Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A função de assistência do profissional de serviço social significa a prestação de serviços conducentes à solução de problemas imediatos. Cita-se como etapa(s) metodológica(s):
Conhecimento do meio.
Diagnóstico.
Programação.
Execução e Avaliação.
As alternativas A, B, C e D estão corretas.
Os objetivos do serviço social perfilam-se em suprir desajustes sociais, na tentativa de adaptar, acoplar e integrar o homem ao seu meio. Qual o método da profissão que contempla os objetivos propostos?
S.S. caso.
S.S. grupo.
S.S. comunidade.
Nenhuma das alternativas está correta.
A, B e C estão corretas.
O Serviço Social caracteriza-se essencialmente pela caridade, beneficência e filantropia, consideradas como atitudes dominantes na Idade Média. Indivíduos de boa vontade exerciam a assistência procurando soluc ionar situações ou problemas particulares levados pelo espírito de caridade, solidariedade ou responsabilidade pessoal. Estamos falando de qual etapa histórica da evolução do serviço social?
Fase científica.
Fase pré-técnica.
Fase técnica.
Fase pré-científica.
Fase instrumental.
No campo profissional, contribuir para a criação da técnica do serviço social em níveis de indivíduos e unidades macrosociais, foi difundido pelo(a):
Idealismo.
Neopositivismo.
Dialética.
Hegemonia.
Epistemologia.
Uma profissão define-se, nas relações historicamente estabelecidas, pelo desenvolvimento das forças produtivas e das relações sociais entre classes dominantes e dominadas. Em outras palavras, podemos afirmar que a profissão implica em:
Saber e poder.
Método de Trabalho.
Remuneração pelo exercício
Ciclo operativo de uma área ou setor do universo que se trabalha.
Nenhuma das alternativas está correta.
Constitui-se Direito do Assistente Social, de acordo com o art. 2º do Código de Ética Profissional,
incentivar, sempre que possível, a prática profissional interdisciplinar.
articular com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios do código e com a luta geral dos trabalhadores.
assegurar ampla autonomia no exercício da profissão, não sendo obrigado a prestar serviços profissionais incompatíveis com as suas atribuições, cargos ou funções
zelar pela aplicação dos recursos assistenciais.
intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro profissional, salvo a pedido desse profissional.
Posicionamento em favor da eqüidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática, constitui-se, segundo código de ética profissional, em:
dever governamental.
direito do cidadão.
dever institucional.
princípio fundamental.
direito profissional.
Nos aspectos éticos e regulamentares da profissão do assistente social é vedado, pelo Capítulo III, art. 11-a:
Depor como testemunha sobre situação sigilosa do usuário de que tenha conhecimento no exercício profissional, mesmo qua ndo autorizado.
Revelar sigilo profissional.
Exercer sua autoridade de maneira a limitar ou cercear o direito do usuário de participar e decidir livremente sobre seus interesses.
Intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro profissional, salvo a pedido desse profissional, em caso de urgência seguido da imediata comunicação ao profissional, ou quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.
Aceitar nomeação como perito e/ou atuar em perícia quando a situação não se caracterizar como área de sua competência ou de sua atribuição profissional, ou quando infringir os dispositivos legais relacionados a impedimentos ou suspeição.
O código de Ética profissional do Assistente Social de 1993 toma como valor ético-político central a:
democracia
universalidade.
cidadania
autonomia
emancipação.
De acordo com o Código de Ética de sua categoria, fica vedado ao assistente social:
Repassar ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho
Emprestar seu nome e registro profissional a firmas, organizações e empresas para simulação do exercício efetivo do Serviço Social
Apresentar à Justiça, quando convocado na qualidade de perito ou testemunha, as conclusões do seu laudo ou depoimento, sem extrapolar o âmbito da competência profissional e violar os princípios éticos contidos nesse código
Comparecer perante a autoridade competente quando intimado a prestar depoimento, para declarar que está obrigado a guardar sigilo profissional nos termos desse código e da legislação em vigor
Incentivar a prática profissional interdisciplinar
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...