Questões de Secretariado Executivo

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Acerca da ética profissional, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A.

    Não falar mal dos colegas.

  • B.

    Tratar igualmente todas as pessoas, independente de credo ou posição social.

  • C.

    Falar de problemas pessoais é importante, pois aumenta o vínculo entre os colegas de trabalho.

  • D.

    Durante o trabalho não se deve fumar nem mascar chicletes.

  • E.

    O tom de voz deve ser moderado.

Sobre a qualidade no atendimento, analise.

I. Agir com presteza, bom senso e principalmente transmitir segurança.

II. Ser educado, simpático, responder sempre com bom humor às perguntas.

III. Agir com discrição, tendo sempre uma postura ética.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)

  • A.

    I

  • B.

    I, II

  • C.

    I, III

  • D.

    II, III

  • E.

    I, II, III

O uso da comunicação telefônica tornou-se imprescindível em todas as áreas e principalmente no serviço público. Algumas regras básicas são indispensáveis para um atendimento excelente nesta área. Sobre atendimento pelo telefone, analise as afirmativas abaixo:

I - Atenda com rapidez, clareza, simpatia, de forma atenciosa e educada.

II - Identifique-se e identifique o interlocutor.

III - Transfira corretamente a ligação e avise ao ramal transferido quem está na linha.

IV - Ofereça um retorno de ligação, no caso de o ramal estar ocupado.

V - Use sempre: Meu querido, minha querida, por favor, e muito obrigado, para que o interlocutor se sinta acolhido.

Marque a alternativa correta:

  • A.

    Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas as alternativas I, II e V estão corretas.

  • C.

    Apenas as alternativas I, II, III e IV estão corretas.

  • D.

    Apenas a alternativa II e V estão erradas.

  • E.

    Apenas a alternativa II e V estão erradas.

Para trabalhar com atendimento ao público, alguns requisitos são essenciais ao atendente. Dos requisitos abaixo, qual NÃO faz parte do perfil do profissional que faz atendimento diretamente ao público:

  • A.

    Ser introvertido.

  • B.

    Gostar de servir.

  • C.

    Gostar de lidar com gente.

  • D.

    Cultivar um estado de espírito positivo.

  • E.

    Ser cortez.

Para se obter excelência no atendimento alguns comportamentos são esperados. São eles, EXCETO:

  • A.

    Falar com clareza

  • B.

    Cordialidade

  • C.

    Manter a boa aparência

  • D.

    Falar apressadamente para otimizar o tempo

A comunicação telefônica é essencial para uma empresa, independente do seu ramo de atividades, uma vez que grande parte do relacionamento com os clientes, fornecedores, outras empresas e o público em geral é feita por telefone. Em um atendimento telefônico deve-se, EXCETO:

  • A.

    Não atenda ao telefone apenas com “Alo”, sempre mencione o nome da empresa e o seu nome

  • B.

    Tenha sempre papel e caneta para anotação, registrando o nome de quem telefonou, número, hora e data

  • C.

    Fale rápido, com insegurança, demonstrando agilidade no atendimento

  • D.

    Atenda ao telefone prontamente, não deixando que o telefone toque diversas vezes

Sobre a identificação do signatário. em comunicações oficiais, é correto afirmar:

  • A.

    Não precisam ser feitas em nenhuma situação, obrigatoriamente.

  • B.

    Devem ser feitas nas comunicações enviadas por email, exclusivamente.

  • C.

    Excluídas as comunicações assinadas pelo presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.

  • D.

    Excluídas as comunicações assinadas pelo presidente da República, todas as demais comunicações oficiais não devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede.

  • E.

    Apenas as comunicações assinadas pelo presidente da República devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local da assinatura.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, nos documentos “padrão ofício” deve ser usado um tipo específico de fonte, no texto em geral.

Assinale a alternativa que indica o tipo de fonte adequado para esse caso.

  • A.

    MT Extra corpo 14

  • B.

    Arial Narrow corpo 11

  • C.

    Arial Black corpo 12

  • D.

    Arial Black corpo 14

  • E.

    Times New Roman corpo 12

Nos documentos do “padrão ofício” , segundo o Manual de Redação da Presidência da República, a impressão dos textos deve ser feita na cor preta, em papel branco.

Dentro desse contexto, é correto afirmar, sobre a impressão colorida:

  • A.

    Nunca deve ser usada, obrigatoriamente.

  • B.

    Pode ser feita nos documentos de “padrão ofício” para impressão de todos os textos.

  • C.

    Deve ser feita nas cores verde e amarela, exclusivamente.

  • D.

    Deve ser usada para gráficos e ilustrações, exclusivamente

  • E.

    Deve ser feita na cor azul cobalto, exclusivamente.

Seguindo as normas do Manual de Redação da Presidência da República, no destinatário de um ofício, além do nome e do cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação, deve ser incluída(o):

  • A.

    endereço.

  • B.

    grau acadêmico.

  • C.

    graduação universitária.

  • D.

    cargo ocupado anteriormente.

  • E.

    local onde concluiu a graduação.

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