Questões sobre Geral

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A construção de uma imagem positiva e de uma identidade corporativa forte passa por uma coerência entre o comportamento institucional e a sua comunicação integrada. Essa construção ocorre por meio de

  • A. ações convergentes da comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa
  • B. atitudes mercadológicas compatíveis com a política de patrocínios a eventos públicos
  • C. campanhas publicitárias abrangentes e com grande aporte de verba
  • D. pesquisas de opinião sobre a satisfação dos funcionários e acionistas
  • E. comunicação indireta com parceiros, fornecedores e consumidores

A maior preocupação das empresas, ao longo de sua existência, é se manterem coerentes e relevantes para seu público. Durante uma vida mercadológica, que atravessa décadas, mudanças são constantes e necessárias. Há, porém, uma parte não mutável no contexto, responsável pela manutenção da identidade da empresa, que é a(o)

  • A. comunicação externa
  • B. design do logo
  • C. corpo funcional
  • D. conjunto de consumidores
  • E. conjunto de valores institucionais

Nos estudos de Relações Públicas, o agregado de opiniões das pessoas que constituem determinado público, em relação a uma organização específica, denomina-se:

  • A. pesquisa de opinião.
  • B. Opinião pública.
  • C. Opinião de público.
  • D. Auditoria de opinião.
  • E. Pesquisa de marketing.

Para Mariângela Haswani, as novas dimensões da comunicação pública devem considerar os sujeitos, os objetos e as finalidades envolvidos no processo. Nesse sentido, uma das grandes linhas de análise e ação da comunicação pública que age na perspectiva de sensibilizar a opinião pública sobre temas de particular interesse social é a comunicação:

  • A. hegemônica.
  • B. de crise.
  • C. de marketing.
  • D. da instituição pública.
  • E. de solidariedade social.

Veículo impresso de grande alcance de comunicação, em geral ilustrado, que atinge a um público específico de acordo com suas temáticas e linha editorial:

  • A. jornal.
  • B. house organ.
  • C. folder.
  • D. revista.
  • E. newsletter.

Em termos de assessoria de imprensa, nenhuma organização deve abrir mão de fontes tradicionais de divulgação, incluindo a publicidade, mas projetos originais e empresarialmente honestos têm facilidade para obter:

  • A. mídia alternativa.
  • B. mídia espontânea.
  • C. mídia paga.
  • D. troca de favores entre assessor e imprensa.
  • E. informe publicitário.

É característica da entrevista exclusiva:

  • A. ser concedida a apenas uma agência de notícias que pode vender a matéria a um ou mais veículos.
  • B. ser convocada pela assessoria de imprensa no formato de coletiva.
  • C. ser concedida a apenas um repórter e só pode ser divulgada no veículo que ele representa.
  • D. a personalidade atende à imprensa em conjunto.
  • E. ser concedida a um só repórter que a divulgará no veículo que pagar mais.

As assessorias de imprensa podem ser internas, mistas ou externas à organização. Em qualquer dessas situações, a utilização de instrumentos como press-releases e press-kits requer alguns cuidados que não contaminem a relação entre a organização e a imprensa. Na utilização desse material devem predominar:

  • A. O bom senso, o caráter mercadológico da notícia e o oportunismo do momento.
  • B. A rapidez, o oportunismo do momento e a possibilidade de se conseguir uma primeira página.
  • C. A rapidez, o caráter mercadológico da notícia e a possibilidade de se conseguir uma primeira página.
  • D. As boas relações com o repórter, a utilidade comercial da relação e o caráter público da notícia.
  • E. O bom senso, o caráter público da notícia e sua utilidade social.

O docente-pesquisador e as Instituições de Ensino e Pesquisa são julgados mais pelo que apresentam por escrito do que pelo conjunto de sua obra. Nesse sentido, para CAPES e CNPQ, o produto de difusão científica mais relevante ao avaliar um programa de pós-graduação é

  • A. a organização de eventos científicos.
  • B. o artigo científico em periódicos especializados.
  • C. o trabalho apresentado em congresso.
  • D. a aula.
  • E. a organização de livros.

Julgue os itens seguintes, referentes à assessoria de imprensa.

As relações públicas, cujo surgimento confunde-se com o da assessoria de imprensa, foram desenvolvidas com base no trabalho de Ivy Lee — considerado o fundador das relações públicas —, que substituiu as matérias pagas pelo que se denomina, atualmente, de mídia espontânea.

  • C. Certo
  • E. Errado
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