Questões sobre Geral

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A pesquisa de opinião pública é a principal técnica de coleta de dados para orientar o processo de relações públicas, fornecendolhe um complexo mensurável de informações. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Traçar o perfil dos públicos de uma organização é tarefa prévia à realização da pesquisa de opinião pública, não uma de suas funções.

  • C. Certo
  • E. Errado

A diferença entre os meios econômicos e sociais nos ajuda a distinguir o marketing das relações públicas, ou seja, duas funções gerenciais que normalmente se confundem quando as relações públicas estão se iniciando. Observando o exposto:

1) A função de marketing se dá no meio administrativo. As relações públicas atuam no meio social das organizações.

2) A função de marketing se dá no meio econômico. As relações públicas atuam no planejamento organizacional das empresas.

3) A função de marketing se dá no meio administrativo. As relações públicas atuam no planejamento organizacional das empresas.

4) A função de marketing se dá no meio econômico. As relações públicas atuam no meio social das organizações.

5) A função de marketing se dá no meio capitalista. As relações públicas atuam na área sistêmica das organizações.

 

É correto apenas o que se afirma em:

  • A.

    1.

  • B.

    1 e 2.

  • C.

    4.

  • D.

    4 e 5.

  • E.

    3.

A pesquisa de opinião pública é a principal técnica de coleta de dados para orientar o processo de relações públicas, fornecendolhe um complexo mensurável de informações. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Verificar o alcance dos objetivos de uma empresa junto aos públicos é uma das funções da pesquisa de opinião pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda sobre públicos estratégicos, estes também querem que as organizações almejem objetivos que são importantes para si e não necessariamente para a organização, como, por exemplo, a segurança do trabalho, produtos seguros e menos poluição. Portanto, podemos entender também que os públicos estratégicos:

  • A.

    Não possuem interesses específicos e, conseqüentemente, não podem influenciar a missão e os objetivos das organizações.

  • B.

    Possuem interesses de âmbito global e não podem influenciar a missão e os objetivos das organizações.

  • C.

    Possuem interesses específicos e fazem todo o possível para influenciar a missão e os objetivos das organizações.

  • D.

    Possuem interesses administrativos voltados ao mercado de trabalho e fazem todo o possível para influenciar os objetivos das organizações.

  • E.

    Possuem interesses públicos e fazem todo o possível para influenciar a missão das organizações.

As organizações são eficazes quando almejam e realizam objetivos que são relevantes para seus interesses e os de seus públicos estratégicos. De acordo com esta afirmativa, podemos contextualizar também que os departamentos de Relações Públicas colaboram para a efetividade da organização na medida em que constroem:

  • A.

    Relacionamentos com aqueles públicos que a afetam ou que são afetados por suas atividades.

  • B.

    Planejamentos com base nas opiniões públicas.

  • C.

    Conhecimentos nas áreas administrativas e financeiras da empresa.

  • D.

    Um gerenciamento baseado no contexto da imagem feminina que chega a aproximadamente 75% nas organizações.

  • E.

    Relacionamentos baseados em teorias organizacionais.

Os teóricos das organizações postulam que as organizações, assim como as pessoas, não existem sozinhas no mundo.

As organizações existem no contexto de um meio que é formado por diversos grupos ou públicos estratégicos. As organizações também possuem relacionamentos com sua "família" de empregados e com a comunidade, o governo, consumidores, investidores e os meios de comunicação. Os Teóricos da organização chamam esse grupo de conglomerados estratégicos.

Portanto, é correto afirmar que os teóricos das relações públicas conhecem o grupo acima descrito como:

  • A.

    Comunidade das relações públicas e essas comunidades podem se opor ou dar apoio aos objetivos da organização.

  • B.

    Conjunto organizacional estratégicos e esses conjuntos não podem se opor ou dar apoio aos objetivos da organização.

  • C.

    Públicos ou públicos estratégicos e esses públicos podem se opor ou dar apoio aos objetivos da organização.

  • D.

    Democracia estratégica e essa democracia pode apenas dar apoio aos objetivos da organização.

  • E.

    Aristocracia das relações públicas e essas aristocracia pode se opor ou dar apoio aos objetivos da organização.

De acordo com o texto, podemos entender que a maioria dos que praticam relações públicas têm sido os mestres das diversas técnicas de comunicação. Portanto, é correto contextualizar também que esses indivíduos aprenderam a preparar:

  • A.

    Press releases, criar produtos e diferenciais novos, redigir discursos, elaborar folhetos, atuar como lobistas no congresso nacional ou elaborar um relatório anual de atividades.

  • B.

    Pauta de reunião, ofícios, requerimentos, programar a cobertura da mídia, redigir discursos e elaborar folhetos.

  • C.

    Press releases, seminários organizacionais e pedagógicos, programar a cobertura da mídia, redigir discursos, elaborar folhetos e elaborar um relatório anual de atividades.

  • D.

    Press releases, programar a cobertura da organizacional, redigir documentos no word, elaborar planilha de custos, atuar como promoter em eventos de grande magnitude, elaborar propagandas para serem veiculadas na mídia.

  • E.

    Press releases, programar a cobertura da mídia, redigir discursos, elaborar folhetos, atuar como lobistas no congresso nacional ou elaborar um relatório anual de atividades.

Algumas áreas de ação e de instrumentos se destacam no campo de relações públicas, dentre eles podemos destacar:

1) Planejamento e desenvolvimento de programas de relações com a comunidade.

2) House-organs, murais e publicações diversas para funcionários.

3) Programas de participação, sugestão e incentivos.

4) Atuação com outras empresas, principalmente a concorrência para identificar suas fraquezas e tirar serventia da situação.

5) Planejar e executar trabalhos relacionados com as práticas administrativas e educacionais enquanto pedagógicas.

 

Portanto, é correto apenas o que se afirma em:

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    2, 3 e 4.

  • C.

    4 e 5.

  • D.

    3, 4 e 5.

  • E.

    1 e 2.

Dentro do programa de relações públicas, destacam-se a assessoria e a execução de algumas atividades básicas diretamente ligadas à alta administração da empresa. Portanto, compreendemos que podemos relacionar a essas atividades:

1) Formalização, divulgação e acompanhamento da utilização dos valores empresariais.

2) Execução da estratégia do conceito de processamento de atividades físicas.

3) Definição estratégica do conceito empresarial.

4) Pesquisa junto aos diferentes segmentos do público, com vistas à definição do programa de relações públicas.

5) Assessorar e conscientizar a administração da empresa em assuntos que envolvam relações com os diferentes segmentos de seu público.

 

Portanto é correto apenas o que se afirma em:

  • A.

    1, 2, 3 e 5.

  • B.

    3, 4 e 5.

  • C.

    1, 3, 4 e 5.

  • D.

    2, 3, 4 e 5.

  • E.

    1.

De acordo com o texto, podemos entender, de forma prática e objetiva, os princípios básicos que envolvem um profissional em relações públicas. Portanto, compreendemos também que uma das premissas que envolvem esta profissão está sintetizada da seguinte forma:

  • A.

    Agir de maneira precisa e imediata, buscando colocar em prática as metas organizacionais especificadas no planejamento da empresa.

  • B.

    Agir com comunicação, buscando a mensagem e seus meios organizacionais, entrosando também os canais de comunicação.

  • C.

    Agir de maneira correta, buscando a integração dos objetivos empresariais com os objetivos do público, inclusive corrigindo distorções que surjam na busca desse entrosamento.

  • D.

    Agir com pró-atividade no que tange às questões relacionadas à ética comportamental e à globalização dentro do contexto administrativo.

  • E.

    Agir com eficiência e eficácia, buscando relacionamentos interpessoais através do processo de codificação administrativa numa empresa.

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