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Segundo Raul de Carvalho, as bases para o surgimento do Serviço Social no Brasil têm origem na doutrina social da Igreja. Neste contexto, a instituição que se destaca como pioneira no processo formativo da profissão no Brasil é:
o Centro de Estudos e Ação Social de São Paulo (CEAS);
o Departamento de Assistência Social do Estado;
a Escola de Serviço Social de Bruxelas;
o Departamento Social do Trabalho;
a Escola Técnica do Serviço Social da PUC-SP.
O processo denominado por José Paulo Netto como "intenção de ruptura" evidenciou-se e explicitou-se primeiramente:
como forma de protesto contra o movimento de reconceituação;
como produto universitário sob o ciclo autocrático burguês;
como isolamento intelectual dos assistentes sociais progressistas;
a partir de um movimento de alianças com os partidos de esquerda no Brasil;
de forma a contestar os movimentos contrários ao regime militar.
Segundo Zélia Torres, num grupo que tenha a estrutura cooperativa, uma das características básicas é:
o entrosamento;
a cordialidade;
a cooperação;
a participação;
o dinamismo.
Quando se examina o papel das mães das camadas populares e das classes médias na composição do orçamento doméstico, podemos observar:
uma participação reduzida no orçamento, tendo em vista a necessidade de cuidar dos filhos;
uma grande quantidade de atribuições, seja mediante atividades profissionais, seja produzindo no próprio lar;
um aumento dos afazeres associado ao aumento da demanda por emprego por parte dos cônjuges;
a presença das mulheres no ambiente familiar, o que demonstra a redução dos postos de trabalho;
o trabalho doméstico das mulheres determinando o maior quantitativo de salário na família.
As entidades não-governamentais de atendimento à criança e ao adolescente somente poderão funcionar depois de registradas:
no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;
no Conselho Municipal de Assistência Social;
nas entidades representativas da sociedade civil, ligada à infância e juventude;
na Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente das Câmaras Municipais;
no Ministério Público.
As crianças menores de dez anos somente poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição de espetáculos quando acompanhadas:
dos tios ou qualquer responsável;
da presença de um representante do ministério público;
dos pais e da presença de um juiz da infância e do adolescente;
de qualquer pessoa maior de 21 anos;
dos pais ou responsável.
Para efeitos da proteção da criança e do adolescente, é proibido qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a menores de:
13 anos;
14 anos;
16 anos;
12 anos;
18 anos.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90, para efeitos da adoção, o adotante deve ser, pelo menos:
15 anos mais velho que o adotando;
20 anos mais velho que o adotando;
16 anos mais velho que o adotando;
03 anos mais velho que o adotando;
10 anos mais velho que o adotando
Devemos considerar como aspectos centrais da questão social na contemporaneidade:
a mercantilização das relações sociais e a primazia do mercado;
a redução dos gastos na área social e as demandas da classe trabalhadora;
o aumento da oferta de trabalho e ampliação dos direitos sociais;
a ampliação do desemprego e a ampliação da precarização das relações de trabalho;
a mobilização da organização sindical contra o desemprego e a informalidade.
A ética na relação com o indivíduo e com a sociedade, na concepção de Mario Sérgio Cortella, deve levar em conta:
as transformações microssocietárias;
as modificações individuais;
as leis do mercado;
a compreensão de um projeto coletivo;
as modificações institucionais.
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