Lista completa de Questões de Relações Públicas da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que diz respeito às técnicas de jornalismo, o enquadramento cumpre a função de selecionar e enfatizar no processo comunicacional, além do receptor, os seguintes aspectos:
comunicador, texto e marco cultural.
comunicador, ruídos e texto.
decodificador, texto e mensagem chave.
decodificador, ruídos e texto.
decodificador, suporte e marco cultural.
O produto radiofônico, caracterizado como tendo a voz de locutores apoiada por trilha musical e efeitos sonoros que devidamente superpostos, criam a interpretação necessária para o entendimento da mensagem, é chamado de
esquete.
nota coberta.
jingle.
spot.
escalada.
Com relação à fotografia de imprensa, ou fotojornalismo, o excerto: A fotografia é um objeto antropologicamente novo e seu idioma comum pertence ao mesmo meio sociocultural explica corretamente que
a fotografia de imprensa representa um instrumento de condução de interesses pessoais e de intervenção na vida social.
a fotografia de imprensa não representa um instrumento de condução de interesses, mas de intervenção na vida social privada.
a linguagem fotográfica não é necessariamente universal.
a linguagem visual é aceita como ela é, sem manipulações ou interferências.
o discurso visual só passa a ser aceito como complemento da linguagem escrita.
O início das transmissões da TV Digital e a convergência desse meio de comunicação com as novas tecnologias possibilitam novas características de linguagem, como o hipertexto/hipermídia, que pode proporcionar melhor
definição de som.
percepção de imagem.
definição de som e de imagem.
interação da imagem em movimento.
interação dos telespectadores e conteúdo televisivo.
O fenômeno que atribui aos meios de comunicação prerrogativa de construção e de imposição da opinião que se deve ter sobre os fatos, ou seja, que os meios não se limitam a impor os temas sobre os quais se devam falar, mas também impõem o que falar sobre esses temas, é chamado de
agenda setting.
espiral do silêncio.
recepção seletiva.
dissonância cognitiva.
exposição defensiva.
As estruturas organizacionais, independentemente de seu porte ou finalidade, devem englobar as relações públicas e ter a comunicação como matéria-prima para o desenvolvimento de suas atividades. A comunicação que é construída a partir de códigos-padrão, perceptíveis e decodificáveis por amplos segmentos da população é a melhor definição para comunicação
convencional.
de multidão.
segmentada.
de massa.
dirigida.
O instrumento de comunicação que estabelece o conjunto de padrões e normas do sistema de identidade visual, além dos modelos para todos os veículos de comunicação que a organização utilize, é chamado de Manual de
Identidade Corporativa.
Imagem Corporativa.
Cultura Corporativa.
Instrução Corporativa.
Regras Corporativas.
O modelo apresentado é chamado de Tripé
Organizacional.
da Modernidade.
do Futuro.
da Ação Social.
da Sustentabilidade.
É VEDADO ao Profissional de Relações Públicas: I
lucrativa ou filantrópica, de clientes que tenha
atendido em virtude de sua função técnica em organizações
diversas.
II
. admitir práticas que possam levar a corromper ou acomprometer a integridade de canais de comunicação
ou exercício da profissão.
III
. divulgar informações inverídicas da organizaçãoque representa.
IV
. esclarecer ao cliente, no caso de atendimento emequipe, a definição e qualificação profissional dos
demais membros desta, seus papéis e responsabilidades.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I, II e III.
II e III.
II, III e IV.
III e IV.
O modelo de relações públicas que parece funcionar razoavelmente bem quando o grau de conflito entre a organização e o público é relativamente baixo, e quando o público sente obter benefícios da mudança em seu próprio comportamento, é chamado de
agência de imprensa/divulgação.
assimétrico de duas mãos.
informação pública.
simétrico de duas mãos.
modelo misto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...