Questões de Secretariado Executivo da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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O profissional de secretariado deve estar atento para que o objetivo da correspondência seja alcançado quando da elaboração de sua redação. Uma das partes que formam a correspondência comercial é o Vocativo. Entende-se por Vocativo como

  • A.

    o coração de toda correspondência pública.

  • B.

    a saudação inicial dirigida ao destinatário.

  • C.

    informações que seguem no envelope da correspondência.

  • D.

    o gênero do texto comercial.

  • E.

    a estrutura padrão de correspondências públicas.

O profissional de secretariado gerencia uma infinidade de documentos empresariais em sua rotina profissional. Deve ter domínio e conhecer a tipologia e a finalidade desses documentos em seu departamento ou organização com a finalidade de facilitar o trâmite de documentos. É correto afirmar que

  • A.

    ofício é o documento mais utilizado no processo de comunicação das empresas privadas.

  • B.

    ofício e requerimento têm a mesma função nas repartições públicas.

  • C.

    oficio e procuração têm a mesma função nas empresas privadas em função do seu caráter público.

  • D.

    ofício exige da repartição pública que seja redigido em papel timbrado e não utilizado para assuntos alheios ao departamento.

  • E.

    ofício e memorando são processos de comunicação das empresas privadas e de caráter público.

Com o desenvolvimento da tecnologia e a disseminação rápida das informações entre empresas e departamentos, os profissionais de secretariado passaram a compreender melhor o valor das informações e da guarda de documentos de forma a proporcionar rapidez na sua localização quando solicitado. Considera-se também uma forma de guarda de documentos o GED, que significa

  • A.

    gerenciamento eletrônico de documentos.

  • B.

    gestão executiva de documentos.

  • C.

    gestão específica de documentos.

  • D.

    gerenciamento executivo de documentos.

  • E.

    gestão eletrônica de documentos.

Considera-se no perfil do profissional de secretariado a habilidade de gerenciar seu comportamento profissional no tocante à execução de suas tarefas diárias, que exige além das habilidades técnicas, que seja proativo com os inúmeros serviços de secretaria. Na execução das rotinas administrativas e com o objetivo de facilitar as atividades gerenciais, deve o secretário

  • A.

    organizar, executar, atribuir e isentar-se.

  • B.

    atribuir, planejar, isentar-se e controlar.

  • C.

    omitir-se, organizar, estabelecer metas e planejar.

  • D.

    vistoriar, delegar, omitir-se e checar.

  • E.

    planejar, organizar, executar e controlar.

A parceria entre o executivo ou chefia e o profissional de secretariado está pautada na confidencialidade, na discrição e no trabalho em equipe. Nessa realidade, o secretário deve observar a importância de facilitar as relações entre os colaboradores e a chefia. Quando um colaborador deixa a desejar com relação à sua conduta profissional no departamento, atrapalhando o andamento dos trabalhos e prejudicando os resultados do departamento, você, enquanto profissional de secretariado,

  • A.

    avisa imediatamente o departamento de recursos humanos e solicita uma advertência verbal.

  • B.

    faz chegar ao conhecimento dos demais colegas do setor esse fato e sugere que eles tomem as providências.

  • C.

    deixa o problema chegar a chefia por “outros meios”, afinal você não tem a responsabilidade direta dessa pessoa.

  • D.

    chama o colaborador de lado, alerta para o que está ocorrendo e se prontifica ao ouvi-lo para poder ajudar.

  • E.

    comunica a sua chefia quem está causando o problema no departamento, para que ele sim tome as providências.

O atendimento telefônico de qualidade é uma das ferramentas essenciais para a sobrevivência das empresas. Nas empresas públicas ou privadas, o profissional de secretariado deve atentar-se para contribuir com a fidelização do cliente. Para que um bom atendimento telefônico ocorra, o secretário deve

  • A.

    identificar a empresa, seu departamento e dizer seu nome.

  • B.

    cumprimentar o interlocutor e perguntar quem fala e o que deseja.

  • C.

    identificar a empresa, dizer seu nome e cumprimentar o interlocutor.

  • D.

    quando possível evitar o “alô”, identificando apenas o seu departamento.

  • E.

    após o quarto toque atender e perguntar ao interlocutor com quem ele quer falar.

O profissional de secretariado tem sob sua responsabilidade a logística da organização de reuniões em seu departamento. As reuniões são mais produtivas quando os aspectos básicos são levados em conta quando da sua organização. Considera(m)-se aspecto(s) básico(s) na organização de uma reunião:

  • A.

    utilizar-se da intranet para encaminhar um e-mail informando o motivo da reunião com a pauta.

  • B.

    encaminhar o protocolo da convocação, bem como a pauta para os participantes.

  • C.

    informar a data, e confirmar uma hora antes se todos os participantes poderão ou não comparecer à reunião.

  • D. encaminhar a convocação aos participantes, a pauta, providenciar a lista de presença e a Ata.
  • E.

    encaminhar a apresentação do conteúdo antecipado por e-mail para que todos tenham ciência do que será apresentado.

Na maioria das empresas e repartições, o fluxo de documentos costuma ter um volume grande de manuseio e arquivamento. Alguns documentos não podem sofrer alterações em seu conteúdo. Quando isso ocorre, o profissional de secretariado deverá converter esse documento para

  • A.

    excel.

  • B.

    pdf.

  • C.

    acces.

  • D.

    leitura.

  • E.

    arquivo eletrônico.

As organizações públicas ou privadas contam cada vez mais com os conhecimentos e as práticas dos profissionais de secretariado na organização de viagens de sua chefia ou equipe. Sabendo o objetivo da viagem, e para que tudo transcorra de forma produtiva, o profissional de secretariado deve saber que “Voucher”, dentro da linguagem das agências de viagens e turismo, significa:

  • A.

    documento de confirmação de reserva de passagem aérea.

  • B.

    comprovante com o nome do cliente e o serviço que ele tem direito.

  • C.

    documento de confirmação de reserva de assento.

  • D.

    comprovante de confirmação de locação de equipamentos.

  • E.

    documento de confirmação de entrega de bagagem.

A Ata é um tipo de documento muito utilizado na redação oficial. Entende-se Ata como

  • A.

    um documento em que são lançadas as ocorrências de uma reunião.

  • B.

    um gênero de texto específico para registrar fatos ocorridos em reuniões anteriores.

  • C.

    um documento do qual pessoas ou entidades confirmam o conhecimento que se tem de determinados fatos.

  • D.

    um documento pelo qual empresas ou entidades públicas ou privadas intimam pessoas a comparecerem em assembleias.

  • E.

    um documento de convocação expedido pelos gestores de uma entidade pública ou privada.

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