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Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
A Constituição Federal de 1988 determinou que a assistência social fizesse parte do sistema da seguridade social do país, junto com a saúde e a previdência social. Com essa nova determinação, a assistência social passou a ser direito do cidadão e responsabilidade do Estado. Com isso ficou estabelecido que as ações na área da assistência social deveriam ser realizadas de forma descentralizada e participativa. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a estas diretrizes.
A coordenação e execução dos respectivos programas, projetos, serviços e benefícios compete aos municípios.
A coordenação e normas gerais da assistência social compete à esfera federal.
A coordenação e normas gerais da assistência social competem a União, Estados e Municípios.
A coordenação e execução dos respectivos programas, projetos, serviços e benefícios compete ao Estado.
Em alguns casos, o beneficiário do BPC − Benefício de Prestação Continuada precisa ser representado por outra pessoa para requerer e receber o benefício. Nesse caso, o responsável por maior de 18 anos sem discernimento, considerado pela lei incapaz para atos da vida civil, deve apresentar como documento
curatela.
requerimento.
procuração.
guarda.
tutela.
A política social brasileira deve ser compreendida a partir do solo histórico que a constitui. Algumas características tem acompanhado de forma reiterada a nossa trajetória. São elas:
tutela, clientelismo, paternalismo, patrimonialismo.
filantropia, terceiro setor, modernismo, capitalismo.
proteção social, protagonismo, liberalismo, tecnocratismo.
burocracia, tecnicismo, protecionismo, individualismo.
solidariedade, benemerismo, desenvolvimentismo, pragmatismo.
Em relação aos quadros técnicos para a implantação do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, é INCORRETO afirmar:
O diagnóstico das gestões municipais e estaduais apresentados na V Conferência Nacional de Assistência Social (2005) revelou a defasagem tecnopolítica da força de trabalho da assistência social.
O agravamento das vulnerabilidades sociais e da precariedade de vida e de trabalho dos demandantes dos serviços socioassistenciais também amplia a fragilização das respostas profissionais dos trabalhadores da assistência social.
O trabalho na assistência social é totalmente independente da inteligência e do saber da força de trabalho humana.
A ressignificação da identidade do trabalhador da assistência social é um desafio, pois a caridade e a benemerência, impregnaram inclusive as representações dos próprios trabalhadores da área.
Recursos humanos na gestão da assistência social é matéria prima e processo de trabalho fundamental. A assistência social não opera por tecnologias substitutivas do trabalho humano.
A PNAS − Política Nacional de Assistência Social, bem como várias outras políticas sociais brasileiras, focam suas ações na família. Um dos princípios da PNAS é o da matricialidade familiar. Esse princípio dispõe que nos trabalhos a serem realizados com as famílias DESCONSIDERE- SE
a perspectiva de se centrar não apenas nas vulnerabilidades, mas nas potências e desejos da família e de seus membros.
o levantamento dos serviços e programas relativos às várias políticas públicas.
o conhecimento sistematizado do perfil da população e dos respectivos territórios de incidência das ações.
o quadro de recursos humanos a ser utilizado, capacitado e supervisionado.
a visão de atomização e individualização da família, atribuindo-lhe a solução de seus problemas.
O SUAS, Sistema Único de Assistência Social, é um novo modelo de gestão dos programas da assistência social, com o objetivo de reorganizar o atendimento, agilizar repasse de recursos federais e estabelecer um sistema de parceria e cofinanciamento dos programas envolvendo as três esferas de governo. Seu processo de implementação encontra-se em construção, envolvendo governo e sociedade civil para seu aperfeiçoamento. Parte dos municípios brasileiros, já estão habilitados no SUAS. Esse número, segundo o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em julho de 2008, chegou a
59%
76%
89%
98%
100%
Oferecer proteção integral às famílias e seus membros, prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações são alguns dos objetivos específicos
da proteção social básica, realizada especialmente na rede socioassistencial.
do Programa ProJovem Urbano, integrado à proteção social especial.
da proteção social especial, realizada nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social.
do Programa Bolsa Família, acompanhado pelas Secretarias Municipais de Assistência Social.
do Programa Atenção Integral à Família, desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social.
No âmbito da PNAS − Política Nacional de Assistência Social, garantir o direito à convivência familiar e comunitária e contribuir para o processo da autonomia e da emancipação social das famílias são alguns dos objetivos específicos
do Programa Bolsa Família.
do Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
da proteção social especial.
da proteção social básica.
do pacto de aprimoramento de gestão.
A Conferência Nacional de Saúde, precedida por conferências municipais e estaduais, é o espaço mais importante do mecanismo de participação social na área, e tem por objetivo
integrar os serviços de saúde de forma regionalizada e hierárquica, constituindo um sistema único e formular políticas de saúde.
avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política no setor.
incentivar a participação comunitária, abordando questões do debate do movimento sanitário e avaliando as ações em âmbito regional.
acompanhar a universalidade das ações e a descentralização com controle social.
compreender que saúde é um direito de todos e um dever do Estado, deliberando sobre assistências eletivas.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao Programa Bolsa Família (PBF), que atende a 11,1 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros, assinale a opção correta.
O PBF tem três tipos de benefícios: o básico, no valor de R$ 62,00; o variável, no valor de R$ 20,00, e o variável vinculado ao adolescente, no valor de R$ 30,00. Este último é pago a todas as famílias do PBF que tenham adolescentes de 16 e 17 anos frequentando a escola.
O governo federal criou o cadastro único para programas sociais, para identificar as famílias beneficiárias do PBF. Sua base de informações é de uso exclusivo pelos governos municipal e federal para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas.
A gestão de benefícios do programa PBF se dá tanto de forma descentralizada como centralizada. A forma de gestão descentralizada é aquela em que os municípios sem termo de adesão publicado no Diário Oficial da União realizarão as atividades de gestão de benefícios enviando ofícios à Secretaria Nacional de Renda de Cidadania.
O controle social do PBF, por meio exclusivo dos conselhos municipais de assistência social, consiste na participação da sociedade civil nos processos de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública e na execução das políticas e programas públicos.
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