Questões de Serviço Social do ano 0000

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Na recuperação da trajetória intelectual da profissão encon-tramos um antigo dilema colocado por aqueles que não reco-nhecem ser o Serviço Social um ramo específico do saber, com potencial científico autônomo. Para os defensores dessa idéia o Serviço Social, entre as ciências, se situa de fato co-mo:

  • A.

    Uma técnica de intervenção no social que, por não ter a tradição da reflexão teórica, tampouco incorpora pers-pectiva teórico-metodológica à sua ação.

  • B.

    Uma prática profissional eminentemente interventiva que prioriza a dimensão teórico-metodológica, ou seja, habilidade no manejo da instrumentalidade profissio-nal.

  • C.

    Um instrumento de ação das Ciências Sociais, entretan-to, dotado de teoria própria.

  • D.

    Prática, predominantemente, interventiva possuidora de uma metodologia de ação profissional que articula ele-mentos teóricos à sua especificidade como parceira das Ciências Sociais.

Percebe-se hoje entre os Assistentes Sociais uma busca de se atribuir à prática profissional uma "nova qualidade" tanto no recinto da análise teórica da sociedade e da profissão, quanto no exercício da prática cotidiana no interior do mercado de trabalho. Segundo Marilda Iamamoto, enfrentar essa questão supõe romper com uma dupla visão que vem marcando o de-bate sobre a prática profissional, qual seja:

  • A.

    A perspectiva filantrópica e humanística.

  • B.

    A tendência fatalista e messiânica

  • C.

    O enfoque neo-tomista e positivista.

  • D.

    A influência desenvolvimentista e tecnocrática.

No cenário social contemporâneo, a gestão da questão social assume novas dimensões no âmbito da redução das ações re-guladoras do Estado e encolhimento das suas funções soci-ais. Nesse sentido as políticas sociais assumem característi-cas de:

  • A.

    Iniciativas a serem tratadas sob a lógica da solidarieda-de social.

  • B.

    Ações de natureza essencialmente compensatória.

  • C.

    Políticas distributivas e redistributiva.

  • D.

    Atos de seletividade e priorização.

Com a Constituição Federal de 1988 e com a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, pela primeira vez, a Assis-tência Social, em nível dos textos legais, foi alçada ao status de política pública. Nesse sentido Potyara Pereira entende política pública como sendo:

  • A.

    Alocação autoritária de decisões do governo .

  • B.

    Ação coletiva que concretiza direitos sociais declarados e garantidos em lei.

  • C.

    Distribuição de bens e serviços aos mais necessitados.

  • D.

    Provisão de mínimos de subsistência às classes subal-ternas.

No plano internacional, a emergência de novas modalidades de articulação entre o estatal e o privado tem como pano de fundo a crise do Estado contemporâneo, que faz ressurgir o ideário liberal e a restauração do mercado como instância de mediação societária. Nessas circunstâncias que modelo de Estado foi colocado em xeque?

  • A.

    Neoliberal.

  • B.

    Democrata.

  • C.

    Social-democrata.

  • D.

    Socialista.

É correto afirmar que:

  • A.

    A noção de necessidade, na concepção funcionalista, resulta de uma visão abstrata do homem.

  • B.

    Que as necessidades não são uma práxis social determinada, ao mesmo tempo, pelas exigências da produção e pela luta de classes nas diferentes frentes.

  • C.

    Que a noção de necessidade, na concepção funcionalista, resulta de uma visão abstrata e concreta do homem

  • D.

    Que as necessidades são uma práxis social, porém não são determinadas, pelas exigências da produção e pela luta de classes nas diferentes frentes.

Podemos afirmar que:

  • A.

    A observação é uma técnica de coleta de dados para obter parte das informações.

  • B.

    A observação possibilita meios indiretos e satisfatórios para estudar os fenômenos.

  • C.

    A observação é uma técnica de coleta de dados que não consiste apenas em ver e ouvir.

  • D.

    A observação obriga ao investigador um contato menos direto com a realidade.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

  • A.

    A oferta do ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador.

  • B.

    O atendimento, preferencialmente, da oferta do ensino noturno regular.

  • C.

    O acesso ao ensino obrigatório como direito público privado.

  • D.

    O atendimento em creche para crianças de 0 a 7 anos.

Podemos definir planejamento como:

  • A.

    Antecipar mentalmente uma ação a ser realizada.

  • B.

    Algo que tem começo, meio e fim.

  • C.

    Predição, aponta o que está para acontecer.

  • D.

    Análise de uma prática já realizada.

Assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Diagnosticar significa ir além da percepção imediata.

  • B.

    Diagnosticar significa ir além da mera opinião ou descrição.

  • C.

    Diagnosticar significa problematizar a realidade.

  • D.

    Diagnosticar significa fotografar a realidade sem autocrítica.

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