Questões de Relações Públicas da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Relações Públicas da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A área de cerimonial das instituições é responsável, entre outros aspectos, por determinar a composição das mesas diretivas em eventos diversos. A respeito dessa composição, assinale a opção correta.

  • A.

    O anfitrião do evento terá a prerrogativa de ocupar o centro da mesa.

  • B.

    Mesas diretivas são aquelas compostas por políticos, diretores, gerentes e outros cargos no nível de direção na administração pública ou na iniciativa privada.

  • C.

    Durante um evento, pode haver mais de uma composição de mesa.

  • D.

    Mulheres investidas de cargos públicos ou privados terão tratamento diferenciado na ordem de precedência de composição das mesas diretivas em relação aos homens investidos de iguais cargos.

  • E. A ordem de precedência dos convidados em uma mesa diretiva é a mesma nas iniciativas pública e privada.

A respeito de relações públicas, julgue os itens de 71 a 82.

Grupo focal é uma técnica quantitativa não-diretiva que utiliza a discussão de um grupo de pessoas que não se conhecem, mas possuem determinadas características específicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de relações públicas, julgue os itens de 71 a 82.

Governança corporativa abrange o conjunto de relações e obrigações entre a direção das empresas, seu conselho de administração, acionistas e outras partes interessadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das fases de planejamento, assinale a opção correta.

  • A.

    O planejamento de relações públicas bem elaborado desconsidera planos alternativos ou emergenciais.

  • B.

    As metas estabelecidas no planejamento referem-se aos objetivos, envolvem prazos e resultados quantificáveis e são circunstanciais. Por isso, se houver mudanças nos objetivos, novas metas devem ser estabelecidas.

  • C.

    Dados fornecidos por dirigentes e técnicos são a base para a elaboração do planejamento de relações públicas.

  • D.

    A limitação do tempo para a execução do planejamento influencia nos objetivos e metas delineadas.

  • E.

    Os objetivos estabelecidos para os projetos e programas previstos no planejamento devem ser elaborados por uma equipe nomeada pelo diretor da instituição.

A respeito de relações públicas, julgue os itens de 71 a 82.

Uma reputação sólida é criada quando a identidade de uma organização e a sua imagem estão alinhadas. A imagem é construída ao longo do tempo, não sendo simplesmente determinada pela percepção dos públicos em certo período.

  • C. Certo
  • E. Errado

A assessoria de relações públicas de uma instituição pública recebeu solicitação de seu presidente para que seja realizado um evento institucional, voltado a debater os avanços no setor de atuação dessa instituição. O planejamento do evento deverá prever e especificar diferentes etapas do seu desenvolvimento. O evento terá recursos financeiros de dois patrocinadores de grande porte.

 Com referência à realização de eventos e à situação descrita no texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Os dados do texto são suficientes para se concluir que debatedores e palestrantes internacionais e de todo o país deverão compor as mesas de trabalho do evento em questão.

  • B.

    Em razão da sua natureza, o evento em questão deverá ser realizado para um público mínimo de cem pessoas.

  • C.

    Evento é uma atividade planejada que agrupa, formal ou informalmente, indivíduos.

  • D.

    Os dados apresentados no texto são suficientes para se concluir que, em sua etapa de execução, o evento deve ser coordenado por apenas uma pessoa.

  • E.

    Na situação descrita no texto, trata-se de evento político, razão por que seu temário deve ser discutido no nível de dirigentes.

A respeito de relações públicas, julgue os itens de 71 a 82.

Os públicos geralmente têm certas percepções sobre uma organização antes mesmo de começar a interagir com ela. Assim, a qualidade dos produtos e serviços de uma organização pode não ser determinante para sua imagem pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Internet trouxe a interatividade em tempo real, uma grande conquista para os cidadãos e para as instituições. Além disso, funciona com um dos mais ágeis instrumentos no levantamento de dados diversificados. Acerca da Internet e intranet, assinale a opção correta.

  • A.

    A Internet, como mídia interativa, permite compartilhamento de informações em tempo real, mas não pode ser considerada como solução para os problemas de comunicação das instituições.

  • B.

    No Brasil, a grande quantidade de pessoas que acessam a Internet torna essa ferramenta prioritária na divulgação das ações institucionais.

  • C.

    A página eletrônica de uma instituição na Internet é o meio de acesso oficial às suas políticas e ações, devendo conter, portanto, as informações essenciais ao público.

  • D.

    A intranet, por ser um meio ágil e interativo, constitui ferramenta apropriada à participação política, visto que as informações são divulgadas ao público de forma coerente e eficiente.

  • E.

    Os meios tradicionais de comunicação foram ultrapassados pela Internet.

A respeito de relações públicas, julgue os itens de 71 a 82.

O processo de comunicação em uma organização inclui as redes formais e as redes informais. As redes formais são constituídas pelas expressões oficiais e pelas manifestações regulamentadas pelo poder organizacional; e as redes informais, pelas manifestações originadas no âmbito dos públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que, de acordo com Margarida Maria Krohling Kunsch (Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, 2003), as relações públicas, como função administrativa, por meio de suas atividades específicas, visam atingir toda a organização, fazendo as articulações necessárias para maior interação entre setores, grupos, subgrupos etc., assinale a opção correta acerca das relações públicas nas instituições.

  • A.

    As ferramentas tradicionais da comunicação interna não se aplicam à área de recursos humanos, pois os campos de saber onde se localizam uma e outra são distintos.

  • B.

    Cabe às relações públicas gerenciar o processo administrativo dentro das instituições.

  • C.

    Pesquisas internas são ferramentas gerenciadas pelas relações públicas que auxiliam na compreensão do clima organizacional.

  • D.

    Pesquisas internas são ferramentas gerenciadas pelas relações públicas que auxiliam na compreensão do clima organizacional.

  • E.

    Cabe aos clientes dar credibilidade a uma instituição.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...