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A definição de família adotada pela Lei Orgânica da Assistência Social é:
Unidade mononuclear, vivendo sob o mesmo teto, cuja economia é mantida pela contribuição de seus integrantes.
O conjunto de pessoas elencadas no artigo 16 da Lei no 8.213, de 24 julho de 1991, desde que vivam sob o mesmo teto.
Unidade mononuclear, vivendo sob o mesmo teto.
Unidade de referência entre pessoas que vivam sob o mesmo teto.
No terreno da atuação profissional com o social, os espaços ocupacionais naturalmente que não são exclusivos do Assistente Social e é onde encontram-se as relações de poder e competitividade entre os(as) trabalhadores(as). Pergunta-se: De acordo com as últimas discussões levadas a efeito pelo CFESS é possível delimitar espaços ocupacionais no trato das questões sociais contemporâneas?
É perfeitamente possível delimitar campos profissionais
Delimitada a especificidade é possível delimitar os campos profissionais
Não há como delimitar com precisão os campos profissionais partilhados por outros profissionais.
Só a competência do profissional será capaz de estabelecer fronteiras aos campos profissionais.
24. O aprofundamento do debate contemporâneo sobre ética e Serviço Social ensejou a desmistificação do aspecto corporativo do antigo Código de Ética Profissional. O Novo Código (Lei no 8.662) expressa a seguinte perspectiva:
Garante um controle pela sociedade da qualidade e probidade das práticas profissionais dos Assistentes Sociais
Prioriza dimensões relativas à eficiência e eficácia da ação profissional.
Amplia as atribuições profissionais para adequá-las à competitividade do mercado
Torna mais genérico e abrangente as possibilidades da prática profissional no sentido de minimizar os efeitos restritivos do mercado de trabalho
Não resta dúvida de que o projeto de mobilização do "voluntariado" é parte da estratégia neoliberal de desresponsabilização do Estado no atendimento às necessidades e direitos sociais das grandes maiorias. O que fazer ante a "onda" de "voluntariado" que vem atravessando o trabalho dos profissionais em Serviço Social?
Por não constituir-se ameaça à dimensão ético-política da profissão, o "voluntariado" não merece preocupações
É preciso mobilizar esforços que possibilitem a transição do papel de voluntariado a outro tipo de inserção política, com distinto direcionamento social.
Associar-se às iniciativa no sentido de fazer crescer as alternativas de solução, uma vez que o Estado deverá tornar-se progressivamente mínimo.
Entendê-lo como parte da subjetividade da prática social
O projeto ético-político profissional expressa a perspectiva hegemônica impressa ao Serviço Social brasileiro. Tem suas raízes nas forças sociais progressistas e está fundado nas reais condições sociais em que se materializa a profissão. Para que este projeto se consolide é necessário:
Associar seu conteúdo jurídico à sua perspectiva operacional no âmbito das instituições públicas.
Integrar seu direcionamento social a uma proposta pedagógica sugerida pelas classes trabalhadoras.
Articular as dimensões ético-políticas, acadêmicas e legais que lhe atribuem sustentação.
Pôr em prática suas competências e atribuições privativas.
Os artigos 4o e 5o da Lei no 8.662, de 07/06/1993 que regulamenta a profissão dos Assistentes Sociais dizem respeito a:
Balizas de fiscalização do exercício profissional.
Princípios ético-políticos da profissão
Procedimentos técnico-operacionais.
Competências e atribuições privativas do Assistente Social.
No contexto de teoria social marxiana, dizer que a prática social não se revela na sua imediaticidade, significa dizer que:
a realidade é sempre obscura e fenomênica.
o real concreto é antes uma abstração
o movimento da realidade é mediado, também, pelo fetichismo
as formas sociais se obscurecem historicamente
Francisco de Oliveira, analisando as políticas sociais do governo Fernando Henrique e a constituição do Conselho do Programa Comunidade Solidária, observa que o projeto do governo combina diretrizes fortemente liberais com uma prática populista e atos de desrespeito às representações constituídas pela sociedade brasileira. Assinale os órgãos de Assistência Social que foram extintos neste período.
SAS; CNAS; LBA.
LBA; CBIA; CONSEA.
CONANDA; CBIA; LBA
CONSEA; MPAS; SAS.
Para Martinelli: "Na pesquisa qualitativa todos nos expressamos como sujeitos políticos, o que nos permite afirmar que ela, em si mesma, é um exercício político". Marque a opção que relaciona corretamente a pesquisa quantitativa à qualitativa.
Como modalidades totalmente opostas entre si.
Como recursos passíveis de complementaridade e articulação
Como modelos dependentes da opção do pesquisador.
Ao contrário de pesquisa qualitativa a quantitativa não expressa qualidade ao seu produto
Segundo Henri Lefebvre em todo processo de investigação é importante manter duas coisas. Não interessa a vida sem conceito, nem o conceito sem vida. É fundamental articular conceito e vida. Se o Serviço Social constitui-se uma prática essencialmente interventiva, o papel que cabe à pesquisa na prática profissional dos Assistentes Sociais é:
secundário pois sua importância limita-se ao âmbito da pós-graduação
Função suplementar em determinados tipos de atuação pois o Serviço Social não necessita desenvolver cotidianamente a pesquisa para agregar elementos teóricos à sua especificidade.
Iniciativa desnecessária ao processo de intervenção uma vez que o Serviço Social, no seio da divisão sócio-técnica do trabalho, situa-se como disciplina de intervenção
Recurso fundamental para possibilitar sentido de praxis a ação profissional.
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