Questões de Relações Públicas da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Relações Públicas da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que diz respeito às técnicas de jornalismo, o enquadramento cumpre a função de selecionar e enfatizar no processo comunicacional, além do receptor, os seguintes aspectos:

  • A.

    comunicador, texto e marco cultural.

  • B.

    comunicador, ruídos e texto.

  • C.

    decodificador, texto e mensagem chave.

  • D.

    decodificador, ruídos e texto.

  • E.

    decodificador, suporte e marco cultural.

O produto radiofônico, caracterizado como tendo a voz de locutores apoiada por trilha musical e efeitos sonoros que devidamente superpostos, criam a interpretação necessária para o entendimento da mensagem, é chamado de

  • A.

    esquete.

  • B.

    nota coberta.

  • C.

    jingle.

  • D.

    spot.

  • E.

    escalada.

Com relação à fotografia de imprensa, ou fotojornalismo, o excerto: A fotografia é um objeto antropologicamente novo e seu idioma comum pertence ao mesmo meio sociocultural explica corretamente que

  • A.

    a fotografia de imprensa representa um instrumento de condução de interesses pessoais e de intervenção na vida social.

  • B.

    a fotografia de imprensa não representa um instrumento de condução de interesses, mas de intervenção na vida social privada.

  • C.

    a linguagem fotográfica não é necessariamente universal.

  • D.

    a linguagem visual é aceita como ela é, sem manipulações ou interferências.

  • E.

    o discurso visual só passa a ser aceito como complemento da linguagem escrita.

O início das transmissões da TV Digital e a convergência desse meio de comunicação com as novas tecnologias possibilitam novas características de linguagem, como o hipertexto/hipermídia, que pode proporcionar melhor

  • A.

    definição de som.

  • B.

    percepção de imagem.

  • C.

    definição de som e de imagem.

  • D.

    interação da imagem em movimento.

  • E.

    interação dos telespectadores e conteúdo televisivo.

O fenômeno que atribui aos meios de comunicação prerrogativa de construção e de imposição da opinião que se deve ter sobre os fatos, ou seja, que os meios não se limitam a impor os temas sobre os quais se devam falar, mas também impõem o que falar sobre esses temas, é chamado de

  • A.

    agenda setting.

  • B.

    espiral do silêncio.

  • C.

    recepção seletiva.

  • D.

    dissonância cognitiva.

  • E.

    exposição defensiva.

As estruturas organizacionais, independentemente de seu porte ou finalidade, devem englobar as relações públicas e ter a comunicação como matéria-prima para o desenvolvimento de suas atividades. A comunicação que é construída a partir de códigos-padrão, perceptíveis e decodificáveis por amplos segmentos da população é a melhor definição para comunicação

  • A.

    convencional.

  • B.

    de multidão.

  • C.

    segmentada.

  • D.

    de massa.

  • E.

    dirigida.

O instrumento de comunicação que estabelece o conjunto de padrões e normas do sistema de identidade visual, além dos modelos para todos os veículos de comunicação que a organização utilize, é chamado de Manual de

  • A.

    Identidade Corporativa.

  • B.

    Imagem Corporativa.

  • C.

    Cultura Corporativa.

  • D.

    Instrução Corporativa.

  • E.

    Regras Corporativas.

O modelo apresentado é chamado de Tripé

  • A.

    Organizacional.

  • B.

    da Modernidade.

  • C.

    do Futuro.

  • D.

    da Ação Social.

  • E.

    da Sustentabilidade.

É VEDADO ao Profissional de Relações Públicas:

I. efetuar atendimento particular próprio, com finalidade

lucrativa ou filantrópica, de clientes que tenha

atendido em virtude de sua função técnica em organizações

diversas.

II. admitir práticas que possam levar a corromper ou a

comprometer a integridade de canais de comunicação

ou exercício da profissão.

III. divulgar informações inverídicas da organização

que representa.

IV. esclarecer ao cliente, no caso de atendimento em

equipe, a definição e qualificação profissional dos

demais membros desta, seus papéis e responsabilidades.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    III e IV.

O modelo de relações públicas que parece funcionar razoavelmente bem quando o grau de conflito entre a organização e o público é relativamente baixo, e quando o público sente obter benefícios da mudança em seu próprio comportamento, é chamado de

  • A.

    agência de imprensa/divulgação.

  • B.

    assimétrico de duas mãos.

  • C.

    informação pública.

  • D.

    simétrico de duas mãos.

  • E.

    modelo misto.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...