Questões de Serviço Social do ano 2004

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo o Código de Ética do Assistente Social, constitui dever do assistente social nas suas relações com os usuários:

  • A.

    pronunciar-se em matéria de sua especialidade, sobre tudo quando se tratar de assuntos de interesse da população.

  • B.

    Empenhar-se na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.

  • C.

    articular juntamente com os usuários e com os movimentos de outra categorias profissionais que partilhem dos princípios do Código de ética e com a luta geral dos trabalhadores.

  • D.

    participar com liberdade na realização de seus estudos e pesquisas, resguardados os direitos de participação de indivíduos os grupos envolvidos em seus trabalhos.

  • E.

    democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários.

No que diz respeito ao Sigilo Profissional do Assistente Social, constante no código de ética de 1993, parágrafo único é correto afirmar que

  • A.

    o sigilo profissional somente protegerá o usuário quando este indicar o interesse naquilo que deseja que seja preservado.

  • B.

    o assistente social deve manter sigilo profissional naquilo que achar mais conveniente preservar sobre o usuário.

  • C.

    em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamento necessário.

  • D.

    em se tratando de trabalho multidisciplinar o assistente social deve compartilhar com os outros profissionais todos os problemas colocados pelos usuários.

  • E.

    a quebra do sigilo não é admissível em nenhuma situação, posto que o usuário deve ser preservado em sua individualidade.

O planejamento estratégico no Serviço Social se traduz pelo Método Altadir de Planejamento Popular, MAPP, uma vez que sua metodologia encontra alguns pontos de identificação com o modo de intervenção do Serviço Social na comunidade, pois o MAPP

  • A.

    atua nas situações de conflito e poder compartilhado.

  • B.

    utiliza as mesmas estratégias de intervenção do Serviço Social no que se refere aos seus instrumentais técnico-operativo

  • C.

    trabalha as questões sociais sob o ponto de vista de macro atuações na realidade social.

  • D.

    Identifica-se com a prática de Serviço social no que se refere ao modo de captar as necessidades e os problemas locais das populações / dos setores populares.

  • E.

    tem como objetivo principal transformar pessoas para trabalhar na comunidade.

Na trajetória da Assistência Social no Brasil, a presença do setor privado não se constitui uma novidade e mais recentemente o "terceiro setor" vem assumindo uma posição de centralidade. Este chamado "terceiro setor" é composto de

  • A.

    um amplo conjunto de organizações da iniciativa privada, atuando no interesse público não estatal que envolve instituições públicas e de economia mista.

  • B.

    um conjunto de ONGS que se organizam baseadas no voluntariado moderno, funcionando como extensão da política governamental reduzindo a responsabilidade do Estado.

  • C.

    organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela ênfase na participação voluntária, num âmbito não governamental, que dão continuidade às praticas tradicionais da filantropia e do mecenato.

  • D.

    fundações empresariais com fins lucrativos que passam pelas ONGS, comprometidas com a melhoria das condições de vida da população do país e com a democratização.

  • E.

    um amplo conjunto de modernas fundações empresariais de economia mista, comprometidas com o bem-estar social e com as políticas sociais dos governos federal, estadual e municipal.

O nível de conhecimento teórico da experiência profissional do assistente social exige a utilização do relatório elaborado à luz de uma determinada concepção teórico-metodológica. Nesse sentido, os registros na metodologia dialógica seguem um rigor técnico e por isso devem levar em consideração

  • A.

    a descrição das experiências vividas em nível empírico, prenhe de sentido e propósitos, as quais vão permitir o registro do diálogo entre a metausuário e a meta-assistente, em dois sentidos convergentes.-

  • B.

    um minucioso relato da experiência de vida do usuário que vai permitir contatar situações problemáticas, possibilitando ao assistente social intervir na solução de problemas.

  • C.

    a organização dos conteúdos revelados no diálogo, que expressem a visão de mundo do usuário com a interferência ou interpretação subjetiva do assistente social.

  • D.

    a análise dos elementos coletados no processo interativo a partir dos referentes indicados e classificados em conceitos, dando relevo a sua gênese e a temporalidade.

  • E.

    o registro de variáveis que emergiram no diálogo, que possibilitem a organização do estudo assim como permitam a elaboração das hipóteses de trabalho.

As crises econômicas de países emergentes como o Brasil afetam, principalmente, os grupos de baixa renda. Desse processo, emergem fenômenos tais como: a desagregação familiar, a gravidez precoce de adolescente, o aumento do trabalho infantil e o crescimento da chefia feminina da família. Nessa conjuntura, a participação do assistente social na implementação de políticas públicas deve pautar-se

  • A.

    na construção de um diagnóstico, considerando a diversidade e a temporalidade do contexto social e histórico antes de intervir.

  • B.

    na problematização das políticas sociais para grupos alvo, considerando aspectos positivos e negativos que interferem no bem estar dos grupos afetados socialmente.

  • C.

    na busca de subsídios junto aos Conselhos Paritários para analise da realidade social.

  • D.

    na atuação junto às instituições responsáveis pela execução das políticas sociais de modo a minimizar o enfoque assistencialista das mesmas, buscando subsídios junto aos Conselhos Paritários de situações que possam contribuir para análise da realidade social.

  • E.

    na consideração do contexto global e da diversidade dos problemas para a identificação das políticas especificas, para atendimento aos grupos alvo.

É correto afirmar que o instrumental da abordagem no Serviço Social se traduz num (a)

  • A.

    diálogo informal como meio de aproximação entre o assistente social e o usuário.

  • B.

    apropriação e recriação em cada tática especifica que se realiza, a partir dos objetivos profissionais, definidos dentro de uma conjuntura, apreendida em uma perspectiva teórica determinada.

  • C.

    certo número de aproximações sucessivas, cujo objetivo é a elaboração do diagnostico e do plano de tratamento sintetizados em relatórios.

  • D.

    abordagem numa perspectiva crítica que tem uma dimensão técnico-científica e na qual se baseia a escolha do instrumental.

  • E.

    abordagem com uma opção técnica única com a intencionalidade de provocar o diálogo franco entre o assistente e o usuário do sistema.

A ação profissional do Assistente Social, em qualquer espaço de trabalho, deve partir de uma visão de globalidade e historicidade. Nessa perspectiva, é condição fundamental que o Assistente Social conheça

  • A.

    a realidade social, o instrumental técnico e as vertentes metodológicas do Serviço Social.

  • B.

    os princípios e fundamentos que norteiam a sua atuação profissional.

  • C.

    o contexto histórico da situação problematizada, as variáveis intervenientes, o tempo e a dialética, a lógica de sua reflexão numa sociedade de classes.

  • D.

    o contexto de sua prática, as implicações do Serviço Social e os elementos pedagógicos da ação profissional.

  • E.

    o referencial teórico que norteia sua ação-reflexão-ação.

O trabalho do Assistente Social em instituições públicas ou privadas passa por vários níveis, como assessoria, consultoria, pesquisa, planejamento, administração, prestação de serviços. Na coordenação de uma equipe interdisciplinar sua ação pode se efetivar através da

  • A.

    elaboração de um parecer, interpretação e apresentação de propostas junto à direção e usuários sobre assuntos concernentes à política de ação da instituição

  • B.

    elaboração de um projeto para atender as necessidades identificadas junto aos usuários e funcionários da instituição.

  • C.

    definição de convênios ou parcerias que viabilizem a ação institucional junto aos seus usuários apresentando relatório à direção.

  • D.

    participação em equipes interdisciplinares com vistas ao estabelecimento de parcerias e convênios relativos à política social da instituição.

  • E.

    decisão politicamente correta acerca do plano de ação estratégico da administração.

Num levantamento para o estudo de situações socioeconômicas, o Assistente Social percebeu que as informações obtidas são insuficientes para conhecer em profundidade as questões problematizadas pelo usuário. Nesse caso, o instrumental utilizado corretamente para complementar os dados de seu estudo é

  • A.

    a abordagem grupal.

  • B.

    a entrevista continuada.

  • C.

    o aprofundamento do estudo das entrevistas.

  • D.

    a observação sistemática.

  • E.

    a visita domiciliar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...