Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NRR 5 - Produtos Químicos (Revogada pela Portaria MTE 191/2008) - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Analise as proposições abaixo e assinale a opção correta.
I. Concentração Letal Média (CL50) é a concentração derivada estatisticamente, de um agente químico na água, com a qual se espera causar a morte de 50% dos organismos de uma dada população sob condições experimentais definidas.
II. A farmacocinética pode ser definida como o processo de absorção, distribuição, biotransformação e eliminação de um fármaco no organismo.
III. Efeito sinergístico representa qualquer efeito produzido pela exposição simultânea a dois agentes químicos, que seja menor do que a simples soma dos seus efeitos quando em exposições isoladas.
IV. O termo clastógeno é usado para designar qualquer substância com a capacidade de produzir quebra cromossômica.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 16 - Atividades e Operações Perigosas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Em relação às atividades e operações perigosas (NR-16), é incorreto afirmar:
Na atividade de enchimento de vagões-tanque e caminhões-tanque com inflamáveis gasosos liquefeitos, toda a área em volta das válvulas e registros num raio de 7,5 metros é considerada área de risco.
O adicional de periculosidade corresponde a 30% do salário mínimo, não podendo ser acumulado com outros adicionais, como o de insalubridade.
A empresa Petrolexpress, com atividades que envolvem manuseio, armazenagem e transporte de recipientes de até cinco litros, contendo líquidos inflamáveis lacrados na fabricação, está obrigada a pagar adicional de periculosidade a seus trabalhadores.
Os líquidos inflamáveis podem ser classificados, para fins de embalagem, em alto, médio e baixo risco.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 29 - Segurança e Saúde no Trabalho Portuário - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com base na NR-29, é correto afirmar:
O Serviço Especializado em Segurança e Saúde do Trabalho Portuário (SESSTP) é dimensionado com base na média aritmética obtida pela equação N+Y / Z onde N = número de trabalhadores efetivos do ano civil anterior; Z= numero de dias efetivamente trabalhados e Y=somatória de empregados novos admitidos no ano civil anterior.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Analise as proposições sobre acústica e, a seguir, assinale a opção correta.
I. Define-se som como energia na forma de ondas mecânicas longitudinais audíveis que se propagam através de meio elástico.
II. A audibilidade humana está compreendida, em regra, entre 20 Hz e 20 KHz.
III. O que diferencia o ruído do barulho é o caráter subjetivo deste, notadamente desagradável ao ouvido humano.
IV. O sistema auditivo humano divide-se didaticamente em três partes, quais sejam: epicraniana, mesocraniana e intracraniana.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NRR 3 - Comissão Interna De Prevenção De Acidentes Do Trabalho Rural (Revogada pela Portaria MTE 191/2008) - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Os agrotóxicos podem ser classificados de acordo com a dose letal 50 (DL50) e, com base nessa classificação, recebem faixa colorida correspondente em seus rótulos. Analise as proposições abaixo e indique a opção correta.
I. Rótulos de agrotóxicos classificados como "Altamente Tóxico" recebem faixa de cor vermelha.
II. Rótulos de agrotóxicos classificados como "Pouco Tóxico" recebem faixa de cor azul.
III. Rótulos de agrotóxicos classificados como "Medianamente Tóxico" recebem faixa de cor amarela.
IV. Rótulos de agrotóxicos classificados como "Extremamente Tóxico" recebem faixa de cor preta.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Quanto ao delineamento dos estudos epidemiológicos, analise as proposições e assinale a opção correta.
I. Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso; neles, o investigador mede, mas não intervém, enquanto, nos estudos experimentais, há uma tentativa de mudar fatores determinantes de uma doença, como uma exposição ocupacional, por exemplo.
II. Embora fáceis de realizar, os estudos ecológicos são freqüentemente difíceis de interpretar, visto que raramente é possível encontrar explicação para os resultados, devido ao fato de se trabalhar com populações ou grupo de pessoas, cujas conclusões suscitam o viés conhecido por "falácia ecológica".
III. No estudo de prevalência as medidas de exposição e doença são feitas simultaneamente, fato que favorece a interpretação de causalidade, pois essa decorre da associação estatística entre a variável resposta e a explicativa, sob investigação, independentemente da seqüência cronológica observada entre a exposição e o desfecho clínico em estudo.
IV. O estudo de caso e controles inicia com um grupo de pessoas livres da doença, que são classificadas em subgrupos aleatoriamente, de acordo com a exposição a uma causa potencial de doença, momento a partir do qual se faz acompanhamento e medições das variáveis de interesse para os novos casos no grupo de expostos e não-expostos (controles).
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 28 - Fiscalização e Penalidades - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Quanto ao que se depreende da NR-28 – Fiscalização e Penalidades –, marque a opção correta.
Laudo técnico, emitido por engenheiro de segurança do trabalho, devidamente habilitado, que aponte descumprimento de preceito legal e/ou regulamentares sobre segurança dos trabalhadores, deverá embasar auto de infração, emitido por Auditor-Fiscal do Trabalho – AFT.
Laudo técnico, emitido por engenheiro de segurança do trabalho, devidamente habilitado, que aponte situação de grave e iminente risco à saúde e/ou à integridade dos trabalhadores, sustentará interdição de estabelecimento por parte da autoridade regional competente
Laudo técnico, emitido por engenheiro de segurança do trabalho, devidamente habilitado, que aponte situação de grave e iminente risco à saúde e/ou à integridade dos trabalhadores, poderá servir de base à suspensão do embargo de setor ou máquina por parte do AFT.
Laudo técnico, emitido por engenheiro de segurança do trabalho, devidamente habilitado, que aponte regularização de situação de grave e iminente risco à saúde e/ou à integridade dos trabalhadores constitui instrumento idôneo, por si só, para que autoridade regional competente suspenda interdição do estabelecimento.
Laudo técnico, emitido por engenheiro de segurança do trabalho, devidamente habilitado, que aponte regularização de situação de grave e iminente risco à saúde e/ou à integridade dos trabalhadores, objeto de notificação em ação fiscal, não será oponível à emissão de auto de infração pelo AFT, com base em critérios técnicos, em segunda visita.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Em uma dada região geográfica, endemia significa que a doença:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Em termos epidemiológicos, é sabido que a prevalência de doenças em um determinado período e espaço geográfico é influenciada por muitos fatores. Assinale o item que tende a diminuir a prevalência.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com base na NR-07, avalie as proposições abaixo e marque a opção correta.
I. O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) deverá ser emitido em duas vias e nele devem constar o nome e endereço ou forma de contato do médico encarregado do exame, bem como o nome e o número do registro no Conselho Regional de Medicina do médico coordenador, se aplicável.
II. Todo estabelecimento deverá estar equipado com material completo para a prestação de primeiros socorros, conforme relação divulgada pelas Delegacias Regionais do Trabalho ou autoridade competente em saúde e segurança do trabalho.
III. Todo trabalhador que exerça ou venha a exercer atividades em ambientes com níveis de pressão sonora acima dos limites de tolerância estabelecidos na NR- 15, mesmo com o uso de protetor auditivo deverá se submeter a exames audiométricos pelo menos por ocasião da admissão, anualmente e na demissão.
IV. O resultado do exame audiométrico deverá ser registrado em uma ficha que contenha o nome do fabricante, modelo e data da última aferição acústica do audiômetro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...