Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com base na Lei Maria da Penha, que estabelece mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, julgue os itens a seguir.
I Toda mulher goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.
II A violência doméstica e familiar contra a mulher é qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial em qualquer relação afetiva, desde que o agressor coabite ou tenha coabitado com a agredida.
III É considerada violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras, a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
IV Entre as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher está a violência sexual, entendida também como impedimento de usar qualquer método contraceptivo.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
Considere as afirmações abaixo.
I. Reconhecimento da obrigação do Estado em prestar de forma parcial os serviços no campo da seguridade, sobretudo com a instituição do SUS.
II. A instituição da seguridade social como sistema básico de proteção social.
III. Reconhecimento da assistência social e do seguro desemprego como direito social. A ação social do Estado sofreu, sobretudo na última década, uma ampla agenda de reformas, modificando o papel da proteção social.
A partir da constituição de 1988, foram impulsionados os aspectos
I, apenas.
I, e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Uma das estratégias utilizadas na interlocução entre o Serviço Social e as instituições, na garantia de direitos dos usuários, baseia-se na linguagem escrita, a partir do registro do processo de conhecimento e de intervenção em uma realidade concreta. Sobre as diferentes formas de registro, julgue os itens que se seguem.
O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, determinada situação.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Quanto à concepção do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) expressa na Política Nacional de Assistência Social, que foi aprovada no ano de 2004, assinale a opção incorreta.
A proteção social deve garantir segurança de sobrevivência, de acolhida e de convívio ou vivência familiar.
A segurança de acolhida atua inicialmente, na provisão de necessidades humanas básicas, como a alimentação, o vestuário e o abrigo, próprios da vida humana em sociedade.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade privada, sem fins lucrativos, que executa serviços da proteção social especial.
A centralidade da família, adotada na concepção e implementação da política de assistência social, foi incorporada como diretriz de organização dessa política pública após a concepção do SUAS.
A vigilância social, referência de organização dos serviços socioassistenciais, refere-se à produção e à sistematização de informações e indicadores das situações de vulnerabilidade e de risco social e pessoal.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
O Laudo é utilizado, no meio judiciário, como mais um elemento de prova, com a finalidade de dar suporte à decisão judicial, a partir de uma determinada área do conhecimento.
I. Oferece elementos de base social para a formação de um juízo e tomada de decisão que envolve direitos fundamentais e sociais.
II. Trata-se de exposição e manifestação sucinta, enfocando-se, objetivamente, a questão ou situação social analisada e os objetivos do trabalho solicitado e apresentado; a análise da situação, referenciada em fundamentos teóricos, éticos e técnicos, inerentes ao Serviço Social.
III. É o documento específico elaborado por Assistente Social, que se traduz na apresentação descritiva e interpretativa de uma situação da questão social, enquanto objeto da intervenção desse profissional.
IV. Possui uma estrutura que, geralmente, se constitui de uma introdução − que indica a demanda judicial e os objetivos, em uma identificação breve dos sujeitos envolvidos −, da metodologia e de um relato analítico da construção histórica da questão estudada.
V. É um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer, com profundidade e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional.
Estão corretas apenas:área do conhecimento. No caso específico do Serviço Social, sobre o Laudo Social, pode-se afirmar:
Serviço Social - Democracia e cidadania na sociedade contemporânea - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2007
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
A participação social é um importante instrumento da democracia participativa. Nesta perspectiva, o fortalecimento da sociedade civil é condição essencial ao processo de gestão social. Há, contudo, uma diferença substantiva, muitas vezes negligenciada por analistas desatentos, entre democracia participativa e democracia representativa. Assim, é correto afirmar:
1- Democracia participativa valoriza os indivíduos atomizados, enquanto a democracia representativa apóia-se em atores coletivos.
2- A democracia participativa valoriza os atores coletivos, enquanto a democracia representativa apóia-se nos indivíduos atomizados.
3- Tanto a democracia representativa, quanto a democracia participativa, estruturam-se em torno de atores coletivos.
O correto está somente em:
1
2
2 e 3.
1 e 3.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O processo de trabalho do serviço social não está isento de polêmicas, dada a concepção a que esteve vinculado. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
O trabalho profissional constitui parte fundamental de processos de trabalho que se organizam em conformidade com as exigências sociopolíticas, moldando-se em função das similaridades entre as condições e as relações sociais dos contextos em que se realiza.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Foram tantas as transformações nas identidades e nas práticas de gênero no Brasil, que é possível acreditar-se na ocorrência de um processo de reestruturação das relações de gênero nas mais variadas dimensões da vida social. Acerca do assunto, assinale a opção que não contém fatores que possam ter influenciado nessa mudança.
Aumento das taxas de separação e divórcio, que levam a um declínio da família nuclear formada pelo casal e seus filhos.
Procura do mercado de trabalho pelas mulheres casadas apenas como forma de resolver as dificuldades econômicas apresentadas pela família.
Queda dos índices de fecundidade, que se aproximam da taxa que apenas repõe a população original, em torno de dois filhos por mulher.
Aumento do nível de escolaridade das mulheres, com a conseqüente abertura de mais oportunidades de realização de ações e de compreensão do mundo.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A relação entre o Serviço Social e as políticas de seguridade social é anterior à sua institucionalização pela Constituição Federal. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
A assistência social passou a ser considerada direito social a partir da criação da Legião Brasileira de Assistência (LBA), em 1942.
A intervenção profissional no campo da assistência social e a participação dos assistentes sociais e de suas entidades representativas nos movimentos de defesa de direitos sociais e do Estado democrático datam do século passado.
A seguridade social instituída pela Constituição Federal possibilitou a homogeneização do sistema, de forma integrada e articulada.
As políticas de seguridade social são aquelas que garantem os direitos à saúde, à educação básica, à moradia, à assistência social e à previdência social.
A atuação do assistente social orientada pela concepção de seguridade social inscrita na Constituição requer conhecimento das necessidades das elites políticoeconômicas do país.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção incorreta com relação às características do planejamento participativo.
Parte de uma visão estrutural da sociedade, em que se verifica que a maioria das pessoas não dispõem de meios necessários para seu mínimo bem-estar e não há participação real.
É uma ferramenta para que grupos de qualquer nível possam diversificar sua ação e contribuir na busca de fins sociais mais amplos.
Foi desenvolvido para empresas, instituições e grupos que têm como primeiro objetivo a geração de riqueza material como forma de satisfazer as necessidades básicas do ser humano.
Lança mão de um conjunto de conceitos, modelos, técnicas e instrumentos que permitem utilizar processos científicos e ideológicos para intervir na realidade na direção definida pelo grupo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...