Questões sobre Geral

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Em relação à influência do contexto social e da cultura dos atores na comunicação das pessoas, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente as definições elencadas.

 Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.

  • A.

    (3) (1) (6) (4) (5) (2)

  • B.

    (3) (4) (1) (6) (5) (2)

  • C.

    (4) (3) (6) (2) (5) (1)

  • D.

    (4) (2) (1) (3) (6) (5)

"A questão aqui é conseguir fazer conviver uma perspectiva ampla sobre o comunicacional (enquanto estudo da 'conversação social') - o que não o restringe ao que se passa na mídia - com a importância evidente dos processos midiáticos nos estudos do campo acadêmico da comunicação" (BRAGA, 2001. p. 21. In: FAUSTO NETO (Org.). A partir da proposição do autor e considerando-se as razões que demarcam a importância da mídia como nucleadora dos estudos da comunicação, analise os enunciados abaixo.

I. Os meios de comunicação audiovisual são o fenômeno sócio-histórico que permitiu perceber e problematizar os processos comunicacionais.

II. Uma importante parte do que se comunica na sociedade contemporânea ocorre via meios de comunicação. 16

III. A presença dos meios de comunicação põe em causa modos habituais de conversação social nos espaços organizados de funcionamento social.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  • B.

    apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • C.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas.

  • D.

    todas as afirmativas estão corretas.

Analise as seguintes afirmativas referentes à evolução das pesquisas sobre a comunicação de massa, compiladas por Mauro Wolf (1999), e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) De acordo com o modelo laswelliano, uma forma adequada de descrever o ato de comunicação é responder às perguntas: Quem? Diz o quê? Através de que canal? Com que efeito?

( ) Segundo a abordagem da persuasão, as mensagens dos meios de comunicação contêm características de estímulo que interagem da mesma maneira com traços específicos da personalidade do público.

( ) A abordagem dos efeitos limitados demarca não apenas a influência exercida pelos mass media, mas a influência geral que perpassa as relações comunitárias.

( ) O fluxo de comunicação a dois níveis é determinado pela mediação que os meios de comunicação exercem entre os líderes de opinião e os outros indivíduos do grupo.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.

  • A.

    (V) (F) (V) (F)

  • B.

    (F) (V) (F) (V)

  • C.

    (V) (F) (V) (V)

  • D.

    (F) (F) (F) (V)

"Os valores da tradição não podem mais garantir a inserção do indivíduo no espaço coletivo, pois este aqui ultrapassa o âmbito da simples comunidade" (MARTINO, 2001. p.83. In: FAUSTO NETO (Org.). Campo da Comunicação). A partir da proposição do autor e considerando-se a comunidade e a sociedade como formas distintas de organização coletiva, é INCORRETO afirmar

  • A.

    que, na comunidade, os laços de sangue e os valores da tradição determinam a inserção do indivíduo na coletividade.

  • B.

    que a organização em forma de sociedade pressupõe o convívio de uma multiplicidade de comunidades que têm a divisão do trabalho como uma de suas características.

  • C.

    que, na sociedade, o indivíduo não tem seu vínculo coletivo nem sua identidade assegurados de antemão pela tradição, mas deve construí-los por meio de seu engajamento.

  • D.

    que o processo comunicativo na sociedade passa a ser analisado em sua generalidade, sendo investido como estratégia emocional de inserção do indivíduo na coletividade.

Analise as seguintes afirmativas referentes à Teoria Hipodérmica.

I. É uma abordagem global dos mass media que tem como componentes teóricas a sociedade de massa e a teoria psicológica da ação.

II. Advoga que a massa é constituída por um conjunto heterogêneo de indivíduos iguais, indiferenciáveis e que se influenciam.

III. Sintetiza-se na afirmativa de que cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem.

IV. Defende que a persuasão é facilmente inoculada se as mensagens da propaganda alcançam o indivíduo da massa.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  • B.

    apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

  • C.

    apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

  • D.

    todas as afirmativas estão corretas.

As características de um release para divulgação de um evento são:

  • A.

    o mais importante num release é o título. Ele deve ser longo (pelo menos 15 palavras) e com destaque gráfico. O título se apresenta sempre em itálico e centralizado para rapidamente chamar a atenção do jornalista;

  • B. o release deve fornecer grande quantidade de informações, independendo do número de páginas destinadas ao texto. Com a redução do número de profissionais nas redações, mesmo que o jornalista não compareça, a notícia será publicada na integra;
  • C.

    a característica mais importante do release é a criatividade do texto. Mesmo subestimando a informação, sua função prioritária é chamar a atenção, garantindo a presença do jornalista no evento;

  • D.

    os releases devem ter um autor responsável, claramente expresso, bem como todas as fontes de informação, com nome, função ou cargo na instituição, para que o jornalista possa contactá-las a fim de obter mais informações;

  • E.

    no release devemos encontrar diversas fontes de informação, podendo usar tanto o discurso direto quanto indireto. Isso elimina a necessidade do repórter entrevistar diretamente a fonte durante o evento.

Segundo JB Pinho, as atividades de comunicação usadas como instrumentos de Relações Públicas se dividem em três grupos: editoração, divulgação e propaganda institucional. Sobre esse assunto podemos afirmar que:

  • A.

    a editoração compreende apenas a publicação de livros, visto que as demais publicações possíveis são privativas da área de jornalismo;

  • B.

    a propaganda institucional, por ser paga deve, além de reforçar a imagem da empresa, gerar aumento imediato do lucro;

  • C.

    o objetivo principal da divulgação é persuadir, daí o uso preponderante dos teasers que aliam texto à foto no esforço de convencer a opinião pública;

  • D.

    teaser, press-kit e press-release podem ser usados como instrumentos de divulgação;

  • E.

    todos os materiais, impressos ou audiovisuais, que apresentam conteúdo imutável e de interesse permanente pertencem à área de propaganda institucional.

Os propósitos da atuação da propaganda em RP foram agrupados por J.B. Pinho em cinco funções básicas: protetora, de identidade, institucional, de serviço público e de estímulo à ação. Sobre a propaganda de estímulo à ação é correto afirmar:

  • A.

    é dedicada unicamente às causas sociais, forçando a mobilização popular;

  • B.

    surge da necessidade de legitimação da empresa, que através de patrocínios estimula setores específicos da sociedade;

  • C.

    tem como meta conferir personalidade organizacional a uma instituição;

  • D.

    se dá sob a forma de eventos culturais, esportivos ou comunitários;

  • E.

    busca a mobilização popular no sentido de forçar mudanças em práticas comerciais, industriais ou ainda apressar ou se opor à aprovação de leis.

Entre as características básicas do texto de Relações Públicas, para que a comunicação se torne eficaz, não se inclui:

  • A.

    simplicidade - escrever bem consiste em colocar pensamentos complexos m linguagem simples;

  • B.

    motivação – combinar informação e coerção, para que o leitor seja obrigado a agir como a empresa determina;

  • C.

    concisão – o tamanho de texto depende do seu objetivo e do público;

  • D.

    credibilidade – o texto não deve conter exageros nem apelos infundados;

  • E.

    precisão – a seleção do vocabulário deve indicar o exato significado das palavras.

Os eventos são uma boa estratégia de Relações Públicas, pois atraem a atenção do público e da imprensa para a empresa. A opção que não indica aspectos da organização de um evento com objetivos de comunicação é:

  • A.

    o planejamento antecipado para que a cobertura se torne viável;

  • B.

    a existência de um "gancho" jornalístico, obrigatoriamente baseado em datas comemorativas;

  • C.

    o planejamento da parte "mecânica" da cobertura, disponibilizando condições físicas e materiais que facilitem o trabalho dos jornalistas;

  • D.

    a divulgação do evento para os veículos de comunicação seguida, de preferência, pela confirmação da presença dos jornalistas;

  • E.

    a preparação de material de apoio: cópias de discursos, relatórios, programação e fotos.

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