Lista completa de Questões de Relações Públicas da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para alguns, comunicação significa o fortalecimento da comunidade e a mobilização social; para outros, significa o trabalho da mídia e de outras tecnologias da informação; há, ainda, os que consideram comunicação como algo que diz respeito às relações públicas e publicações. Diante disso, permanecem questões acerca de como as informações podem ser propagadas, de como a comunicação pode contribuir para o fortalecimento da comunidade ou a respeito de mobilização de cidadãos e da influência da comunicação na mudança de comportamentos, além de questões relativas ao mercado em que a organização está inserida e, até mesmo, à ética da comunicação nesse processo. Nesse contexto, julgue os próximos itens.
A teoria da responsabilidade social da imprensa estabeleceu um sistema de jornalismo ético ao determinar que os jornalistas sejam responsáveis com relação ao seu público, obrigando-se a proporcionar-lhe um relato verdadeiro e completo dos acontecimentos.
A respeito do papel da assessoria de comunicação no relacionamento com a mídia, assinale a opção correta.
O assessor de comunicação costuma dar entrevistas no lugar da fonte, que, geralmente, é uma autoridade e nunca tem tempo para atender aos jornalistas.
Se o jornalista for arrogante, a assessoria de comunicação precisa tratá-lo de forma superior para que ele se coloque no devido lugar.
Se o repórter chegar à instituição com uma opinião preconcebida a respeito do assunto em pauta, é preciso que a assessoria de comunicação seja didática, apresentando os argumentos da instituição de forma paciente e organizada.
Para não se confundir os papéis, os encontros informais entre jornalistas e fonte devem ser evitados. Eventos do tipo caféda- manhã, almoço ou jantares para jornalistas parecer um possível gesto de cooptação da imprensa.
Nos últimos anos, as indústrias de comunicação e as organizações atravessam um período de transição no qual velhas tecnologias vêm sendo adaptadas a novas tarefas. O exemplo mais interessante disso é a Internet, que ainda conta com circuitos telefônicos congestionados, falta de opção para acesso, lentidão, e os modernos computadores. Há apenas alguns anos, a Internet era um brinquedo tecnológico, usado por aficcionados em informática. Hoje é a rede de informação que mais cresce no mundo. Com relação a esse cenário, julgue os itens que se seguem. Com relação às novas tecnologias da comunicação, é correto afirmar que a midiatização da sociedade contemporânea não leva à virtualização das relações humanas, determinadas por pautas individuais de conduta.
A área responsável pelo relacionamento com a imprensa de qualquer organização, seja pública ou privada, sempre tem em mente a construção de uma rede eficaz de comunicação com a mídia, capaz de garantir o fluxo de comunicação constante, indispensável para a manutenção e ampliação da imagem da organização junto a opinião pública. Acerca desse relacionamento, assinale a opção correta.
Uma organização terá um bom relacionamento com a mídia se exercitar cotidianamente o diálogo com a imprensa, mesmo para os assuntos que não sejam muito agradáveis à instituição.
Na primeira vez que uma notícia que desqualifique a instituição for divulgada, a assessoria de comunicação deve reclamar imediatamente com o editor do jornal para que essa prática não se torne freqüente.
A assessoria de comunicação tem a obrigação de vetar a divulgação de temas polêmicos que envolvam a instituição.
Para contar com a boa vontade da imprensa é necessário que a instituição seja anunciante regular dos veículos de comunicação.
Nos últimos anos, as indústrias de comunicação e as organizações atravessam um período de transição no qual velhas tecnologias vêm sendo adaptadas a novas tarefas. O exemplo mais interessante disso é a Internet, que ainda conta com circuitos telefônicos congestionados, falta de opção para acesso, lentidão, e os modernos computadores. Há apenas alguns anos, a Internet era um brinquedo tecnológico, usado por aficcionados em informática. Hoje é a rede de informação que mais cresce no mundo. Com relação a esse cenário, julgue os itens que se seguem.
A análise de registros de servidores e outras formas de rastreamento online pelas quais se buscam informações acerca de padrões, segmentação e lucratividade são algumas das formas utilizadas pelos profissionais de marketing para rastrear os custos de aquisição de clientes.
Nos últimos anos, as indústrias de comunicação e as organizações atravessam um período de transição no qual velhas tecnologias vêm sendo adaptadas a novas tarefas. O exemplo mais interessante disso é a Internet, que ainda conta com circuitos telefônicos congestionados, falta de opção para acesso, lentidão, e os modernos computadores. Há apenas alguns anos, a Internet era um brinquedo tecnológico, usado por aficcionados em informática. Hoje é a rede de informação que mais cresce no mundo. Com relação a esse cenário, julgue os itens que se seguem.
A interatividade do meio e sua capacidade de eliminar barreiras de tempo e de espaço para integrar indivíduos e organizações com interesses comuns, em qualquer parte do globo, são características de um novo modelo de comunicação digital que é a TV a cabo.
Tendo em vista a importância de questões como essa para a área organizacional, julgue os itens seguintes.
A finalidade principal do marketing de relacionamento é implantar qualidade no serviço prestado.
Em relação à ordem dos discursos a serem pronunciados durante uma solenidade, assinale a opção correta.
O primeiro a discursar e dar boas-vindas aos convidados sempre é o anfitrião do evento.
O convidado de honra, ocupando seu lugar de destaque, é o primeiro a discursar.
A ordem dos discursos é inversa à ordem de composição da mesa de honra. O primeiro discurso deverá ser feito pela autoridade menos importante e o último, pela autoridade mais importante.
A ordem dos discursos acompanha a ordem de formação da mesa de honra. O primeiro discurso deverá ser feito pela autoridade mais importante e o último, pela autoridade menos importante.
Tendo em vista a importância de questões como essa para a área organizacional, julgue os itens seguintes.
A medida de capital da marca (brand equity) deve, necessariamente, incluir o potencial de extensão fora do mercado de origem dessa marca e o potencial de extensão geográfica e de globalização.
Considerando a realização de uma solenidade federal envolvendo os três estados da região Sul e sabendo que: a ordem de precedência desses estados, de acordo com sua constituição histórica, é Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; o dispositivo de bandeiras estará em cima do palco, assinale a opção que apresenta a disposição correta das bandeiras do ponto de vista de quem está assistindo ao evento e olhando de frente para o referido dispositivo.
Brasil RS SC PR
RS SC PR Brasil
SC Brasil RS PR
PR RS Brasil SC
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...