Lista completa de Questões de Secretariado Executivo da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Secretariado Executivo - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
As correspondências internas e externas têm fundamental importância para os negócios da organização, seja ela pública ou privada. Sob a responsabilidade do secretário, está o trânsito de muitas correspondências de seu órgão ou departamento. A logística da distribuição das correspondências muitas vezes está sob a guarda do profissional de secretariado, e a ela dá-se o nome de
acompanhamento de distribuição.
etiquetas de distribuição.
fluxograma de distribuição.
gráficos de distribuição.
tabela de distribuição.
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As instituições públicas ou privadas apresentam normalmente uma estrutura formal de seu nível hierárquico. Essa representação gráfica é específica, a qual nomeamos de
cronograma.
diagrama.
pentagrama.
organograma.
fluxograma.
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Arquivo é o conjunto de documentos escritos, fotográficos, microfilmados e conservados sob custódia de uma entidade pública ou privada. Para considerar em arquivamento, numerar ou mesmo nomear em pastas, facilitar sua localização e manter sua organização, utiliza(m)-se:
papel lembrete ou fichas nomeadas.
etiquetas numeradas ou post-it.
fichas nomeadas ou fichas numeradas.
etiquetas ou viseiras.
projeções ou visores.
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Ofício é a forma que os órgãos públicos têm para se comunicar. Por se tratar de uma correspondência oficial, o profissional de secretariado necessita conhecer suas partes. São elas:
departamento e data em que foi assinado.
vocativo e fecho formal.
assinatura e texto específico.
vocativo e assunto padronizado.
índice e endereçamento interno.
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divulgar e dar conhecimento à população sobre resultados de plebiscitos.
informar resultado de eleições municipais e estadual.
divulgar vencedores de licitações privadas.
divulgar abertura de concorrências.
divulgar atos de interesses específicos de um departamento.
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As empresas públicas gerenciam informações rotineiramente baseadas na troca de informações em determinados documentos. É considerado um documento oficial todo papel com chancela do poder público. Assim, pode-se considerar três tipos de documentos oficiais:
comunicado, memorandos e orçamentos.
ofícios, pareceres e atas.
laudos, folhas de pagamento e recibos.
cartas de pessoas físicas, de pessoas jurídicas e comunicado interno.
comunicados externos, atas e relatórios.
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Com uma frequência cada vez maior, competências, habilidades e conhecimentos passam a ser exigidos na atuação do profissional de secretariado. A postura ética é essencial nessa atuação, cujo cargo é de extrema confiança nas empresas. Ao pensar em atitudes éticas no dia a dia das corporações, espera-se que o profissional de secretariado tenha como base
prestar os serviços de qualidade de acordo com a importância do cargo do solicitante.
prestar os serviços de qualidade de acordo com a necessidade do solicitante.
prestar os serviços com o mais alto padrão possível de qualidade.
prestar os serviços de qualidade de acordo com seus conhecimentos práticos.
preocupar-se com a prestação de serviços de qualidade quando for contratado especificamente para esse fim.
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No seu dia a dia, Samanta sabe da importância de acompanhar e controlar os assuntos pendentes. A técnica utilizada para esse fim é conhecida como
workflow.
checklist.
layout.
follow-up.
controller.
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Os documentos que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente são considerados (Lei n.º 8159 da Presidência da República)
permanentes.
intermediários.
informativos.
correntes.
históricos.
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É de fundamental importância que no atendimento telefônico sejam observadas regras voltadas à organização e ao atender bem. Dentre as alternativas apresentadas a seguir, assinale a que se contrapõe a esses pontos.
Mantenha sempre uma planilha de recados próxima ao telefone, para que todos sejam anotados.
Quando surgir uma situação insistente, seja rápida, demonstrando insatisfação.
Mantenha o telefone em lugar estratégico em sua mesa, permitindo fácil acesso às chamadas.
Preste atenção ao nome do interlocutor e empregue-o. Em caso de dúvida, peça que repita.
Caso tenha que interromper a conversa por qualquer motivo, peça desculpas.
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