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Acerca da NOB / 93 é correto afirmar
Prevê uma modalidade de descentralização de natureza autoritária ao priorizar uma articulação direta entre a esfera federal e as instâncias municipais
Representa uma inflexão no processo de descentralização em cumprimento às determinações do Banco Mundial
Re-edita a NOB/91 à medida que descarta a centrali-dade do município e das unidades federadas na implementação do Sistema Único de Saúde
Prevê o enquadramento dos municípios em quatro modalidades de gestão, considerando os diferentes estágios de capacitação política, técnica e administrativas dos municípios
A continuidade e a ampliação do controle público na política de saúde dependem principalmente
Das Conferências Nacionais de Saúde e das Agências Reguladoras de nível federal
Dos Conselhos de Saúde em esfera Nacional, Estadual e Municipal
Dos Poderes Legislativo e Executivo, em nível Estadual e Municipal
Das administrações, nas diferentes esferas de governo, e dos movimentos sociais populares.
Acerca da proporção de recursos destinados ao financiamento público da saúde no Brasil, é correto afirmar que
Cerca de 1/4 deles são de origem privada
Cerca de 2/5 deles é de origem privada
Cerca de 2/3 deles são de origem pública
Os recursos são, totalmente, de origem pública.
O atual debate em torno da saúde no Brasil apresenta como preocupações centrais
A reorganização do setor, relativamente à repartição das responsabilidades entre os setores público e privado, a eficácia e a descentralização dos serviços
A integralidade das ações de saúde como forma de garantia do Sistema Único de Saúde em sua totalidade
O sistema de referência e contra-referência, respeitando o aparato legal e as Normas Operacionais Básicas relativas ao Sistema Único de Saúde
A necessidade de conclusão de um arcabouço legal da área de saúde, sobretudo, no que diz respeito à participação popular e ao controle social do Sistema Único de Saúde
Seguindo a lógica dos ajustes estruturais impostos ao Brasil, o Banco Mundial recomenda em relação à política de saúde
O afastamento do Estado quanto às providências necessárias à manutenção da saúde em nível primário e secundário
O afastamento do Estado quanto às medidas necessárias à manutenção da saúde em níveis secundário e terciário em países da periferia do capitalismo
Um Estado provedor de assistência básica universalizada e incentivador do setor privado na assistência especializada em níveis secundário e terciário
Um Estado provedor da assistência especializada e incentivador da assistência básica que deveria ficar a critério das organizações não governamentais e filantrópicas.
É competência da direção municipal do Sistema Único de Saúde:
Formar consórcios administrativos intermunicipais
Promover a descentralização para os municípios dos serviços e das ações de saúde
Identificar os serviços estaduais e municipais de referência nacional para o estabelecimento de padrões técnicos de assistência a saúde
Estabelecer normas, em caráter suplementar, para o controle e avaliação das ações e serviços de saúde
O dever do Estado de garantir a saúde consiste
Na exclusão do dever dos indivíduos, famílias, empresas, organizações não governamentais e sociedade, no que trata de atenção à saúde nos níveis de alta complexidade
Na exclusão da livre iniciativa quanto à assistência oferecida em saneamento e à atenção médica de todos os níveis, assegurando o acesso universal e igualitário
Na revisão periódica da listagem oficial de doenças originadas do processo de trabalho, bem como o estabelecimento de condições de acesso universal e igualitário a todos os trabalhadores às ações e serviços prestados quanto a sua promoção, proteção e recuperação
Uma avaliação profunda das políticas de saúde na contem-poraneidade deve considerar
O perfil epidemiológico da população, as instituições de saúde, o Estado de Bem-Estar Social e o saneamento básico
O tipo de assistência oferecida em saneamento e atenção médica, alterações dos critérios de avaliação do estado de saúde da população e redimensionamento do papel e funções do Estado
A atenção médica de níveis primário, secundário e terciário, a vigilância sanitária, o saneamento básico e as alterações do meio ambiente
As alterações do estado de saúde da população em razão de mudanças econômicas, sociais e culturais, a atenção médica de nível primário e as determinações de organismos internacionais.
A Lei que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS é
Lei no 504, de 20/05/1990
Lei no 8.142, de 28/12/1990.
Lei no 12.192, de 25/10/1993
Lei no 8.080, de 19/09/1990.
A concepção de "universalização excludente", de uso corrente pelos analistas do Sistema Único de Saúde, refere-se à exclusão
dos trabalhadores do setor informal sem inscrição na Previdência Social.
dos trabalhadores que percebem o salário mínimo
de segmentos sociais de camadas médias e de operarzado qualificado
dos trabalhadores engajados em movimentos sindicais
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