Questões sobre Geral

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A mídia é um dos públicos externos de uma organização de grande importância, tendo em vista o alcance massivo das informações por ela projetadas. Portanto, trabalhar o relacionamento com a mídia, de modo planejado e sistêmico, é vital para a projeção e manutenção da imagem institucional. A respeito do relacionamento de organizações com a mídia, assinale a alternativa correta.

  • A. As redes sociais substituíram nos últimos anos o envio de press release para as redações jornalísticas.
  • B. A sugestão de pauta é um recurso útil para despertar o interesse de veículos jornalísticos em determinados assuntos.
  • C. A implantação de um bom serviço de atendimento ao consumidor (SAC) é ideal para receber as demandas de imprensa.
  • D. O relacionamento com a mídia reduz custos e substitui a implantação de outros canais de comunicação, por centralizar diversos públicos que são atingidos pela mídia.
  • E. O posicionamento reativo, atendendo sempre às demandas da mídia, é o mais adequado para as assessorias de imprensa.

Planos de gestão de crise de imagem têm por objetivos

  • A. programar o pagamento de ações indenizatórias e a realização de coletivas de imprensa.
  • B. preparar os colaboradores para impedir o vazamento de falhas internas e evitar potenciais crises.
  • C. planejar ações de marketing e organizar promoções que possam reverter a opinião do público.
  • D. prever potenciais crises e estabelecer ações que possam evitá-las ou minimizá-las.
  • E. estabelecer ações paliativas e organizar discursos de desculpas após a crise se instalar.

Com relação ao trabalho do profissional de relações públicas para contribuir com a reputação organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A. O setor de comunicação e relações públicas deve ter a independência de trabalhar a imagem da instituição, em prol da boa reputação, sem relação direta com áreas ligadas à oferta de produtos ou serviços.
  • B. O profissional de relações públicas deve ser comprometido aos interesses da alta direção da organização, o que inclui a divulgação de informações inverídicas quando necessário para preservar a reputação da instituição.
  • C. Além da boa oferta de produtos ou serviços, a reputação organizacional está ligada a uma atuação ética, com responsabilidade social, uma postura inovadora e transparente por parte da instituição.
  • D. As boas ou más reputação e imagem organizacional são consequências do discurso corporativo, via canais de comunicação, portanto, não se referem às suas práticas.
  • E. Um bom trabalho de relações públicas na gestão de imagens inclui a omissão de falhas que ocorram no ambiente interno ou a negação, caso chegue ao conhecimento da mídia ou da comunidade externa. Esse é o princípio de não produzir provas contra si mesmo.

A imagem de uma organização engloba a percepção que os consumidores, fornecedores, empregados, investidores, enfim, o público em geral tem sobre uma dada instituição, envolvendo sua credibilidade, qualidade de produtos ou serviços, capacidade de gestão, a responsabilidade social, entre outros. Estudo realizado em 2002 na Universidade de Oxford já mostrou que a reputação de uma empresa corresponde a 40% de seu valor de mercado. Quanto à gestão da imagem institucional e o trabalho de relações públicas, assinale a alternativa correta.

  • A. Por se tratar de imagem institucional, ou seja, daquilo que é projetado no ambiente externo, o foco da gestão são os públicos externos, em especial clientes e mídia.
  • B. Para a gestão da imagem institucional, o profissional de relações públicas atua como um elo entre consumidores e colaboradores com a direção da organização.
  • C. A área de relações públicas está subordinada ao marketing, já que compete a ele a gestão da imagem institucional.
  • D. Na gestão da imagem institucional, os esforços se concentram no que a organização deve parecer ser, já que a realidade interna não é de conhecimento da sociedade.
  • E. As ferramentas de gestão de uma identidade institucional incluem campanhas de marketing, definição de preço e logística de distribuição.

No ambiente corporativo, as características físicas fundamentais de uma instituição, no plano consciente, à sua essência, aquilo que se é e que antecede a projeção pública, correspondem

  • A. à identidade institucional.
  • B. à imagem corporativa.
  • C. à imagem mercadológica.
  • D. ao clima organizacional.
  • E. à cultura organizacional.

A comunicação nas organizações se divide em duas grandes categorias: a interna e a externa. Em uma proposta de planejamento integrado de comunicação, estratégias e ações deverão ser previstas, considerando as especificidades dessas duas categorias em sinergia, na busca pelos objetivos e metas da instituição. Apesar disso, é natural que surjam canais alternativos de troca de informações entre públicos, sobretudo no ambiente interno, que terão maior ou menor força dependendo da transparência e da comunicação pensada estrategicamente. As redes alternativas de informação, que surgem junto ao público interno, são denominadas

  • A. Internas.
  • B. Informais.
  • C. Formais.
  • D. Bilaterais.
  • E. Sociais.

Acerca das técnicas de elaboração e avaliação de projetos de relações públicas, assinale a alternativa correta.

  • A. O briefing, em um projeto de relações públicas, corresponde à etapa de avaliação dos resultados.
  • B. Na avaliação dos projetos de relações públicas busca-se a previsão de atividades futuras, desconsiderando atitudes e opiniões de públicos envolvidos na ação.
  • C. Entre os instrumentos de avaliação e controle de um projeto de relações públicas está o briefing e a pesquisa de opinião.
  • D. Os instrumentos de avaliação não são definidos no projeto, mas após a implementação das ações e reação do público.
  • E. Os projetos de relações públicas para determinada organização podem ser de natureza global ou específica, a depender das necessidades identificadas no diagnóstico realizado no processo de planejamento.

O gráfico acima representa os públicos comumente citados como stakeholders, ou público de interesse de uma organização. Identificá-los é um dos primeiros passos para o desenvolvimento de um planejamento estratégico de relações públicas com foco na eficácia. A respeito das técnicas e das ferramentas de relacionamento com os públicos estratégicos de uma organização, assinale a alternativa correta.

  • A. O diagnóstico da organização é o resultado alcançado a partir da implantação de ferramentas de relacionamento com o público.
  • B. Considerando as características de cada público, a realização de eventos é uma das ferramentas estratégicas para que os stakeholders se conheçam, se aproximem e se sintam como parte da organização.
  • C. O gráfico evidencia que a mídia e a alta administração são os públicos essenciais de toda organização e, por isso, são o foco central das ferramentas de relações públicas.
  • D. O house organ é uma ferramenta de relacionamento com os públicos que se desenvolveu a partir do surgimento da Internet.
  • E. Entre as ferramentas trazidas pela Internet, o blog corporativo distancia-se do objetivo principal, que é o fortalecimento da imagem institucional de uma organização.

O planejamento consiste em uma tomada antecipada de decisão, é o que fazemos antes de agir. Na área da comunicação, especificamente, ele deve estar alinhado ao processo de gestão estratégica da organização. Assinale a alternativa que apresenta três das etapas de um planejamento de relações públicas em uma instituição de ensino.

  • A. construção de diagnóstico; identificação dos públicos; e determinação de objetivos e metas
  • B. levantamento de informações; supervisão do capital humano da organização; e gestão financeira
  • C. identificação de públicos estratégicos; propostas de ações de marketing; e formatação de preços de produtos
  • D. fixação de técnicas de controle; determinação de objetivos; e metas e blindagem (técnica de esconder do público possíveis problemas)
  • E. estabelecimento de ações necessárias; previsão da folha de pagamento da organização; e cerimonial

Na década de 1940, quando Claude Shannon e Warren Weaver desenvolveram os primeiros conceitos acerca da Teoria da Informação, os Estados Unidos viviam um momento de intenso desenvolvimento tecnológico, sobretudo dos meios de comunicação de massa. Ali foram lançadas as bases para a evolução da informatização. A respeito dessa teoria, assinale a alternativa correta.

  • A. Os pesquisadores estavam preocupados em compreender os efeitos nocivos da mídia sobre as massas.
  • B. O foco central era analisar os conteúdos semânticos das mensagens dos meios de comunicação.
  • C. Shannon e Weaver foram responsáveis pela criação do conceito de cibernética e robótica.
  • D. A pesquisa objetivava a melhoria das transmissões telefônicas, a diminuição das distorções e o melhor rendimento da comunicação por via tecnológica.
  • E. Ao analisar o processo de comunicação entre emissor e receptor, por meio de um canal, eles se focaram nas mensagens e desprezaram a existência de ruídos.
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