Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa INCORRETA. As políticas sociais públicas no Brasil, para as classes subalternizadas, constituem-se num espaço que possibilita o acesso a benefícios e serviços que de outra forma lhe são negado. Espaço este caracterizado como:
mecanismo de exclusão e inclusão de lutas.
espaço de lutas
de confronto.
de expansão de direitos.
Assinale a alternativa correta. O movimento de reconceituação, tal como se expressou em sua tônica dominante na América Latina, representou um marco decisivo no desencadeamento do processo de revisão crítica do Serviço Social; no continente, na metade dos anos 60. Implicou num questionamento global da profissão no tocante a:
seus desafios da prática social.
seu projeto profissional abrangente.
seu novo perfil profissional.
seus fundamentos ídeo-teóricos, suas raízes sóciopolíticas, direção social da prática profissional e de seu modus operandi.
Sobre instrumentos de trabalho do assistente social, assinale a alternativa correta. O conjunto de conhecimentos e habilidades, ou seja, as bases teórico-metodológicas adquiridas pelo assistente social ao longo do seu processo formativo, são parte do acervo de seus meios de trabalho. A noção estrita de instrumento, como mero conjunto de técnicas, se amplia para abranger o conhecimento como meio de trabalho pelo qual:
é possível decifrar a realidade e clarear a condução do trabalho a ser realizado.
o assistente social detém todos os meios necessários para a efetivação de seu trabalho.
organiza o processo de trabalho do qual ele participa.
molda a sua inserção sócio-institucional.
Sobre interdisciplinaridade, assinale a alternativa correta. A interdisciplinaridade nos fortalece para um exercício coletivo. Na equipe interdisciplinar a relação entre os profissionais caracteriza-se por uma relação de:
ações articuladas
responsabilidade.
reciprocidade, mutualidade.
contribuição
Assinale a alternativa correta. A pesquisa social pode ser definida como o processo que, utilizando a metodologia científica, permite ao assistente social:
descobrir respostas para problemas.
o emprego de procedimentos científicos.
envolver todos os aspectos relativos ao homem.
a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social.
Leia com atenção o texto abaixo e assinale a alternativa INCORRETA. O assistente social tem sido historicamente um dos agentes profissionais que implementam políticas sociais, especialmente políticas públicas em atuação na relação direta com a população usuária. Hoje, o próprio mercado, demanda a formulação e a gestão de políticas sociais exigindo do assistente social:
um trabalho na esfera da execução.
uma ruptura com a atividade burocrática e rotineira.
buscar apreender o movimento da realidade para detectar tendências e possibilidades.
ir além das rotinas institucionais
Na América Latina o movimento de reconceituação, impulsionou o assistente social a formular um pensamento crítico sobre a realidade social. A questão metodológica coloca-se como dependente da realidade a ser trabalhada e dos objetivos a serem alcançados. O problema social é caracterizado não simplesmente pela sua forma aparente, mas, sobretudo:
pela questão sócio-histórica.
pelos aspectos concretos que se apreendem a partir de suas determinações sócio-históricas.
pelas tendências relacionadas às explicações concretas.
pelos aspectos fundamentais das ações profissionais.
Ao se resgatar a história do Serviço Social no Brasil, constata-se que se concebeu e transmitiu-se o Serviço Social como a própria superação da assistência. À medida que o assistente social busca legitimar-se pelos "benefícios" que produz; a assistência reveste-se de maior racionalidade. A concessão de auxílios é substituída pela introdução de:
abordagens individuais.
serviços sociais, programas, atividades educativas e outros.
aplicação de técnicas psicossociais.
orientações psicossociais.
A atuação do Assistente Social inclui a elaboração de laudos periciais, de informação e de pareceres e realização de vistorias sobre matéria de Serviço Social. Estas atribuições estão previstas
no Código de Ética Profissional, promulgado em 1993.
na Lei de Regulamentação da Profissão, nas competências definidas para Conselho Federal de Serviço Social.
na Lei de Regulamentação da Profissão, como atribuições privativas do Assistente Social.
na Lei Orgânica de Assistência Social, que regulamenta a ação das instituições públicas.
no Código de Ética Profissional, no capítulo referente a direitos e responsabilidades gerais do Assistente Social.
Segundo o Código de Ética Profissional, constituem direitos do Assistente Social, dentre outros:
o zelo pela integridade do espaço profissional, sobretudo nos casos nos quais observa-se a violação dos princípios da democracia.
o acesso à documentação de usuários em qualquer serviço público, quando isso significar garantia de atendimento integral ao cidadão.
a garantia de pluralismo na prática profissional, sem cerceamento político e ideológico.
a participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, bem como na formulação e implementação de programas sociais.
o pronunciamento em matéria de sua especificidade, sobretudo quando atingir interesses da categoria profissional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...