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Margarida Kunsch (Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Summus, 2003) indica etapas básicas para a realização de um planejamento de comunicação, independentemente da área ou situação aplicada. Segundo a autora, numere em ordem crescente as 11 fases de um planejamento de comunicação.
( ) Levantamento de informações.
( ) Determinação de objetivos e metas.
() Adoção de estratégias.
( ) Análise dos dados e construção de um diagnóstico.
( ) Estabelecimento de ações necessárias.
( ) Definição de recursos a serem alocados.
( ) Identificação da realidade situacional.
( ) Avaliação dos resultados.
( ) Fixação de técnicas de controle.
( ) Identificação dos públicos envolvidos.
( ) Implantação do planejamento. A
ssinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo
1 – 2 – 3 – 6 – 4 – 5 – 9 – 10 – 8 – 7 – 11.
1 – 3 – 6 – 2 – 7 – 8 – 4 – 11 – 10 – 5 – 9.
2 – 1 – 7 – 4 – 9 – 6 – 3 – 11 – 8 – 5 – 10.
2 – 5 – 6 – 3 – 7 – 8 – 1 – 11 – 9 – 4 – 10.
3 – 1 – 7 – 4 – 8 – 6 – 2 – 9 – 10 – 5 – 11
A tecnologia, fruto da razão tecnológica, não pode fundar nenhum modo de vida sui generis, posto que nenhuma ruptura pode nascer do seio de uma sociedade, mas apenas como resultado de fatores externos, de elementos outsiders
Uma nova fase cultural e tecnológica não pode ser uma ruptura: é apenas a reorganização da sociedade em outros termos, em outras bases, mantendo a lógica que a regula.
A tecnologia não redimensiona a política, a economia e a cultura; estas têm vida autônoma, se constituem em campo diferenciado da técnica
O modo de vida que a tecnologia instaura enclausura as pessoas, leva-as a um mundo irreal. Não pode, portanto, ser considerado uma nova visão de mundo.
A tecnologia não pode portar nenhuma visão de mundo, posto que um aparato tecnológico só se define em função da apropriação que a sociedade faz dele
Acerca da lógica da escala de iconicidade, proposta por Villefane (Introducción a la Teoría de la Imagen. Madrid: Pirámide, 1988), na qual tem-se 1 representando a imagem natural e 11 a imagem não-figurativa, que números representariam, respectivamente, um modelo tridimensional à escala, uma fotografia colorida e os sinais arbitrários?
6 – 5 – 4
2 – 4 – 10.
10 – 3 – 4.
1 – 8 – 7.
5 – 4 – 3.
Com relação aos métodos utilizados na pesquisa de opinião pública, considere as seguintes afirmativas:
1. Os métodos quantitativos consideram a interpretação do sistema social a partir da soma dos dados obtidos com a coleta de informações de um sistema cultural, que é o resultado do sistema de personalidade (indivíduos) e do sistema social (grupo).
2. O método qualitativo de coleta de dados propõe uma diminuição nos desvios oriundos da objetividade excessiva dos métodos convencionais, entendendo o indivíduo como parte ativa no processo de investigação e permitindo que o pesquisado interfira com maior profundidade nas respostas.
3. O método qualitativo busca a generalização dos dados para toda uma população, sendo, portanto, mais utilizado em pesquisas de opinião pública.
Assinale a alternativa correta
As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
Somente a afirmativa 2 é verdadeira
Somente a afirmativa 1 é verdadeira
Assinale a alternativa INCORRETA
A comunicação empresarial afina-se com o processo de gestão organizacional e tem sido pouco a pouco afetada pelas pressões do mercado, sobretudo quando se orienta por objetivos estritamente comerciais, relegando a segundo plano o seu caráter institucional
A indústria da comunicação apresenta mudanças drásticas, com o aprofundamento de sua concentração e a sua dependência de fatores políticos e econômicos
O aumento acelerado da circulação de informações e a convicção de que a imagem de uma empresa ou entidade é construída com base em leituras distintas feitas por um grande número de públicos de interesse tornam o processo de comunicação mais dinâmico e menos complexo
Estratégica e vital para o processo de tomada de decisões, a comunicação empresarial paulatinamente se destaca no organograma das organizações
A comunicação empresarial moderna tem o seu foco no negócio. Isso significa que apenas didaticamente – e, ainda assim, com o risco iminente de se toldar a visão – podem-se admitir como singulares as vertentes institucional e mercadológica
A comunicação empresarial incorporou também a tendência de segmentação de mercados e de públicos, com a implementação de canais para dar conta de interesses e expectativas localizados, expressos por segmentos ou grupos de consumidores. A idéia básica que reforça essa tendência é de que as pessoas, em função dos cargos e papéis que desempenham na sociedade, têm demandas específicas por produtos e informações. As empresas capazes de identificar essas demandas e, sobretudo, de satisfazê-las, trilham, com mais facilidade, o caminho do sucesso. Acerca do texto acima, considere as seguintes afirmativas:
1. Exige-se do comunicador empresarial o conhecimento do mercado em que a organização atua, do perfil dos públicos com que ela se relaciona e dos canais utilizados para promover esse relacionamento.
2. Cabe ao comunicador social posicionar a empresa a partir da imagem idealizada da organização e utilizar todos os canais de comunicação possíveis para um relacionamento sadio com os públicos de interesse.
3. O comunicador empresarial deve ser efetivamente um gestor, capaz de traçar estratégias, fazer leituras do ambiente interno e externo e agir de modo proativo.
Assinale a alternativa correta.
As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
Somente a afirmativa 1 é verdadeira
3 – 2 – 1 – 4
3 – 4 – 1 – 2.
4 – 3 – 2 – 1.
3 – 4 – 2 – 1.
4 – 3 – 1 – 2
2 – 4 – 3 – 1 – 5.
5 – 2 – 1 – 3 – 4.
4 – 3 – 2 – 1 – 5
4 – 5 – 3 – 2 – 1.
4 – 3 – 5 – 1 – 2.
Sobre projetos de relações públicas com a comunidade, considere as seguintes afirmativas:
1. Devem ser utilizados para minimizar problemas reais causados às pessoas pela ação da organização, com o objetivo exclusivo de minimizar o desgaste na imagem da empresa.
2. A abordagem de comunicação deve propiciar unidade e sintonia entre a organização e a comunidade, cabendo à organização tomar as medidas técnicas e comunicá-las ao público.
3. O desenvolvimento de um projeto de relações públicas com a comunidade requer um redirecionamento metodológico, substituindo a ação unidirecional e autoritária das organizações.
4. É fundamental criar mecanismos que propiciem o diálogo permanente entre a organização e o público, mantendo um relacionamento direto e contínuo entre as partes envolvidas.
5. Do ponto de vista do diálogo entre a organização e o público, a concepção das relações públicas se aproxima do modelo �simétrico de duas mãos de Grunig e Hunt, pois a ênfase está mais no público do que na mídia.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
Somente a afirmativa 3 é verdadeira
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras
Quanto a um projeto de relações públicas para determinada organização, considere as afirmativas abaixo:
1. Deverá percorrer as seguintes etapas: pesquisa, briefing, diagnóstico, programas de ação, anteprojeto, projeto final.
2. Deverá buscar resolver todos os problemas de relacionamento da organização com os seus públicos.
3. Não precisa estar de acordo com a política de comunicação social da organização.
4. Deverá proporcionar condições de alcançar resultados esperados e enfocados pelo planejamento estratégico da organização.
5. Deverá ser considerado um trabalho com datas de início e término previamente estabelecidas, com coordenador responsável e resultado final predeterminado.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 5 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras
Somente a afirmativa 1 é verdadeira
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