Questões sobre Geral

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Os meios de comunicação de massa são utilizados freqüentemente como meios de Relações Públicas. Ao optar pelo cinema como mídia de divulgação, o profissional de RP busca:

  • A.

    a mídia mais eficiente em termos de formação de opinião;

  • B.

    a mídia que permite o uso do gênero documentário;

  • C.

    a mídia mais segmentada;

  • D.

    a mídia mais popular;

  • E.

    a mídia de maior cobertura em termos geográficos.

Quanto aos tipos de entrevistas usadas em pesquisas, identifique a afirmação incorreta:

  • A.

    as entrevistas pessoais são geralmente consideradas as mais confiáveis, permitindo uma maior quantidade de entrevistas em profundidade;

  • B.

    os painéis são muito usados em pesquisas de marketing e permitem que o pesquisador meça as mudanças em atitude por parte dos entrevistados;

  • C.

    embora as entrevistas por telefone sejam mais baratas que as presenciais, elas apresentam uma alta taxa de recusa;

  • D.

    os questionários entregues pessoalmente e preenchidos na presença do pesquisador tendem a inibir o entrevistado e falsear suas respostas;

  • E.

    nos painéis uma mesma pessoa é entrevistada em diversas ocasiões.

A propaganda é usada em diversos setores das Relações Públicas. O item que não pertence aos usos da propaganda como instrumento de RP é:

  • A.

    servir os consumidores mediante informações úteis;

  • B.

    aumentar de forma imediata os níveis de consumo;

  • C.

    prestar serviço público;

  • D.

    dissipar falsas impressões e corrigir concepções errôneas;

  • E.

    informar os empregados e obter sua cooperação.

O house organ, ao contrário dos meios massivos, é produzido a partir das informações do assessorado e desempenha funções específicas na estratégia de comunicação de uma empresa. Com relação às características do house organ, é correto afirmar:

  • A.

    o house organ deve informar sobre o contexto da organização, abordando seu funcionamento interno, planos de crescimento e posições defendidas interna e externamente;

  • B.

    o house organ deve evitar a postura orientadora, abstendose de fornecer dicas de segurança, higiene ou orientação profissional. Esse tipo de postura tem alto índice de rejeição entre os funcionários;

  • C.

    o house organ deve evitar matérias sobre determinado departamento ou funcionário em especial. Essa política gera descontentamento e competitividade entre os funcionários;

  • D.

    o house organ deve privilegiar os aspectos institucionais da publicação, abandonando os critérios jornalísticos no tratamento da informação;

  • E.

    o house organ, sendo financiado pelo assessorado, deve registrar apenas fatos importantes para empresa.

O planejamento constitui uma das funções das Relações Públicas e segue um conjunto de etapas que vai do diagnóstico (pesquisa) até o controle e avaliação dos resultados de uma ação de comunicação. Para J.B. Pinho, o tipo de pesquisa que não está incluído na fase de diagnóstico é:

  • A.

    a pesquisa bibliográfica;

  • B.

    o survey;

  • C.

    a pesquisa administrativa ou institucional;

  • D.

    a pesquisa de opinião pública;

  • E. a pesquisa de feedback.

Em relação ao tema construção da imagem, considere as seguintes afirmativas:

1. A imagem de uma pessoa ou organização é um produto da imaginação de quem pensa sobre ela.

2. A atividade de assessoria de imprensa também deve ser utilizada para fortalecer a imagem e as ações de comunicação de uma organização.

3. A Resolução Normativa 43/02, publicada pelo Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, define a auditoria ou pesquisa de imagem como técnica que objetiva identificar as características institucionais, administrativas, políticas e de procedimentos, que, consolidadas, permite que seja formulada a definição sobre a organização.

4. A Resolução Normativa 43/02, publicada pelo Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, define a Comunicação Institucional como aquela criada exclusivamente para formar imagem positiva em torno de uma organização, empresa, pessoa, ou, ainda, em torno de algo ou alguma coisa.

5. Imagem corporativa e identidade corporativa são sinônimas, sendo ambas passíveis de modificação de acordo com as ações da organização.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras

  • C.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras

  • D.

    Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras

  • E.

    As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras

Walter Poyares (Imagem pública: glória para uns, ruína para outros. São Paulo: Globo, 1998), no capítulo A imagem e seus mecanismos, expressa o seguinte comentário: Ora, o que importa na comunicação, do ponto de vista de sua eficácia, não é bem o que é dito ou emitido, mas o que é percebido. Em certa extensão, cada um ouve ou percebe a seu modo, de acordo com suas predisposições psíquicas e morais, seus conhecimentos da linguagem e segundo o ambiente em que se encontra�. Nesse mesmo contexto, o autor indica três mecanismos que fazem parte do esquema de ação do que se convenciona chamar de construção da imagem, utilizados pela Comunicação e pelas Relações Públicas ao operarem na macrocomunidade, para efeito de motivação e aceleração de atitudes dos membros participantes. Acerca disso, considere os seguintes itens:

1. A opinião

2. O símbolo

3. O conceito

4. O estereótipo

5. A personificação

Quais são os mecanismos apontados por W. Poyares?

  • A.

    1, 3 e 5 apenas

  • B.

    1, 2 e 3 apenas.

  • C.

    2, 4 e 5 apenas

  • D.

    2, 3 e 4 apenas.

  • E.

    3, 4 e 5 apenas

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras

  • B.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras

  • C.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras

  • E.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras

Kunsch (Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Summus, 2003) afirma: "Vivemos hoje em uma conjuntura de verdadeira revolução da sociedade, da comunicação e da mídia, nessa nação-mundo que vai se formando. Novas posturas estão sendo exigidas de todos os envolvidos".

No tocante à responsabilidade social empresarial, os profissionais de comunicação devem pautar-se, mais do que nunca, em que tipos de conduta

  • A.

    Filosófica, política e econômica

  • B.

    De investimento, de doações e de voluntariado

  • C.

    Estratégica, ética e de responsabilidade

  • D.

    De conhecimento, de adequação e de sinergia

  • E.

    De oportunismo, de preparação e de assistencialismo

Sidneia Gomes Freitas (apud Kunsch. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Summus, 2003) tem a seguinte posição a respeito das relações públicas nas organizações: "Relações Públicas é uma importante especialização da comunicação social, pois define, no plano estratégico das organizações, a política de negócios. Entende que a imagem e o conceito da organização dependem primeiramente de seus empregados, pois a aplicação de verbas publicitárias pode redundar em perda de investimentos se o público interno dissemina informações negativas e tem atividades erradas perante o público externo". Com base nessa referência, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O planejamento adequado das ações pode contribuir para agregar valor aos objetivos comerciais da organização.

  • B.

    As relações públicas desenvolvem programas puramente institucionais

  • C.

    As relações públicas deveriam apoiar somente o marketing comercial

  • D.

    As relações públicas não têm programas para a área de recursos humanos da organização

  • E.

    Os programas de relações públicas podem apoiar as áreas de marketing e recursos humanos simultaneamente

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