Lista completa de Questões de Secretariado Executivo da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Secretariado Executivo - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O profissional de secretariado deve estar atento para que o objetivo da correspondência seja alcançado quando da elaboração de sua redação. Uma das partes que formam a correspondência comercial é o Vocativo. Entende-se por Vocativo como
o coração de toda correspondência pública.
a saudação inicial dirigida ao destinatário.
informações que seguem no envelope da correspondência.
o gênero do texto comercial.
a estrutura padrão de correspondências públicas.
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O profissional de secretariado gerencia uma infinidade de documentos empresariais em sua rotina profissional. Deve ter domínio e conhecer a tipologia e a finalidade desses documentos em seu departamento ou organização com a finalidade de facilitar o trâmite de documentos. É correto afirmar que
ofício é o documento mais utilizado no processo de comunicação das empresas privadas.
ofício e requerimento têm a mesma função nas repartições públicas.
oficio e procuração têm a mesma função nas empresas privadas em função do seu caráter público.
ofício exige da repartição pública que seja redigido em papel timbrado e não utilizado para assuntos alheios ao departamento.
ofício e memorando são processos de comunicação das empresas privadas e de caráter público.
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Com o desenvolvimento da tecnologia e a disseminação rápida das informações entre empresas e departamentos, os profissionais de secretariado passaram a compreender melhor o valor das informações e da guarda de documentos de forma a proporcionar rapidez na sua localização quando solicitado. Considera-se também uma forma de guarda de documentos o GED, que significa
gerenciamento eletrônico de documentos.
gestão executiva de documentos.
gestão específica de documentos.
gerenciamento executivo de documentos.
gestão eletrônica de documentos.
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Considera-se no perfil do profissional de secretariado a habilidade de gerenciar seu comportamento profissional no tocante à execução de suas tarefas diárias, que exige além das habilidades técnicas, que seja proativo com os inúmeros serviços de secretaria. Na execução das rotinas administrativas e com o objetivo de facilitar as atividades gerenciais, deve o secretário
organizar, executar, atribuir e isentar-se.
atribuir, planejar, isentar-se e controlar.
omitir-se, organizar, estabelecer metas e planejar.
vistoriar, delegar, omitir-se e checar.
planejar, organizar, executar e controlar.
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A parceria entre o executivo ou chefia e o profissional de secretariado está pautada na confidencialidade, na discrição e no trabalho em equipe. Nessa realidade, o secretário deve observar a importância de facilitar as relações entre os colaboradores e a chefia. Quando um colaborador deixa a desejar com relação à sua conduta profissional no departamento, atrapalhando o andamento dos trabalhos e prejudicando os resultados do departamento, você, enquanto profissional de secretariado,
avisa imediatamente o departamento de recursos humanos e solicita uma advertência verbal.
faz chegar ao conhecimento dos demais colegas do setor esse fato e sugere que eles tomem as providências.
deixa o problema chegar a chefia por outros meios, afinal você não tem a responsabilidade direta dessa pessoa.
chama o colaborador de lado, alerta para o que está ocorrendo e se prontifica ao ouvi-lo para poder ajudar.
comunica a sua chefia quem está causando o problema no departamento, para que ele sim tome as providências.
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O atendimento telefônico de qualidade é uma das ferramentas essenciais para a sobrevivência das empresas. Nas empresas públicas ou privadas, o profissional de secretariado deve atentar-se para contribuir com a fidelização do cliente. Para que um bom atendimento telefônico ocorra, o secretário deve
identificar a empresa, seu departamento e dizer seu nome.
cumprimentar o interlocutor e perguntar quem fala e o que deseja.
identificar a empresa, dizer seu nome e cumprimentar o interlocutor.
quando possível evitar o alô, identificando apenas o seu departamento.
após o quarto toque atender e perguntar ao interlocutor com quem ele quer falar.
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O profissional de secretariado tem sob sua responsabilidade a logística da organização de reuniões em seu departamento. As reuniões são mais produtivas quando os aspectos básicos são levados em conta quando da sua organização. Considera(m)-se aspecto(s) básico(s) na organização de uma reunião:
utilizar-se da intranet para encaminhar um e-mail informando o motivo da reunião com a pauta.
encaminhar o protocolo da convocação, bem como a pauta para os participantes.
informar a data, e confirmar uma hora antes se todos os participantes poderão ou não comparecer à reunião.
encaminhar a apresentação do conteúdo antecipado por e-mail para que todos tenham ciência do que será apresentado.
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Na maioria das empresas e repartições, o fluxo de documentos costuma ter um volume grande de manuseio e arquivamento. Alguns documentos não podem sofrer alterações em seu conteúdo. Quando isso ocorre, o profissional de secretariado deverá converter esse documento para
excel.
pdf.
acces.
leitura.
arquivo eletrônico.
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As organizações públicas ou privadas contam cada vez mais com os conhecimentos e as práticas dos profissionais de secretariado na organização de viagens de sua chefia ou equipe. Sabendo o objetivo da viagem, e para que tudo transcorra de forma produtiva, o profissional de secretariado deve saber que Voucher, dentro da linguagem das agências de viagens e turismo, significa:
documento de confirmação de reserva de passagem aérea.
comprovante com o nome do cliente e o serviço que ele tem direito.
documento de confirmação de reserva de assento.
comprovante de confirmação de locação de equipamentos.
documento de confirmação de entrega de bagagem.
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A Ata é um tipo de documento muito utilizado na redação oficial. Entende-se Ata como
um documento em que são lançadas as ocorrências de uma reunião.
um gênero de texto específico para registrar fatos ocorridos em reuniões anteriores.
um documento do qual pessoas ou entidades confirmam o conhecimento que se tem de determinados fatos.
um documento pelo qual empresas ou entidades públicas ou privadas intimam pessoas a comparecerem em assembleias.
um documento de convocação expedido pelos gestores de uma entidade pública ou privada.
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