Questões de Serviço Social do ano 2003

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Sabe-se que o Assistente Social não tem como objetivo último de seu fazer profissional a mera produção de conhecimentos, mas um conhecimento que informe a ação e que busque a transformação das representações sociais. Os para-digmas do conhecimento que mais têm influenciado o Serviço Social são

  • A.

    Doutrinarismo, Positivismo, Ecletismo, Pluralismo.

  • B.

    Racionalismo, Empirismo, Fenomenologia e a Dialética.

  • C.

    Teoricismo, Historicismo, Racionalismo, Dialética.

  • D.

    Tomismo, Positivismo, Tecnicismo, Reducionismo

Sabe-se que dentre algumas questões polêmicas que continuam a permear o debate sobre a concepção de metodologia no ensino do Serviço Social subsiste aquela relacionada à con-fusa dicotomia que se faz entre metodologia do conhecimento e metodologia de ação. Iamamoto coloca que dois problemas constituem fontes dessa separação. Estes problemas são:

  • A.

    A crise dos paradigmas e a revolução tecnológica.

  • B.

    O excesso de empirismo e a imediaticidade da prática

  • C.

    A relação teoria e prática e a elucidação do estatuto da metodologia no contexto da ação profissional

  • D.

    A recusa do teoricismo e a busca do praticismo.

Na recuperação da trajetória intelectual da profissão encon-tramos um antigo dilema colocado por aqueles que não reconhecem ser o Serviço Social um ramo específico do saber, com potencial científico autônomo. Para os defensores dessa idéia o Serviço Social, entre as ciências, se situa de fato como:

  • A.

    Uma técnica de intervenção no social que, por não ter a tradição da reflexão teórica, tampouco incorpora perspectiva teórico-metodológica à sua ação.

  • B.

    Uma prática profissional eminentemente interventiva que prioriza a dimensão teórico-metodológica, ou seja, habilidade no manejo da instrumentalidade profissional.

  • C.

    Um instrumento de ação das Ciências Sociais, entretanto, dotado de teoria própria

  • D.

    Prática, predominantemente, interventiva possuidora de uma metodologia de ação profissional que articula elementos teóricos à sua especificidade como parceira das Ciências Sociais

Percebe-se hoje entre os Assistentes Sociais uma busca de se atribuir à prática profissional uma "nova qualidade" tanto no recinto da análise teórica da sociedade e da profissão, quanto no exercício da prática cotidiana no interior do mercado de trabalho. Segundo Marilda Iamamoto, enfrentar essa questão supõe romper com uma dupla visão que vem marcando o debate sobre a prática profissional, qual seja:

  • A.

    A perspectiva filantrópica e humanística.

  • B.

    A tendência fatalista e messiânica

  • C.

    O enfoque neo-tomista e positivista.

  • D.

    A influência desenvolvimentista e tecnocrática.

Na sociedade brasileira, a política social, como estratégia de Estado, começa a ser implantada no contexto da emergência do capitalismo monopolista, como mecanismo de enfrenta-mento das seqüelas da questão social. Por questão social devemos compreender:

  • A.

    Todo e qualquer problema inerente à vida societária passível de solução, uma vez que ameaça a estabilidade democrática.

  • B.

    Privações impostas aos indivíduos situados fora do sistema produtivo, portanto não contribuintes do sistema tributário.

  • C.

    O elenco de necessidades inerentes aqueles que não conseguem ascender socialmente, mesmo quando produtivos.

  • D.

    Conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos peculiares à constituição e desenvolvimento da sociedade capitalista.

Com a Constituição Federal de 1988 e com a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, pela primeira vez, a Assistência Social, em nível dos textos legais, foi alçada ao status de política pública. Nesse sentido Potyara Pereira entende política pública como sendo:

  • A.

    Alocação autoritária de decisões do governo

  • B.

    Ação coletiva que concretiza direitos sociais declarados e garantidos em lei

  • C.

    Distribuição de bens e serviços aos mais necessitados.

  • D.

    Provisão de mínimos de subsistência às classes subalternas.

A política municipal a ser desenvolvida em relação ao tabagismo, conforme a orientação nacional, deve considerar:

  • A.

    a necessidade de punir os fumantes com pesadas multas, de modo a inibir o uso de cigarros.

  • B.

    a necessidade de garantir a liberdade individual dos fumantes.

  • C.

    o tabagismo como uma pandemia, exigindo a tomada de medidas legais para contenção do fumo em locais públicos.

  • D.

    que o hábito de fumar deve ser questionado apenas na fase adulta, diante da maior capacidade reflexiva nesta etapa da vida.

  • E.

    o direito de livre manifestação dos produtores de cigarros, facultando a propaganda.

A política de redução de danos, em relação a álcool, fumo e outras drogas, justifica, por exemplo, a doação de seringas a usuários de drogas injetáveis. Essa postura:

  • A.

    expressa um posicionamento contrário à criminalização de venda e uso de drogas.

  • B.

    considera os usuários de drogas pessoas incapazes de abandonar os vícios.

  • C.

    considera que, através da aproximação com os usuários, poderá levá-los a um melhor uso das drogas.

  • D.

    reconhece a dificuldade de abandonar o uso destas substâncias e a necessidade de viabilizar o acesso seguro a seu uso, através de apoio governamental.

  • E.

    valoriza a necessidade de utilização de diversas substâncias químicas, a fim de enfrentar as dificuldades da vida cotidiana.

No âmbito da intervenção em saúde, o trabalho numa equipe interdisciplinar com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, exige:

  • A.

    o cuidado de cada profissional para zelar pelas divisas de sua área, para assegurar a integridade das fronteiras de sua área de conhecimento e intervenção.

  • B.

    o desenvolvimento de uma parceria sobre um mesmo objeto construção de uma proposta comum de trabalho, resistindo a uma organização fragmentária das ações.

  • C.

    a perspectiva de diferentes ângulos de intervenção sem a necessidade de elaboração de uma proposta comum.

  • D.

    uma relação permeada por diálogos ocasionais sobre o conteúdo do trabalho dos vários profissionais.

  • E.

    a articulação complexa e temporalmente situada, exigindo de cada profissional a ultrapassagem de seus limites profissionais e o domínio de conteúdos de outras áreas do conhecimento.

O assistente social pode fazer parte da equipe dos Centros e Núcleos de Atenção Psicossocial � CAPs e NAPs � que vêm sendo instituídos nos municípios, para garantir a assistência a pessoas portadoras de transtornos mentais, redirecionando o modelo assistencial em saúde mental, ao incluir as seguintes atividades:

1) serviço ambulatorial de atenção diária, garantindo atendimento individual � medicamentoso, psicoterápico e de orientação.

2) atendimento grupal, envolvendo psicoterapia, grupos operativos, atividades de suporte social.

3) garantir atividades comunitárias, enfocando a integração do paciente na comunidade e sua inserção familiar e social.

4) atendimento asilar para pacientes com transtornos mentais severos.

5) envolver a realização de visitas domiciliares e o atendimento à família do paciente. Estão corretas:

  • A.

    1, 2 e 4 apenas

  • B.

    3 e 5 apenas

  • C.

    1, 3 e 4 apenas

  • D. 2, 3 e 4 apenas
  • E.

    1, 2, 3 e 5 apenas

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