Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Seus colegas de trabalho desejam que você seja indicado presidente da Comisão Interna de prevenção de Acidentes (CIpA) . pode-se afirmar que:
Pela legislação, o presidente da CIPA é escolhido pelos representantes dos empregados na CIPA entre os titulares dessa comissão.
É previsto pela legislação que o presidente seja escolhido pelo empregador.
É previsto pela legislação que o presidente seja escolhido pelo conjunto de trabalhadores, durante a eleição da CIPA.
Pela legislação, o presidente é escolhido entre os representantes do empregador na CIPA, entre os titulares dessa comissão.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 26 - Sinalização de Segurança - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Em razão da diversidade de riscos verificados no ambiente de produção da empresa SEGTRAB-1, entendeu-se que será necessário padronizar aplicação de cores, de tal modo que seu significado seja sempre o mesmo, permitindo assim identificação imediata do risco local existente. Considerando os seguintes riscos associe na sequencia ordenada a referida cor, então temos (cilindro de oxigênio industrial, partes móveis de máquinas, recipiente de material radioativo, eletrodutos e mangueira de oxigênio do equipamento de soldagem oxiacetilênica):
cor preta, cor laranja, cor púrpura, cor cinza escuro e cor verde.
cor verde, cor laranja, cor púrpura, cor branca e cor preta;
cor cinza escuro, cor laranja, cor púrpura, cor preta e cor verde.
cor preta, cor amarela, cor prata, cor cinza escuro e cor verde.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Segundo a NR 17, que trata da Ergonomia, são parâmetros descritos a seguir, exceto:
A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa.
Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes são recomendadas condições de conforto como índice de temperatura efetiva entre 20ºC (vinte) e 23ºC (vinte e três graus centígrados) e velocidade do ar não superior a 0,75m/s.
Nas atividades de processamento eletrônico de dados, deve-se, salvo o disposto em convenções e acordos coletivos de trabalho, observar que o empregador não deve promover qualquer sistema de avaliação dos trabalhadores envolvidos nas atividades de digitação, baseado no número individual de toques sobre o teclado, inclusive o automatizado, para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie.
Nas atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, e a partir da análise ergonômica do trabalho, não devem ser incluídas pausas para descanso intrajornada, ficando estas reservadas para o pós-jornada.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
O canteiro de Obras é definido pela NR 18 como Área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra. Leia abaixo algumas exigências estabelecidas para a organização dentro de um Canteiro de Obras, e assinale a alternativa INCORRETA:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Sobre a NR-23, que trata da proteção contra incêndios, é incorreto afirmar que:
O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre utilização dos equipamentos de combate ao incêndio.
O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança.
O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre dispositivos de alarme existentes.
As aberturas, saídas e vias de passagem não devem ser assinaladas por meio de sinais luminosos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Em relação à NR 4, que estabelece os SESMT, assinale a alternativa incorreta:
As empresas que possuam mais de 50% (cinquenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau de risco.
Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho das empresas que operem em regime sazonal deverão ser dimensionados, tomandose por base a média aritmética do número de trabalhadores do ano civil anterior.
Ao profissional especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho é permitido parcialmente o exercício de outras atividades na empresa, durante o horário de sua atuação nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
São profissionais que compõem os SESMT descritos a seguir, segundo a NR 4. Assinale a incorreta:
Enfermeiro do Trabalho - enfermeiro portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Enfermagem do Trabalho, em nível de pós-graduação, ministrado por universidade ou faculdade que mantenha curso de graduação em enfermagem.
Engenheiro de Segurança do Trabalho - engenheiro ou arquiteto ou dentista portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, em nível de pós-graduação.
Médico do Trabalho - médico portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Medicina do Trabalho, em nível de pós-graduação, ou portador de certificado de residência médica em área de concentração em saúde do trabalhador ou denominação equivalente, reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação, ambos ministrados por universidade ou faculdade que mantenha curso de graduação em Medicina.
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho - auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem portador de certificado de conclusão de curso de qualificação de auxiliar de enfermagem do trabalho, ministrado por instituição especializada reconhecida e autorizada pelo Ministério da Educação.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
A obrigatoriedade da estruturação de Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador, no local de trabalho tem suas disposições na Norma Regulamentadora de número:
Nº 5.
Nº 4.
Nº 7.
Nº 9.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 25 - Resíduos Industriais - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Em relação à NR 25, referente aos resíduos industriais, assinale a incorreta:
Os trabalhadores envolvidos em atividades de coleta, manipulação, acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento e disposição de resíduos devem ser capacitados pela empresa, de forma continuada, sobre os riscos envolvidos e as medidas de controle e eliminação adequadas.
Os resíduos sólidos e líquidos de alta toxicidade e periculosidade devem ser dispostos com o conhecimento, aquiescência e auxílio de entidades especializadas/públicas e no campo de sua competência.
A empresa deve evitar a redução da geração de resíduos por meio da adoção das melhores práticas tecnológicas e organizacionais disponíveis.
Os resíduos industriais devem ter destino adequado sendo proibido o lançamento ou a liberação no ambiente de trabalho de quaisquer contaminantes que possam comprometer a segurança e saúde dos trabalhadores.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Em relação à NR 32, o empregador deve assegurar capacitação aos trabalhadores, antes do início das atividades e de forma continuada, devendo: ser ministrada sempre que ocorra uma mudança das condições de exposição dos trabalhadores aos agentes biológicos; ser realizado durante a jornada de trabalho; ser administrado por profissionais de saúde familiarizados com os riscos inerentes aos agentes biológicos. Assinale a incorreta, em relação ao que deve ser incluso nessa capacitação:
Medidas a serem adotadas pelos trabalhadores no caso de ocorrência de incidentes e acidentes.
Descrição do ambiente físico de trabalho.
Normas e procedimentos de higiene.
Os dados disponíveis sobre riscos potenciais para a saúde.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...