Questões de Serviço Social do ano 2004

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O ato de planejar exige do Assistente Social a delimitação do objeto da intervenção. Nesse processo de construção e delimitação do objeto, é necessário que o planejador considere

  • a.

    a vontade da população, as demandas que são possíveis para a instituição, as definições e visão de mundo das chefias e as relações sociais ligadas à área de interesse dos diferentes sujeitos envolvidos.

  • b.

    que o objeto da intervenção é tácito e somente virá à tona quando os fatores relacionados com a realidade social forem elucidados.

  • c.

    que o objeto só pode ser definido posteriormente à organização dos meios e fins a que estão destinados os trabalhos da instituição.

  • d.

    o objeto como conseqüência dos objetivos específicos e que, para tanto, se leve em conta as áreas de conhecimento que mais possibilitam explicar o objeto, bem como a possível hierarquização dos saberes.

  • e.

    a área de interesse (demanda); o âmbito da reconstrução; a visão de mundo e os estereótipos das pessoas que ocupam posições no sistema de relações sociais ligados à área de interesse, bem como o conhecimento acumulado sobre a questão.

A preocupação com processos de avaliação de políticas e programas sociais tem crescido, visando melhorar os resultados do trabalho neste campo de atuação. Portanto, a avaliação das políticas sociais deve ter como perspectiva

  • a.

    o resgate das dimensões políticas e estratégicas das políticas sociais.

  • b.

    o resgate das dimensões políticas da avaliação que encontra-se referenciada na cidadania.

  • c.

    a cidadania e a reconstrução do socialismo utópico.

  • d.

    a melhoria na eficácia da prestação de serviço.

  • e.

    o resgate das dimensões técnicas da avaliação e da organização e hierarquização dos serviços.

De acordo com Maria da Glória Gohn, as Organizações Não-Governamentais são formas modernas de participação na sociedade contemporânea porque

  • a.

    se apresentam como executoras de atividades de interesse público fora da máquina estatal, com maiores custos e maior eficiência.

  • b.

    emergiram na década de 1990 e trabalham na linha da conscientização, politização, participação e partidarização da sociedade civil.

  • c.

    atuam no campo do desenvolvimento social e podem receber apoio financeiro internacional, já que contam com estrutura gerencial governamental.

  • d.

    se organizam em torno de direitos, tais como o direito à qualidade de vida, ao meio ambiente, à felicidade e à não-discriminação.

  • e.

    são parceiras e financiadas por organismos internacionais e governamentais, pois têm objetivos humanitários e comerciais e atuam em áreas independentes do governo, visando a participação da sociedade civil.

De acordo com a Lei Federal nº 9.790/99, podem se qualificar como OSCIP

  • a.

    as instituições religiosas e confessionais, as entidades de benefício mútuo restritas a seus sócios e as entidades de promoção da assistência social.

  • b.

    as fundações públicas, as cooperativas e as organizações de desenvolvimento econômico e social e de combate à pobreza.

  • c.

    as organizações de promoção do voluntariado, de preservação do meio ambiente e de promoção da cultura.

  • d.

    as entidades de promoção do desenvolvimento econômico e social, de combate à pobreza e as organizações sociais.

  • e.

    os sindicatos, as organizações sociais e as instituições religiosas e confessionais.

O Termo de Parceria instituído pela Lei Federal no 9.790/99 deve conter

  • a.

    a declaração de que a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público atua nas áreas de saúde, educação ou assistência social.

  • b.

    a estipulação de metas a serem atingidas e a previsão de receitas e despesas a serem realizadas.

  • c.

    o estatuto da entidade registrado em Cartório, a ata de eleição de sua diretoria e o balanço patrimonial.

  • d.

    a prestação de contas contábil e financeira, que será realizada pelo Conselho Fiscal da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e por um Auditor.

  • e.

    o estatuto da entidade registrado em Cartório, o objeto do convênio e os resultados obtidos.

O burocratismo tem como suas fontes principais

  • a.

    o Estado Moderno, a racionalidade e os movimentos sociais.

  • b.

    o Estado Moderno, a produção e as organizações políticas e sindicais.

  • c.

    a produção capitalista, o Estado filantropizado e as organizações sindicais.

  • d.

    a Igreja, a escola e a fábrica.

  • e.

    as instituições estatais (como exemplo, o INSS ) e as organizações políticas e sindicais.

Para a atuação na inter-relação institucional, o Assistente Social deve considerar

  • a.

    um conjunto articulado de saberes e práticas que se definem pelo lugar de destaque no âmbito das ciências humanas e sociais, bem como articulações definidas pelas relações de produção, sobretudo aquelas com influência direta da tecnificação.

  • b.

    as articulações definidas pelas relações de produção e o conjunto de conhecimentos que garantem a formação dos profissionais.

  • c.

    um conjunto articulado de saberes e práticas internalizadas na consciência comum de alguns agentes sociais e que são produzidos a partir das relações que se estabelecem entre os homens na produção da sua existência material.

  • d.

    um conjunto articulado de saberes e práticas internalizadas na consciência da população atendida e que são produzidos a partir das relações que se estabelecem entre os homens e as instituições nas quais são atendidos.

  • e.

    as articulações definidas pelas relações institucionais e o conjunto de conhecimentos que garantam a formação dos profissionais.

O termo burocracia, que tem sido utilizado para designar uma administração eficiente, pode também ser entendido como

  • a.

    um conjunto de ordens, documentos e hierarquia.

  • b.

    poder, contra poder e controle.

  • c.

    divisão de saberes e práticas e organização documental.

  • d.

    alienação, luta e organização racional.

  • e.

    poder, controle e alienação.

O Assistente Social, ao atender uma família cuja conduta foi considerada inadequada no âmbito dos relacionamentos intra-familiares, deve considerar que, numa sociedade burocrática, as condutas são

  • a.

    fruto de fatores genéticos que se consolidam na idade adulta.

  • b.

    aprendidas em instituições sociais, sobretudo na escola.

  • c.

    aprendidas, sendo a família uma instituição central nesse processo.

  • d.

    resultado do processo de orientação e sofrem maior influência na adolescência.

  • e.

    principalmente forjadas pelo processo produtivo.

Segundo Fernando Prestes Motta, a burocracia pode ser entendida como

  • a.

    um conjunto de ações que privilegiam o registro e a conversa, as quais permitem aos usuários das instituições trilhar caminhos pautados na complementaridade dessas ações.

  • b.

    estrutura social de caráter pessoal, porém pautada pela forma impessoal e hierarquicamente organizada com métodos racionais.

  • c.

    um conjunto de ações cuja direção é dada por um aparelho impessoal, organizado de forma articulada e horizontal.

  • d.

    estrutura social, na qual a direção das atividades coletivas fica a cargo de um aparelho impessoal hierarquicamente organizado.

  • e.

    o poder de chefes sobre os subordinados, criando mecanismos firmados na pessoalidade para organizarem suas ações e administrarem sob a lógica da irracionalidade.

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