Questões sobre Geral

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O cargo exercido, em empresas públicas ou privadas, pelo indivíduo que ouve as demandas e atua como um canal de relacionamento entre diretores, empregados e consumidores, recebe o nome de

  • A. comissionado.
  • B. previdente.
  • C. procurador.
  • D. observador.
  • E. ombudsman.

Instituições de ensino da esfera pública adotam a ouvidoria como um dos processos que contribuem para a sua modernização e melhoria na prestação dos serviços. Em se tratando do papel e dos procedimentos da ouvidoria em instituições de ensino, assinale a alternativa correta.

  • A. A implantação de ouvidorias leva a uma burocratização nos trâmites de atendimento das secretarias acadêmicas.
  • B. No desempenho de suas atribuições, o ouvidor recebe e apura a procedência e busca soluções para reclamações e sugestões, entre outros.
  • C. O cargo de ouvidor deve ser exercido por um profissional de psicologia que não seja ligado à instituição.
  • D. Os serviços de atendimento ao consumidor, por meio de serviços telefônicos robotizados, têm substituído a existência de ouvidorias tradicionais.
  • E. As ouvidorias são hoje o principal canal de contato entre sindicatos de trabalhadores (técnicos e professores, nesse caso) e a direção da instituição.

Em um planejamento de comunicação integrada, as áreas de publicidade, jornalismo e relações públicas devem atuar com sinergia em busca dos objetivos da organização. Em um planejamento global será necessário obter um diagnóstico amplo da organização, identificando seus principais objetivos de comunicação, os públicos de interesse, para então estabelecer ações estratégicas. Quando se trata da comunicação mercadológica, por exemplo, direcionada ao público externo, ações de publicidade e propaganda podem ser as mais adequadas. Nesse caso, para medir o resultado das propagandas em diversas mídias e assim captar a percepção do público, será necessário realizar um(a)

  • A. análise de feedback.
  • B. relatório de prospecção.
  • C. orçamento cruzado.
  • D. campanha persuasiva.
  • E. pesquisa de distribuição.

Em uma instituição de ensino técnico, a secretaria acadêmica e as coordenações de cursos realizam regularmente uma série de atividades com os alunos, a fim de melhor atender suas necessidades e assim fidelizá-los, tornando-os “propagandistas” da instituição. As atividades desenvolvidas foram: visitas às instalações, orientações educacionais, contatos regulares com pais e egressos, análise do perfil e demandas dos estudantes, estabelecimento de canais permanentes de diálogos e feedback, entre outras. A preocupação dessa instituição com o atendimento constante às necessidades dos consumidoresalunos é um exemplo de uma técnica de marketing denominada

  • A. endomarketing.
  • B. marketing de relacionamento.
  • C. pós-venda.
  • D. aftermarketing.
  • E. marketing de conquista.

Acerca de endomarketing, assinale a alternativa correta.

  • A. É a gestão estratégica do processo de inovação de cunho social, assumindo atitudes e valores com base nos direitos humanos.
  • B. Refere-se ao conjunto de estratégias, aplicadas de maneira coerente e planejada, a fim de atribuir valor à própria imagem.
  • C. Corresponde ao conjunto de ações voluntárias voltadas ao bem-estar dos públicos internos e externos de uma organização.
  • D. Trata-se do conjunto de ações voltadas ao público interno com objetivo de conscientizá-lo sobre a importância da qualidade no atendimento ao cliente.
  • E. É a prática da construção de relações satisfatórias, por meio de parcerias de mercado, entre organização e consumidores a fim de fidelizá-los.

Assinale a alternativa que apresenta os quatro instrumentos básicos de ação de marketing.

  • A. análise do ambiente externo; contratação de funcionários; gestão financeira; e propaganda
  • B. adoção das políticas de preço; montagem no ponto de venda; negociação com acionistas; e pesquisa de opinião
  • C. produção de bens e serviços que atendam ao desejo dos consumidores; definição de preço; distribuição eficiente; e comunicação com o público
  • D. planejamento e realização de eventos; assessoria de imprensa; propaganda; e patrocínio
  • E. análise da concorrência; definição de pontos fortes e fracos; elaboração de brifing; e planejamento estratégico

A respeito da responsabilidade social corporativa no século XXI, assinale a alternativa correta.

  • A. A responsabilidade social nas organizações compreende ações que abrangem todos os seus stakeholders, na prática de valores e adoção de princípios éticos nessas relações.
  • B. O marketing social veio substituir as ações de responsabilidade social empregadas anteriormente pelo setor de relações públicas.
  • C. Responsabilidade social corporativa é sinônimo de filantropia, como a doação de cestas básicas e o apoio a atividades culturais.
  • D. A adoção de discursos voltados para a responsabilidade social corporativa tem por objetivo a realização de campanhas de promoção da imagem.
  • E. A organização socialmente responsável é aquela que mantém canais abertos junto à mídia, seja por meio da assessoria de imprensa ou de anúncios publicitários.

A pesquisa de opinião aplicada no ambiente das organizações segue os mesmos parâmetros da metodologia dos estudos científicos realizados pelos institutos de pesquisa. São etapas básicas para a realização de uma pesquisa de opinião

  • A. planejamento de comunicação; treinamento dos entrevistados; e tabulação dos dados.
  • B. pré-pesquisa; seleção de entrevistadores; e realização de campanha institucional.
  • C. mapa do universo; entrega da amostra; e comunicação entre os pares.
  • D. definição de objetivos; construção do questionário; e pré-teste.
  • E. inversão das perguntas; coleta das respostas; e conhecimento empírico.

A finalidade das pesquisas de opinião nas relações públicas é

  • A. identificar as preferências políticas dos seus colaboradores e assim desenvolver ações para melhor influenciá-los.
  • B. analisar a opinião dos concorrentes sobre a organização para, assim, diagnosticar pontos fortes e fracos no ambiente externo.
  • C. influenciar os colaboradores a apoiar os projetos de relações públicas e conseguir melhor adesão.
  • D. medir as preferências em âmbito político-partidário dos consumidores para direcionar as ações de lobby junto ao poder público.
  • E. conhecer a opinião dos stakeholders sobre a organização e o nível de satisfação no relacionamento entre ambos, e assim colaborar para a análise da imagem institucional.

O gráfico acima representa, de um modo geral, o fluxograma de uma assessoria de comunicação no relacionamento com a imprensa. Com base no que ele ilustra, assinale a alternativa correta.

  • A. A comunicação direta entre cliente e imprensa é mais eficiente.
  • B. A demanda que parte da imprensa para o cliente é a que necessita resposta mais rápida.
  • C. O cliente envia suas demandas para a assessoria de comunicação, em fluxo de mão única, e esta repassa para a imprensa.
  • D. Tanto contatos diretos entre cliente e imprensa quanto contatos via assessoria de comunicação fazem parte do fluxo representado.
  • E. A assessoria de comunicação recebe demandas da imprensa e do cliente tanto quanto propõe ações para os dois lados.
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