Questões de Relações Públicas da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A Teoria da Excelência que organizações com relações

públicas exímios possuem, inclui as seguintes proposições

teóricas:

I. Cultura organizacional participativa.

II. Sistema assimétrico de comunicação interna.

III. Estruturas orgânicas e mecânicas.

IV. Programas que igualam as oportunidades para homens

e mulheres e minorias.

V. Alta satisfação no trabalho entre os funcionários.

Estão corretas APENAS as proposições descritas em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    III, IV e V.

  • D.

    I, IV e V.

  • E.

    II, IV e V.

No que diz respeito às etapas do processo de planejamento de relações públicas (pesquisa, planejamento, implantação e avaliação), fazem parte da etapa de planejamento:

  • A.

    levantamento de dados, definição de objetivos e metas e determinação dos recursos necessários.

  • B.

    correção de desvios, levantamento de dados e definição de objetivos e metas.

  • C. mensuração de resultados, correção de desvios e levantamento de dados.
  • D.

    identificação e conhecimento da situação, mensuração de resultados e correção de desvios.

  • E.

    determinação dos recursos necessários, definição de objetivos e metas, e orçamento.

Um instrumento de controle utilizado para a organização de eventos é o gráfico de Gantt, também conhecido como diagrama de barras. Tal instrumento compreende a relação entre

  • A.

    ações e duração.

  • B.

    alocação de recursos e duração.

  • C.

    ações e custo.

  • D.

    duração e custo.

  • E.

    alocação de recursos e custo.

A partir do que é largamente conhecido como comunicação integrada, a atividade de assessoria de imprensa está inserida em comunicação

  • A.

    interna.

  • B.

    institucional.

  • C.

    administrativa.

  • D.

    mercadológica.

  • E.

    externa.

O gênero híbrido, que apresenta informação na linguagem do entretenimento ou que intercala os dois gêneros praticamente sem linha divisória, é chamado de

  • A.

    pseudoinformação.

  • B.

    entreinformação.

  • C.

    habitus ilusório.

  • D.

    framed news.

  • E.

    infotenimento

O item 2 representa

  • A.

    correspondência ou consonância.

  • B.

    magnitude do acontecimento.

  • C.

    percepção que a mídia tem do evento.

  • D.

    frequência ou momento do acontecimento.

  • E.

    inesperado relacionado ao evento.

São princípios básicos que estruturam a governança corporativa, estabelecendo vínculos com elementos essenciais da cultura corporativa:

  • A.

    Transparência, equidade, prestação de contas e composição.

  • B.

    Transparência, equidade, composição e responsabilidade social corporativa.

  • C.

    Composição, equidade, prestação de contas e responsabilidade social corporativa.

  • D.

    Transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade social corporativa.

  • E.

    Transparência, composição, prestação de contas e responsabilidade social corporativa.

O conceito de endomarketing mais aceito pelos especialistas da área de Relações Públicas refere-se ao conjunto de ações

  • A. com ênfase no público interno, tendo como meta a conscientização dos funcionários dos mais diferentes níveis sobre a necessidade de atender muito bem a clientela da empresa.
  • B. que transformem o público interno em verdadeiros consumidores dos produtos comercializados pela empresa.
  • C. voltadas ao aumento da produtividade dos empregados e ao crescimento do lucro da empresa com o estabelecimento de metas nem sempre compatíveis com a capacidade instalada.
  • D. que consigam “domesticar” os funcionários para que o atendimento ao cliente se faça de forma subserviente e submissa.
  • E. que treinem os funcionários a operar argumentos que convençam os clientes da necessidade do consumo, mesmo que eles não estejam convencidos dessa necessidade.

O procedimento que NÃO é compatível com as normas correntes do cerimonial:

  • A. O procedimento que NÃO é compatível com as normas correntes do cerimonial:
  • B. Nas formaturas, normalmente, discursam o orador da turma, o homenageado e o paraninfo.
  • C. Na outorga de títulos e honrarias discursará pessoa previamente indicada, saudando o homenageado, que, por sua vez, retribuirá a atenção que lhe foi dada.
  • D. Após a formação da mesa em cerimônias com pronunciamentos, a ordem dos oradores será da pessoa mais importante para a de menor importância.
  • E. Em cerimônias de posse coletiva, cabe à pessoa de mais alto nível fazer o discurso.

Em algumas conferências para a imprensa, as assessorias distribuem, entre outras peças, um pacote com brindes, amostras de produto, fotos de divulgação e outras peças que estimulem os jornalistas a publicar matérias sobre o tema da entrevista. Esse pacote é chamado de

  • A. funkit.
  • B. brindes corporativos.
  • C. press information.
  • D. brindes personalizados.
  • E. press kit.
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