Questões de Serviço Social do ano 0000

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Podemos dizer que a nova tendência em Recursos Humanos é:

  • A.

    Valorização das experiências e atuação mediante as especialidades, baseados na utilização de várias técnicas de Administração de Recursos Humanos.

  • B.

    Valorização das competências e do capital intelectual, orientando para a obtenção dos resultados estratégicos.

  • C.

    Valorização do controle jurídico administrativo e legal com políticas de Recursos Humanos inexistentes.

  • D.

    Valorização dos recursos humanos visando a produtividade.

O levantamento de necessidades de treinamento pode ser efetuado em três diferentes níveis de análise. São eles:

  • A.

    Organização total, dos recursos humanos, e das operações e tarefas.

  • B.

    Departamento, do setor e da seção.

  • C.

    Eficiência, da eficácia e dos objetivos.

  • D.

    Estratégico, tático e operacional.

Assinale a alternativa FALSA:

  • A.

    No processo de treinamento as pessoas aprendem ou adquirem conhecimentos específicos.

  • B.

    No processo de treinamento as pessoas adquirem habilidades em função de objetivos definidos.

  • C.

    No processo de treinamento as pessoas dificilmente modificam atitudes diante das relações entre pessoas.

  • D.

    O treinamento é um processo educacional aplicado de maneira geralmente sistemática e organizada.

Para Yazbek, o formato às políticas sociais no país é(são):

  • A.

    Políticas casuístas, inoperantes, fragmentadas, superpostas, sem regras estáveis ou reconhecimento de direitos.

  • B.

    Políticas casuístas, inoperantes, fragmentadas, superpostas, com regras estáveis e pouco reconhecimento de direitos.

  • C.

    Políticas casuístas, inoperantes, fragmentadas, superpostas, com poucas regras estáveis ou reconhecimento de direitos.

  • D.

    Políticas casuístas, inoperantes, fragmentadas, superpostas, com poucas regras, com reconhecimento de direitos.

Dentre as várias competências do Conselho Nacional de Assistência Social temos:

  • A.

    Articular, nas Instâncias superiores, ações no campo da As-sistência Social.

  • B.

    Apresentar proposta sobre a Política Nacional de Assistência Social.

  • C.

    Desenvolver a Política Nacional e Estadual de Assistência Social.

  • D.

    Aprovar a Política Nacional de Assistência Social.

A Assistência Social tem como um dos seus objetivos:

  • A.

    A proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescên-cia e à velhice.

  • B.

    O desenvolvimento bio-psico-social do cidadão.

  • C.

    O atendimento das solicitações pessoais e profissionais dos indivíduos

  • D.

    A garantia da satisfação dos indivíduos na sociedade.

As instâncias deliberativas do sistema de Assistência Social são:

  • A.

    Conselho Nacional de Assistência Social; Conselhos Estaduais de Assistência Social; Conselho de Assistência Social do Distrito Federal; Conselhos Municipais de Assistência Social.

  • B.

    Conselho Nacional de Assistência Social; Conselho de Assistência Social do Distrito Federal; Conselhos Municipais de Assistência Social

  • C.

    Conselho Nacional de Assistência Social; Conselhos Estaduais de Assistência Social; Conselhos Municipais de Assistência Social.

  • D.

    Conselho Nacional de Assistência Social; Conselhos Estaduais de Assistência Social; Conselho de Assistência Social do Distrito Federal.

Assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    A entrevista é uma técnica que envolve maior dose de subjeti-vidade e imprecisão.

  • B.

    A entrevista é basicamente um sistema de comunicação ligado a outros sistemas.

  • C.

    O treinamento apropriado do entrevistador contribui substan-cialmente para melhorar o grau de confiança e a validade da entrevista.

  • D.

    Na entrevista livre o entrevistador tem como objetivo não permitir uma profundidade no conteúdo abordado.

Podemos afirmar que o processo da entrevista apresenta cinco etapas fundamentais. São elas:

  • A.

    Preparação da entrevista, ambiente, processamento da entr-vista, análise do candidato e fechamento da entrevista.

  • B.

    Preparação da entrevista, ambiente, processamento da entrevista, análise do candidato e resultado da entrevista.

  • C.

    Preparação da entrevista, ambiente, processamento da entrevista, fechamento da entrevista e avaliação do entrevistado.

  • D.

    Preparação da entrevista, aplicação de testes, processamento da entrevista, análise do candidato e fechamento da entrevista.

Podemos afirmar que a entrevista padronizada ou dirigida se caracteriza por:

  • A.

    Realizar perguntas abertas ao entrevistado e registrar no formulário.

  • B.

    Um roteiro previamente estabelecido pelo entrevistador utilizando geralmente um formulário.

  • C.

    Uma conduta livre do entrevistador direcionando alguns pontos que quer abordar.

  • D.

    Não especificar questões mas sim o tipo de resposta desejada.

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