Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Visando à proteção contra incêndios, são estabelecidas características específicas para os diversos tipos ou posicionamentos das portas (NR-23). Analise as proposições abaixo e assinale a opção correta.
I. Durante o horário de trabalho as portas de saída de um estabelecimento ou local de trabalho só poderão ser fechadas com ferrolhos, nunca com chaves.
II. As portas de emergência só poderão ser fechadas pelo lado externo após o término do expediente e a certificação de que não há trabalhador na área interna do prédio.
III. As portas de saída devem ser necessariamente do tipo corrediças horizontais, exceto quando homologadas pela autoridade competente.
IV. Todas as portas de batente de comunicação interna deverão abrir no sentido da saída.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A NR-23 estabelece medidas obrigatórias usadas na proteção e combate contra incêndios nos locais de trabalho, exceto:
O extintor tipo "dióxido de carbono" deve ser utilizado preferencialmente nos fogos da classe "B", como óleos, graxas, tintas e gasolinas, podendo, entretanto, também ser usado em fogos iniciais da classe "A", como tecidos, madeiras, etc.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Em relação ao Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais (NR-11), é correto afirmar:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 14 - Fornos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção que completa de forma incorreta, a proposição: "Os fornos que utilizarem combustíveis gasosos ou líquidos devem ter sistema de proteção para:"
permitir a livre saída dos gases queimados, necessariamente por chaminé dimensionada de acordo com as normas técnicas oficiais sobre poluição do ar.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com base na NR-32, avalie as proposições transcritas a seguir e indique a opção correta.
I. Risco Biológico é a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos, representados por microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons.
II. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA – NR-9 deverá contemplar, na fase de reconhecimento dos riscos biológicos, a identificação dos mais prováveis, em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde e seus setores.
III. Em toda ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT.
IV. Todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos, provido de água corrente, sabonete líquido, toalha e lixeira com sistema de abertura com ou sem contato manual.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com base na NR-32, em relação às vestimentas usadas em serviço, é incorreto afirmar:
A higienização das vestimentas utilizadas, mesmo quando houver contato direto da vestimenta com material orgânico oriundo de paciente, deve ser de responsabilidade do empregado.
Todos os trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem usar vestimentas de trabalho apropriadas e confortáveis.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Convenção nº 161 da OIT - Serviços de Saúde no Trabalho - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com base no Decreto n.127, que promulgou a Convenção 161, relativa aos Serviços de Saúde no Trabalho, é incorreto afirmar:
"Representantes dos trabalhadores na empresa" é a designação dada àquelas pessoas reconhecidas como tais. Esse reconhecimento pode ser tanto decorrente de legislação específica quanto de prática nacional.
Os serviços de saúde do trabalhador têm a responsabilidade de vigiar as cantinas e as áreas de habitação quando essas forem fornecidas pelo empregador.
Cabe aos profissionais dos serviços de saúde no trabalho a organização de serviços de primeiros socorros e de emergência.
Os profissionais do serviço de saúde no trabalho devem participar da avaliação de novos equipamentos que possam ter efeitos nocivos à saúde dos trabalhadores.
Os serviços de saúde no trabalho devem ser organizados exclusivamente pelas empresas, com a participação dos trabalhadores.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com relação às instalações sanitárias nos ambientes de trabalho é incorreto afirmar:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Convenção n. 136 da OIT - Ratificada no Brasil pelo Decreto nº 1.253/1994 - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
O Brasil ratificou a Convenção n. 136 da OIT, por intermédio do Decreto n. 1.253, de 27 de setembro de 1994. Baseado nesse documento, é incorreto afirmar:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Quanto ao Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT, cujo regramento está disposto na NR-18, assinale o item incorreto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...