoção institucional, assinale a alternativa correta.

  • A. A promoção institucional é uma das ferramentas de comunicação utilizadas para construir ou reforçar a imagem de uma organização perante seus públicos e é também denominada marketing institucional.
  • B. A promoção institucional e a promoção de vendas são termos sinônimos, uma vez que promover uma instituição significa o mesmo que vender a imagem e reputação dela.
  • C. A realização de eventos visa exclusivamente à promoção institucional.
  • D. A realização de evento interno de uma organização não se insere entre as estratégias de promoção institucional.
  • E. A promoção institucional atualmente se define como atividade de comunicação que vincula a imagem da organização às questões ambientais, sociais ou culturais.

No que tange à estratégia da organização de eventos, assinale a alternativa correta.

  • A. Com o advento das redes sociais e dos novos meios de comunicação, tornou-se uma atividade que está gradativamente caindo em desuso.
  • B. A presença de um profissional de relações públicas competente em empresa ou órgão do Estado, independentemente da dimensão, torna dispensável a contratação de empresas especializadas no setor.
  • C. Um planejamento considerado perfeito antecipa todos os detalhes, anulando a chance de ocorrência de qualquer contratempo, falha ou eventual problema.
  • D. Uma vez consolidada a imagem e a reputação da organização, lançam mão de estratégias comuns aos diversos públicos.
  • E. Essas estratégias são planejadas para atingir objetivos específicos perante públicos específicos.

Com base nos conhecimentos a respeito de cerimonial e etiqueta, assinale a alternativa correta.

  • A. O cerimonial reúne um conjunto de normas legais, de regras de conduta e de tradições e costumes que devem ser observados em atos oficiais.
  • B. O conjunto de formalidades para um ato público ou solene é denominado cerimonial ou etiqueta.
  • C. Ao protocolo, instrumento de suporte ao cerimonial, cabe estabelecer regras de conduta a serem seguidas, bem como a precedência de autoridades e a disposição de pessoas e símbolos.
  • D. O protocolo, ou etiqueta, define-se pelo conjunto de normas e procedimentos característicos da boa educação, cortesia e polidez, por ocasião de solenidades.
  • E. Ao conjunto de regras conhecido como cerimonial cabe a definição, por exemplo, da disposição das bandeiras nacionais em um evento internacional.
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