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Na recuperação da trajetória intelectual da profissão encon-tramos um antigo dilema colocado por aqueles que não reco-nhecem ser o Serviço Social um ramo específico do saber, com potencial científico autônomo. Para os defensores dessa idéia o Serviço Social, entre as ciências, se situa de fato co-mo:
Uma técnica de intervenção no social que, por não ter a tradição da reflexão teórica, tampouco incorpora pers-pectiva teórico-metodológica à sua ação.
Uma prática profissional eminentemente interventiva que prioriza a dimensão teórico-metodológica, ou seja, habilidade no manejo da instrumentalidade profissio-nal.
Um instrumento de ação das Ciências Sociais, entretan-to, dotado de teoria própria.
Prática, predominantemente, interventiva possuidora de uma metodologia de ação profissional que articula ele-mentos teóricos à sua especificidade como parceira das Ciências Sociais.
Percebe-se hoje entre os Assistentes Sociais uma busca de se atribuir à prática profissional uma "nova qualidade" tanto no recinto da análise teórica da sociedade e da profissão, quanto no exercício da prática cotidiana no interior do mercado de trabalho. Segundo Marilda Iamamoto, enfrentar essa questão supõe romper com uma dupla visão que vem marcando o de-bate sobre a prática profissional, qual seja:
A perspectiva filantrópica e humanística.
A tendência fatalista e messiânica
O enfoque neo-tomista e positivista.
A influência desenvolvimentista e tecnocrática.
No cenário social contemporâneo, a gestão da questão social assume novas dimensões no âmbito da redução das ações re-guladoras do Estado e encolhimento das suas funções soci-ais. Nesse sentido as políticas sociais assumem característi-cas de:
Iniciativas a serem tratadas sob a lógica da solidarieda-de social.
Ações de natureza essencialmente compensatória.
Políticas distributivas e redistributiva.
Atos de seletividade e priorização.
Com a Constituição Federal de 1988 e com a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, pela primeira vez, a Assis-tência Social, em nível dos textos legais, foi alçada ao status de política pública. Nesse sentido Potyara Pereira entende política pública como sendo:
Alocação autoritária de decisões do governo .
Ação coletiva que concretiza direitos sociais declarados e garantidos em lei.
Distribuição de bens e serviços aos mais necessitados.
Provisão de mínimos de subsistência às classes subal-ternas.
No plano internacional, a emergência de novas modalidades de articulação entre o estatal e o privado tem como pano de fundo a crise do Estado contemporâneo, que faz ressurgir o ideário liberal e a restauração do mercado como instância de mediação societária. Nessas circunstâncias que modelo de Estado foi colocado em xeque?
Neoliberal.
Democrata.
Social-democrata.
Socialista.
É correto afirmar que:
A noção de necessidade, na concepção funcionalista, resulta de uma visão abstrata do homem.
Que as necessidades não são uma práxis social determinada, ao mesmo tempo, pelas exigências da produção e pela luta de classes nas diferentes frentes.
Que a noção de necessidade, na concepção funcionalista, resulta de uma visão abstrata e concreta do homem
Que as necessidades são uma práxis social, porém não são determinadas, pelas exigências da produção e pela luta de classes nas diferentes frentes.
Podemos afirmar que:
A observação é uma técnica de coleta de dados para obter parte das informações.
A observação possibilita meios indiretos e satisfatórios para estudar os fenômenos.
A observação é uma técnica de coleta de dados que não consiste apenas em ver e ouvir.
A observação obriga ao investigador um contato menos direto com a realidade.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
A oferta do ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador.
O atendimento, preferencialmente, da oferta do ensino noturno regular.
O acesso ao ensino obrigatório como direito público privado.
O atendimento em creche para crianças de 0 a 7 anos.
Podemos definir planejamento como:
Antecipar mentalmente uma ação a ser realizada.
Algo que tem começo, meio e fim.
Predição, aponta o que está para acontecer.
Análise de uma prática já realizada.
Assinale a alternativa INCORRETA:
Diagnosticar significa ir além da percepção imediata.
Diagnosticar significa ir além da mera opinião ou descrição.
Diagnosticar significa problematizar a realidade.
Diagnosticar significa fotografar a realidade sem autocrítica.
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