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Em relação à influência do contexto social e da cultura dos atores na comunicação das pessoas, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente as definições elencadas.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.
(3) (1) (6) (4) (5) (2)
(3) (4) (1) (6) (5) (2)
(4) (3) (6) (2) (5) (1)
(4) (2) (1) (3) (6) (5)
"A questão aqui é conseguir fazer conviver uma perspectiva ampla sobre o comunicacional (enquanto estudo da 'conversação social') - o que não o restringe ao que se passa na mídia - com a importância evidente dos processos midiáticos nos estudos do campo acadêmico da comunicação" (BRAGA, 2001. p. 21. In: FAUSTO NETO (Org.). A partir da proposição do autor e considerando-se as razões que demarcam a importância da mídia como nucleadora dos estudos da comunicação, analise os enunciados abaixo.
I. Os meios de comunicação audiovisual são o fenômeno sócio-histórico que permitiu perceber e problematizar os processos comunicacionais.
II. Uma importante parte do que se comunica na sociedade contemporânea ocorre via meios de comunicação. 16
III. A presença dos meios de comunicação põe em causa modos habituais de conversação social nos espaços organizados de funcionamento social.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
apenas as afirmativas I e II estão corretas.
apenas as afirmativas I e III estão corretas.
apenas as afirmativas II e III estão corretas.
todas as afirmativas estão corretas.
Analise as seguintes afirmativas referentes à evolução das pesquisas sobre a comunicação de massa, compiladas por Mauro Wolf (1999), e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) De acordo com o modelo laswelliano, uma forma adequada de descrever o ato de comunicação é responder às perguntas: Quem? Diz o quê? Através de que canal? Com que efeito?
( ) Segundo a abordagem da persuasão, as mensagens dos meios de comunicação contêm características de estímulo que interagem da mesma maneira com traços específicos da personalidade do público.
( ) A abordagem dos efeitos limitados demarca não apenas a influência exercida pelos mass media, mas a influência geral que perpassa as relações comunitárias.
( ) O fluxo de comunicação a dois níveis é determinado pela mediação que os meios de comunicação exercem entre os líderes de opinião e os outros indivíduos do grupo.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.
(V) (F) (V) (F)
(F) (V) (F) (V)
(V) (F) (V) (V)
(F) (F) (F) (V)
"Os valores da tradição não podem mais garantir a inserção do indivíduo no espaço coletivo, pois este aqui ultrapassa o âmbito da simples comunidade" (MARTINO, 2001. p.83. In: FAUSTO NETO (Org.). Campo da Comunicação). A partir da proposição do autor e considerando-se a comunidade e a sociedade como formas distintas de organização coletiva, é INCORRETO afirmar
que, na comunidade, os laços de sangue e os valores da tradição determinam a inserção do indivíduo na coletividade.
que a organização em forma de sociedade pressupõe o convívio de uma multiplicidade de comunidades que têm a divisão do trabalho como uma de suas características.
que, na sociedade, o indivíduo não tem seu vínculo coletivo nem sua identidade assegurados de antemão pela tradição, mas deve construí-los por meio de seu engajamento.
que o processo comunicativo na sociedade passa a ser analisado em sua generalidade, sendo investido como estratégia emocional de inserção do indivíduo na coletividade.
Analise as seguintes afirmativas referentes à Teoria Hipodérmica.
I. É uma abordagem global dos mass media que tem como componentes teóricas a sociedade de massa e a teoria psicológica da ação.
II. Advoga que a massa é constituída por um conjunto heterogêneo de indivíduos iguais, indiferenciáveis e que se influenciam.
III. Sintetiza-se na afirmativa de que cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem.
IV. Defende que a persuasão é facilmente inoculada se as mensagens da propaganda alcançam o indivíduo da massa.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
apenas as afirmativas I e II estão corretas.
apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
todas as afirmativas estão corretas.
As características de um release para divulgação de um evento são:
o mais importante num release é o título. Ele deve ser longo (pelo menos 15 palavras) e com destaque gráfico. O título se apresenta sempre em itálico e centralizado para rapidamente chamar a atenção do jornalista;
a característica mais importante do release é a criatividade do texto. Mesmo subestimando a informação, sua função prioritária é chamar a atenção, garantindo a presença do jornalista no evento;
os releases devem ter um autor responsável, claramente expresso, bem como todas as fontes de informação, com nome, função ou cargo na instituição, para que o jornalista possa contactá-las a fim de obter mais informações;
no release devemos encontrar diversas fontes de informação, podendo usar tanto o discurso direto quanto indireto. Isso elimina a necessidade do repórter entrevistar diretamente a fonte durante o evento.
Segundo JB Pinho, as atividades de comunicação usadas como instrumentos de Relações Públicas se dividem em três grupos: editoração, divulgação e propaganda institucional. Sobre esse assunto podemos afirmar que:
a editoração compreende apenas a publicação de livros, visto que as demais publicações possíveis são privativas da área de jornalismo;
a propaganda institucional, por ser paga deve, além de reforçar a imagem da empresa, gerar aumento imediato do lucro;
o objetivo principal da divulgação é persuadir, daí o uso preponderante dos teasers que aliam texto à foto no esforço de convencer a opinião pública;
teaser, press-kit e press-release podem ser usados como instrumentos de divulgação;
todos os materiais, impressos ou audiovisuais, que apresentam conteúdo imutável e de interesse permanente pertencem à área de propaganda institucional.
Os propósitos da atuação da propaganda em RP foram agrupados por J.B. Pinho em cinco funções básicas: protetora, de identidade, institucional, de serviço público e de estímulo à ação. Sobre a propaganda de estímulo à ação é correto afirmar:
é dedicada unicamente às causas sociais, forçando a mobilização popular;
surge da necessidade de legitimação da empresa, que através de patrocínios estimula setores específicos da sociedade;
tem como meta conferir personalidade organizacional a uma instituição;
se dá sob a forma de eventos culturais, esportivos ou comunitários;
busca a mobilização popular no sentido de forçar mudanças em práticas comerciais, industriais ou ainda apressar ou se opor à aprovação de leis.
Entre as características básicas do texto de Relações Públicas, para que a comunicação se torne eficaz, não se inclui:
simplicidade - escrever bem consiste em colocar pensamentos complexos m linguagem simples;
motivação – combinar informação e coerção, para que o leitor seja obrigado a agir como a empresa determina;
concisão – o tamanho de texto depende do seu objetivo e do público;
credibilidade – o texto não deve conter exageros nem apelos infundados;
precisão – a seleção do vocabulário deve indicar o exato significado das palavras.
Os eventos são uma boa estratégia de Relações Públicas, pois atraem a atenção do público e da imprensa para a empresa. A opção que não indica aspectos da organização de um evento com objetivos de comunicação é:
o planejamento antecipado para que a cobertura se torne viável;
a existência de um "gancho" jornalístico, obrigatoriamente baseado em datas comemorativas;
o planejamento da parte "mecânica" da cobertura, disponibilizando condições físicas e materiais que facilitem o trabalho dos jornalistas;
a divulgação do evento para os veículos de comunicação seguida, de preferência, pela confirmação da presença dos jornalistas;
a preparação de material de apoio: cópias de discursos, relatórios, programação e fotos.
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