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Sobre os procedimentos a serem adotados para mapear e identificar os públicos junto às organizações, considere as seguintes afirmativas:
1. Auxiliam no levantamento de dados para pesquisas sobre atitudes e comportamentos dos públicos.
2. Contribuem para que a organização entenda a importância dos públicos e saiba lidar com eles.
3. Favorecem a escolha do conteúdo da mensagem, das idéias centrais a desenvolver e da abordagem a empreender.
4. Devem ater-se aos focos típicos da relação organização�públicos, que inclui tão somente o social e a resolução de conflitos.
5. Adotam o critério geográfico de públicos internos e externos como o mais relevante para a escolha dos públicos da organização.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras
"Os líderes de opinião e o fluxo comunicativo em dois níveis são, pois, apenas uma modalidade específica de um fenômeno de ordem geral; na dinâmica que gera a formação da opinião pública "dinâmica em que participam também os mass media" o resultado global não pode ser atribuído aos indivíduos considerados isoladamente; deriva, pelo contrário, da rede de interações que une as pessoas umas às outras." (Wolf, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1995.) O texto acima refere diversas discussões relevantes que perpassaram a Escola Americana dos estudos dos efeitos da comunicação de massa. Sobre essa vertente de estudos e com base no texto, considere as seguintes afirmativas:
1. A concepção de sociedade com indivíduos atomizados recebendo isoladamente as mensagens dos meios de comunicação de massa, referida no texto de Wolf, é fundamento da teoria da agulha hipodérmica.
2. Os líderes de opinião fazem parte de uma vertente de estudos que defende que os efeitos dos meios de comunicação não podem ser compreendidos senão a partir da análise das interações recíprocas entre os destinatários.
3. Os líderes de opinião são pessoas que, pela posição social, têm capacidade de influenciar as opiniões de indivíduos menos informados ou em posição social inferior sobre qualquer tema abordado pelos meios de comunicação.
4. O conceito de líderes de opinião reforça a noção de sociedade de massa, pois aponta para a existência de uma massa incapaz de pensar sozinha e moldada por pessoas mais informadas e pelos meios de comunicação.
Assinale a alternativa correta.
Somente 1 e 2 são verdadeiras
Somente 1, 2 e 3 são verdadeiras
Somente 3 e 4 são verdadeiras
Somente 1, 3 e 4 são verdadeiras
Somente 2 e 4 são verdadeiras
O evento onde se espera o envolvimento de um grande número de participantes para discussão e debate de idéias e opiniões, normalmente de assuntos sociais, visando a sensibilizar a opinião pública é do tipo
Simpósio.
Mesa-Redonda.
Painel
Seminário.
Fórum.
No gerenciamento de programas de Relações Públicas a capacidade de o gerente operar (codificar/decodificar) internamente a comunicação, ou seja, as suas condições pessoais − físicas − psicológicas, é que determina a eficácia do ato comunicativo. Essa afirmação de Gaudêncio Torquato (Tratado de Comunicação Organizacional e Política. − 2002 − pg. 38) refere-se ao nível de comunicação
coletivo.
intra.
inter.
grupal.
técnico.
Em um evento corporativo, com sessenta pessoas presentes, foram votadas três propostas: a proposta (1) teve 10 votos, a proposta (2) teve 30 votos e a proposta (3) teve 20 votos. A proposta (2) venceu por maioria
absoluta.
composta.
dupla.
formal.
simples.
A precedência entre os Governadores é determinada pela ordem de constituição histórica dos Estados, a saber: Bahia, Rio de Janeiro,
Pará, Pernambuco.
Pernambuco, São Paulo.
São Paulo, Maranhão.
Maranhão, Pará.
Pará, São Paulo.
Um instrumento importante para a comunicação da instituição, que teve a sua finalidade ampliada com a popularização da internet e que contém nomes, endereços e detalhes de determinado público de interesse é chamado de
house organ.
check list.
mailing list.
handcap.
news letter.
O Presidente da Câmara solicitou que incluíssem no evento para a imprensa um press-kit para fazer parte da campanha de um programa de reurbanização de favelas. Press-kit é
o conjunto de fotos e material impresso que possibilitem aos jornalistas fazerem uma matéria como se estivessem presente no local do evento.
um convite para o jornalista participar do evento e material ilustrativo sobre o cardápio e sobre o local do evento.
pasta contendo o histórico da instituição, fotos do evento juntamente com brinde para o jornalista.
uma coleção de fotografia do evento e de favelas para ilustrar uma matéria que poderá ser feita pelo jornalista.
uma relação de pautas e fontes sobre o assunto de interesse nacional, que tem a entidade como fonte especializada.
Segundo Margarida Kunsch (Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 2003. p. 130), a responsabilidade social das relações públicas incorporada na cultura da empresa, corresponde a uma ação de compromisso social que é
uma motivação humanitária com participação reativa.
transformada em gratificação para a instituição.
uma opção pessoal do dirigente da instituição.
o envolvimento de todos os colaboradores.
uma motivação humanitária com resultados esperados.
Uma das finalidades da área de Relações Públicas é cuidar da imagem de uma organização e/ou contribuir para a construção de sua identidade corporativa. Imagem de uma organização é
a forma de uma organização se apresentar aos seus públicos.
como a organização é percebida por todos os públicos de seu interesse.
a manifestação tangível da personalidade da organização.
aquilo que uma organização é e como deseja ser percebida.
o perfil técnico e cultural da instituição.
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