Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os trabalhadores sob efeito de drogas têm três vezes mais probabilidade de atrasar-se ou faltar ao serviço, e, conforme pesquisa da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), em 1990, a dependência de álcool era o terceiro motivo para o absenteísmo no trabalho. Com base nessas informações e em aspectos relacionados ao assunto, julgue os itens seguintes.
I A Organização Internacional do Trabalho (OIT) considera como absenteísmo apenas as ausências ao trabalho não justificadas por licença médica.
II As experiências de atuação em nível institucional por meio de programas de prevenção ao uso de drogas no trabalho mostram que a redução no uso de drogas, especialmente do álcool, não tem contribuído para diminuir as faltas ou os acidentes de trabalho.
III Estudos realizados em vários países não permitem que se conclua que a causa do absenteísmo geral seja o excesso de consumo de bebida alcoólica, mas os resultados confirmam que, entre os bebedores pesados, é altamente provável que as ausências ao trabalho se dêem por esse motivo.
IV Mesmo tendo caráter de comportamento individual, o absenteísmo de um trabalhador cria, para os demais trabalhadores da empresa, problemas muitas vezes ignorados pelos gestores de recursos humanos.
Estão certos apenas os itens
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
O parecer profissional emitido pelo assistente social sobre as demandas de uma família desabrigada, em decorrência de desabamento de barreira em época de chuva, requer:
1. opinião fundamentada, tendo como referência situações similares.
2. enfoque objetivo da questão sob a ótica do equilíbrio ambiental e das condições sanitárias da população.
3. conhecimento específico do Serviço Social relacionado à situação social analisada.
4. conhecimento sobre legislação específica, políticas e programas sociais relacionados à demanda.
5. conhecimento dos recursos e programas sociais complementares em âmbito local.
Está(ão) correta(s):
2, 4 e 5, apenas.
3, 4 e 5, apenas
1 e 2, apenas.
3 e 4, apenas
4, apenas.
O Estado de Bem Estar Social, consolidado no século XX em grande número de países, pode ser definido como
organizador de sistemas de garantias legais tendo como objetivo organizar, fora da esfera privada, o acesso a bens e serviços que assegurem a proteção social em face a vulnerabilidade social.
um sistema que previne os riscos sociais diante da pobreza individualmente construída e se propõe garantir uma rede de serviços em todas as áreas sociais.
organizador de sistemas de garantias legais tendo como objetivo organizar, no âmbito da esfera privada, o acesso a bens e serviços que assegurem a proteção social em face a vulnerabilidade social.
um sistema de proteção social que está destinado exclusivamente aos segmentos que se encontram fora do mercado de trabalho: doença, deficiência, infância e velhice.
a questão social não foi pensada, na construção do Estado de Bem Estar Social como um problema público e portanto fora dos preceitos legais.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Alguns autores têm defendido a idéia da desconstrução da categoria trabalho, prevendo o fim das possibilidades de emancipação humana que ele desencadeia. Nessa linha de raciocínio, o fim da classe trabalhadora como um dos elementos centrais do processo de sociabilidade humana ocorrerá quando
o número de pessoas que vive da venda de sua força de trabalho aumentar significativamente, em escala mundial.
os produtos (mercadorias) encontrados em todo o mercado mundial não forem mais resultado concreto do trabalho vivo puro, mas, sim, da interação entre trabalho vivo e trabalho morto.
o trabalho deixar de ser significativo para a produção de mais valia, para a criação de valor e para a reprodução do capital.
aumentar a quantidade de trabalhadores dedicados ao trabalho temporário ou irregular sem carteira assinada e sem direitos trabalhistas e previdenciários.
houver enormes contingentes de trabalhadores desempregados que efetivamente não tenham nenhum significado para a produção de uma coletividade.
Entendendo-se emergir da sociedade civil, o processo de participação social tem alcançado grande relevo, quer na esfera da mundial ou nacional, através das ONGS, face a ocupação do espaço governamental nas lacunas de implementação de políticas e programas de cunho social. A compreensão atual dessas organizações reflete para os profissionais do Serviço Social:
Expressam o desvirtuamento ou redução do conceito de sociedade civil, na sua maioria não correspondendo aos fins para que se destine;
Servem aos interesses das classes hegemônicas do capitalismo;
Representam os interesses de grupos privilegiados sejam esses privados ou governamentais;
Fidelidade aos interesses das categorias dos trabalhadores em geral.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Para efetivar o Sistema Único de Assistência Social é necessário que a assistência social seja considerada como uma política pública obedecendo aos seguintes requisitos:
I ser planejada, o que exige o conhecimento prévio da realidade por meio da função de vigilância social, conhecendo demandas e necessidades e construindo metas.
II ser orçamentada, o que implica o desenvolvimento da tecnologia de orçamento na assistência social, além da definição de percentuais de gastos anuais.
III desenvolver tecnologia de gestão, conhecimentos teóricos e metodologia de trabalho social, o que acarreta o fortalecimento dos mecanismos de gestão democrática e participativa.
IV ser avaliada, o que implica a necessidade de discussão de resultados e de seus indicadores.
A quantidade de itens certos é igual a
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A profissionalização e o desenvolvimento do serviço social são fruto do padrão de desenvolvimento do pós-guerra. Esse padrão de desenvolvimento demarca um largo ciclo expansionista da economia internacional, sob a liderança do setor industrial. A crise desse padrão de desenvolvimento ocorre em meados da década de 70, quando a economia mundial apresenta claros sinais de estagnação, com altos índices inflacionários e com uma mudança na distribuição do poder no cenário mundial.
Tendo o texto como referência e com relação às mudanças no padrão de produção mundial a partir da década de 80 do século passado, assinale a opção incorreta.
O processo de trabalho torna-se mais flexível em oposição à rigidez da linha de produção em massa e em série.
O mercado de trabalho passa a operar com maior rigidez em relação aos direitos do trabalhador, rejeitando a contratação de trabalhadores de maneira informal.
Para que possam atender às particularidades das demandas dos mercados consumidores, os produtos deixam de ser necessariamente produzidos em série.
Ocorre uma nova estruturação dos serviços financeiros e comerciais, gerando desigualdade no desenvolvimento das regiões e alterando as noções de tempo e espaço.
Implanta-se a terceirização: empresas enxutas reúnem em torno de si pequenas e médias empresas que fornecem produtos e serviços.
Serviço Social - Supervisão e assessoria técnica no Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Ao CFESS − Conselho Federal do Serviço Social e ao CRESS − Conselho Regional de Serviço Social competem orientar, disciplinar, fiscalizar e defender o exercício da profissão do Assistente Social. Assim, a resolução CFESS nº 493/2006 dispõe sobre as condições éticas e técnicas do exercício profissional, considerando
a dimensão teórico-metodológica implícita na prática profissional interventiva e que necessita ser direcionada e fiscalizada, haja visto as dificuldades dos profissionais em defini-las e exercitá-las.
as possibilidades espaciais oferecidas pelas entidades prestadoras dos serviços de assistência social, independentemente da questão da adequação e privacidade no atendimento.
a necessidade do posicionamento ético-político efetivo, haja vista as ocorrências de má conduta profissional denunciadas nestes órgãos e merecedoras de averigüações e medidas cabíveis.
a adequação do espaço físico para o atendimento do usuário, a portas fechadas, de forma a garantir o sigilo, tanto para abordagens individuais como coletivas, conforme as características dos serviços prestados.
a praxis profissional do assistente social e a interdisciplinaridade entre os vários saberes envolvidos no desenvolvimento das ações.
Serviço Social - O Serviço Social nas ONGs - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A divisão do trabalho em uma organização não-governamental (ONG) pode ser identificada por meio de vários instrumentos. A cerca desses instrumentos julgue os itens subseqüentes.
O organograma de uma ONG representa graficamente a sua divisão interna de trabalho, no sentido horizontal, e explicita as diferentes áreas de atuação. Devido ao caráter voluntário de suas ações, não contempla sua representação gráfica vertical.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
No processo de diagnóstico institucional, a escolha dos membros da equipe responsável pela condução do trabalho é um passo essencial para que o seu resultado seja representativo do conjunto da instituição. Acerca do assunto, assinale a opção incorreta.
A equipe de diagnóstico institucional deve funcionar como grupo-tarefa especialmente designado para esse fim, enquanto o diagnóstico estiver sendo realizado; uma vez terminado o trabalho, essas pessoas voltam a se dedicar às suas tarefas normais.
Deve ser envolvido na equipe de diagnóstico institucional o maior número possível de pessoas, especialmente as que ocupem cargos de responsabilidade, atentando-se para a operacionalidade do grupo.
Todos os membros da equipe de diagnóstico institucional devem ter ligação forte com a instituição, ou seja, são indivíduos que se preocupam com a instituição.
A composição da equipe deve ser desconhecida do restante da instituição, para preservar os avaliadores e garantir seu acesso às informações sensíveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...