Questões de Relações Públicas da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Dentro de uma organização, os indivíduos relacionam-se entre si e participam de grupos sociais, mantendo interações profissionais, funcionais ou de afinidade. A compreensão dessas relações contribui para que o trabalho de Relações Públicas seja capaz de

  • A. dissolver focos de interações para que as equipes se dediquem à atividade fim da organização.
  • B. usar essas interações a favor da harmonização de interesses dentro da organização e obter melhores resultados dos indivíduos.
  • C. redirecionar o interesse dos indivíduos da interação para a tecnologia e o método de trabalho.
  • D. elaborar estratégias de comunicação interna que redundem na capitalização desses interesses e obtenção de vantagens financeiras para a organização.
  • E. redefinir os objetivos da organização em função do que indicam as demandas apresentadas como resultado das interações.

A partir da análise de Cicilia Peruzzo, não apenas no âmbito da organização, mas considerando o conjunto da sociedade, valendo-se da mediação de organizações da sociedade civil e governos, zelando pela boa reputação das instituições, as Relações Públicas criam ou reproduzem

  • A. condições para que sejam desenvolvidos produtos culturais que definam uma nova versão do capitalismo, que é o capitalismo cognitivo.
  • B. estímulos culturais e cognitivos para a construção de uma sociedade democrática pautada pela justiça social.
  • C. valores favoráveis à produção e reprodução capitalista, correspondendo aos interesses da classe dominante.
  • D. a garantia dos interesses dos diversos públicos como fator determinante na definição dos objetivos e interesses da organização.
  • E. estratégias e táticas favoráveis à compreensão, criação de crise e superação do modo de produção capitalista.

Sobre as Relações Públicas, considere:

I. É a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma pessoa e os grupos de pessoas a que esteja direta ou indiretamente ligada.

II. Um processo multidimensional, dinâmico e histórico, de várias formas de interação das organizações e os grupos aos quais está direta ou indiretamente ligada por questões de interesse.

III. Compreensão da dinâmica e informações mercadológicas que redundem na intervenção para o aumento das vendas da organização.

IV. Uma atividade que abrange as pessoas envolvidas nas trocas entre a organização, seja pública ou privada, na totalidade de seu meio ambiente.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. I e II.
  • E. III e IV.

A fundamentação teórico-metodológica atual na área de Relações Públicas pressupõe que se realize uma atividade para

  • A. identificar os aspectos humanos dos colaboradores para auxiliar na definição das estratégias da organização.
  • B. inserir os interesses individuais dos colaboradores no centro do planejamento estratégico da organização.
  • C. centrar a atuação da comunicação organizacional nos objetivos econômicos de médio e longo prazos.
  • D. investir no relacionamento com o público interno como atividade-fim da comunicação organizacional.
  • E. definir um plano de carreira claro, conciso e efetivo para garantir alta satisfação do público interno.

No que diz respeito a cerimonial público, a precedência entre os Ministros de Estado, ainda que interinos, salvo exceções, tem como critério

  • A.

    a idade dos Ministros, do mais velho para o mais novo.

  • B.

    o tempo de experiência política dos Ministros.

  • C.

    o histórico de criação do respectivo Ministério.

  • D.

    o poder econômico do respectivo Ministério.

  • E.

    a opção do cerimonialista, conforme a solenidade.

As etapas do processo de planejamento de relações públicas deve ocorrer na seguinte ordem:

  • A.

    pesquisa, planejamento, implantação e avaliação.

  • B.

    planejamento, pesquisa, avaliação e implantação.

  • C.

    planejamento, pesquisa, implantação e avaliação.

  • D.

    pesquisa, planejamento, avaliação e implantação.

  • E.

    planejamento, implantação, pesquisa e avaliação.

O principal palestrante de um evento, podendo palestrar no início do evento, a fim de garantir a presença do público, ou ao final do evento, para assegurar a permanência do público até o final, é chamado de

  • A.

    key professional.

  • B.

    professional speaker.

  • C.

    sênior speaker.

  • D.

    man speaker.

  • E.

    keynote speaker.

Ações de relações públicas, como campanhas e elaboração de eventos, pressupõem, dentre as etapas do planejamento, a avaliação de resultados. O método de avaliação de resultados conhecido como Régua da Efetividade em Relações Públicas avalia as estratégias de comunicação em três níveis, a partir dos seguintes critérios:

I. Recepção, percepção/impressão, compreensão e retenção.

II. Colocação na mídia, produção e público alvo.

III. Mudança de opinião, de atitude e de comportamento.

Os critérios apresentados em I, II e III referem-se, respectivamente, aos níveis

  • A.

    básico, intermediário e avançado.

  • B.

    intermediário, avançado e básico.

  • C.

    avançado, básico e intermediário.

  • D.

    intermediário, básico e avançado.

  • E.

    avançado, intermediário e básico.

A análise da qualidade de um press release está relacionada ao interesse que possa gerar no público do veículo, ou seja, o interesse público. A determinação, por parte dos jornalistas, para a escolha do que será veiculado representa

  • A.

    as chaves notícia.

  • B.

    as questões editoriais.

  • C.

    os motivos editoriais.

  • D.

    o interesse notícia.

  • E.

    os valores notícia.

O uso da visualidade nos veículos de comunicação impressos cresceu na mesma medida que a tecnologia ampliou o conceito de texto, trazendo para as páginas dos jornais outros códigos: primeiro as ilustrações, depois a fotografia, mais tarde as cores etc. Hoje, a computação gráfica oferece muitas possibilidades que estão sendo incorporadas mais eficazmente aos veículos impressos. A utilização destas novas linguagens proporciona ao jornalismo maior conteúdo informacional.

A nova linguagem comunicacional a que o texto se refere é a

  • A.

    fotografia.

  • B.

    infografia.

  • C.

    textografia.

  • D.

    infogravura.

  • E.

    ilustração livre.

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