Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o público-alvo das ações de relações públicas, assinale a alternativa correta.

  • A. Ele constitui-se, na verdade, de diversos e distintos públicos, corporativamente nivelados perante um planejamento global.
  • B. Os clientes são identificados e estratificados somente a partir de pesquisa de opinião, confeccionada para essa finalidade.
  • C. A visão do público de forma generalizada pauta e modera as estratégias de comunicação de uma instituição com seus diversos segmentos.
  • D. Os clientes de uma empresa recebem atenção prioritária em relação aos funcionários da organização.
  • E. A identificação das expectativas de seus públicos, bem como dos resultados esperados pela organização quanto ao seu relacionamento com eles, são algumas das etapas básicas de um planejamento.

No que se refere a relações públicas, assinale a alternativa correta.

  • A. Ombudsman, revisão de textos institucionais e realização de eventos tipificam algumas das respectivas atribuições.
  • B. A responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável são temas atuais também inseridos no campo de ação de relações públicas.
  • C. Essa área diverge do campo da comunicação organizacional.
  • D. A gestão da presença da instituição nas redes sociais é atribuição exclusiva do jornalista e do profissional de tecnologia da informação.
  • E. O papel das relações públicas na construção e na manutenção da imagem, da identidade e da reputação corporativa ganha caráter predominantemente reativo em tempos de conteúdos gerados pelo consumidor.

Quanto às atividades de relações públicas, assinale a alternativa correta.

  • A. A elaboração do manual de acolhimento, instrumento de comunicação direta da empresa com os respectivos funcionários, não é uma atividade do profissional de relações públicas, visto que se trata de prerrogativa exclusiva do jornalista.
  • B. A realização de eventos internos, como confraternização de final de ano, cria oportunidades de relacionamento entre os empregados e destes com o corpo diretivo da instituição.
  • C. A instituição de estímulo dos funcionários por meio de premiação não é uma atividade de relações públicas, mas típica do departamento de recursos humanos.
  • D. O profissional de relações públicas desempenha um papel secundário diante do profissional de jornalismo na relação com a imprensa e com os meios de comunicação como um todo.
  • E. Com a queda da exigência do diploma de jornalismo, caíram também as diferenças entre as prerrogativas dos profissionais dessa área com a do relações públicas.

Assinale a alternativa que descreve corretamente algumas das ferramentas utilizadas em relações públicas.

  • A. Redes sociais, realização e participação em eventos, planejamento gráfico, desenvolvimento de estratégias de mercado.
  • B. Redes sociais, patrocínio de atividades esportivas, planejamento de campanhas de marketing, serviço de atendimento pós-venda.
  • C. Mecenato, redes sociais, produção de brochuras, redação de artigos e notícias para publicações internas e (ou) externas.
  • D. Quadros informativos, realização de eventos, organização de entrevistas coletivas, organização editorial de material informativo.
  • E. Apoio financeiro a projetos culturais, relatórios periódicos, publicação de artigos e notícias em publicações internas e (ou) externas, manual de acolhimento.

Em uma cerimônia, um dos aspectos mais importantes se refere à hierarquia. Com base no diagrama acima, de uma mesa formada por número par de autoridades, o protocolo oficial brasileiro indica as seguintes posições, observando a precedência:

  • A. 1) presidente; 2) anfitrião; 3) segunda maior autoridade; 4) terceira autoridade na precedência; 5 e 6) continuação da montagem em precedência.
  • B. 1) anfitrião; 2) mestre de cerimônia; 3 e 4) autoridades estaduais ou municipais; 5) presidente; 6) autoridade federal.
  • C. 1) presidente; 2) outra autoridade federal; 3) anfitrião; 4, 5 e 6) caso haja outras autoridades em precedência.
  • D. 1) representante do executivo; 2) representante do legislativo; 3) representante do judiciário; 4 e 6) autoridades locais; 5) mestre de cerimônias.
  • E. 1 e 2) celebridades convidadas; 3) representante da lei; 4) mestre de cerimônias; 5) anfitrião; 6) presidente do ato.

Considerando a produção de eventos de grande porte, assinale a alternativa correta acerca da etapa de contratação de serviços de terceiros.

  • A. A contratação de serviços de terceiros corresponde à etapa de definição da agência de propaganda que desenvolverá os materiais promocionais e toda papelaria necessária.
  • B. O mais indicado em eventos de grande porte é não trabalhar com terceiros, uma vez que aumentam os riscos de falta de uniformidade e desorganização, sendo aconselhado manter somente equipe própria.
  • C. Os clientes (promotores do evento) são os responsáveis pela contratação dos serviços de acordo com suas preferências, cabendo às empresas organizadoras do evento apenas a gestão das tarefas.
  • D. Eventos de grande porte são exclusividade de instituições internacionais, como a FIFA, no caso do futebol, e o COI, no caso das Olimpíadas, fazendo com que no Brasil não tenhamos prestadores de serviços qualificados em atender tais eventos.
  • E. Os fornecedores são parceiros estratégicos na oferta de serviços, tais como bufê adequado para o tipo do evento, aluguel de equipamentos e treinamento de recepcionistas, cuja contratação dependerá do planejamento e do orçamento disponível.

A aplicação prática de regras de comportamento e(ou) normas jurídicas de sequências de partes que integram um evento ou ato formal refere-se ao(à)

  • A. relações públicas.
  • B. comunicação pública.
  • C. condecoração.
  • D. cerimonial.
  • E. protocolo.

Em relação às interfaces entre as relações públicas e a administração da empresa, julgue os itens subsecutivos. Para manter um relacionamento adequado com a administração da organização, o profissional de relações públicas deve demonstrar conhecimentos relativos às teorias de gerenciamento ou de administração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os eventos são recursos estratégicos importantes na comunicação dirigida das organizações, pois permitem a segmentação do público e a transmissão de mensagens específicas. O profissional de relações públicas está habilitado para atuar no planejamento e na coordenação de eventos dos mais diversos portes e objetivos. Como ferramenta de comunicação, os principais objetivos dos eventos são

  • A. integrar públicos de interesse; distribuir circulares; e memorandos; informar consumidores sobre regras e penalidades aos funcionários.
  • B. registrar as demandas dos colaboradores; atuar como um canal de ouvidoria dos consumidores; e analisar os resultados corporativos.
  • C. publicar e distribuir house organs; avaliar a eficácia de jornais murais; e desenvolver um mailing para envio de malas-direta.
  • D. promover uma imagem favorável da organização diante de públicos estratégicos; informar benefícios e vantagens de um produto ou serviço; e instituir canais de comunicação entre públicos e corporações.
  • E. apresentar metas e objetivos financeiros; ressaltar o melhor custo-benefício oferecido pela organização; e promover a imagem corporativa.

Os tipos de eventos que se enquadram nos de caráter técnico-científico são

  • A. seminários, feiras de arte, reciclagem, promoção de vendas e condecorações.
  • B. banquetes, cafés de intervalo, brunch, coquetéis e feiras beneficentes.
  • C. congressos, encontros, feiras técnicas, seminários, mesas redondas e ciclos de palestras.
  • D. colóquios, cursos, open house, leilões, desfiles e visitas institucionais.
  • E. palestras, inaugurações, condecorações, vernissages, concursos e entrevistas coletivas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...