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Com base na atual legislação que rege a profissão de assistente social, julgue os itens seguintes.
A carteira de identificação profissional expedida pelos conselhos regionais de serviço social habilita e confere ao assistente social identidade e reconhecimento profissional em todo o território nacional.
Com relação ao tema educação em saúde, julgue os itens subsequentes.
A educação em saúde, segundo o Ministério da Saúde, deve promover tanto o senso de responsabilidade individual quanto a solidariedade e a responsabilidade comunitária.
Com relação ao tema educação em saúde, julgue os itens subsequentes.
A intervenção do profissional do serviço social na saúde deve fundamentar-se no conceito de educação em saúde como ciência, ou, mais especificamente, como a arte de agir com reflexão.
Os parâmetros para a atuação de assistentes sociais na área da saúde, elaborados por iniciativa do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), têm como finalidade referenciar a intervenção dos profissionais de serviço social nessa área. Considerando o que dispõe o mencionado documento e o debate acerca do exercício profissional do assistente social no âmbito da política de saúde, julgue os próximos itens.
As perspectivas de aprofundamento da responsabilização individual e de refilantropização das políticas de seguridade social de acordo com os ideais capitalistas contemporâneos fundamentam os parâmetros para a atuação de assistentes sociais na saúde.
Os parâmetros para a atuação de assistentes sociais na área da saúde, elaborados por iniciativa do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), têm como finalidade referenciar a intervenção dos profissionais de serviço social nessa área. Considerando o que dispõe o mencionado documento e o debate acerca do exercício profissional do assistente social no âmbito da política de saúde, julgue os próximos itens.
Os parâmetros para a atuação de assistentes sociais na saúde configuram-se como um manual de apropriação pontual das ações profissionais na saúde, de acordo com as diferentes especialidades da área médica.
Os parâmetros para a atuação de assistentes sociais na área da saúde, elaborados por iniciativa do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), têm como finalidade referenciar a intervenção dos profissionais de serviço social nessa área. Considerando o que dispõe o mencionado documento e o debate acerca do exercício profissional do assistente social no âmbito da política de saúde, julgue os próximos itens.
Os parâmetros estabelecidos para a atuação de assistentes sociais na saúde incluem a perspectiva do serviço social clínico, proposta de recondução da profissão à área da saúde, fundamentada na compreensão dos determinantes sociais, econômicos e culturais que interferem no processo saúdedoença.
Os parâmetros para a atuação de assistentes sociais na área da saúde, elaborados por iniciativa do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), têm como finalidade referenciar a intervenção dos profissionais de serviço social nessa área. Considerando o que dispõe o mencionado documento e o debate acerca do exercício profissional do assistente social no âmbito da política de saúde, julgue os próximos itens.
De acordo com os pressupostos do SUS, o assistente social deve desconsiderar, ao realizar suas ações profissionais na saúde, as dimensões subjetivas vividas pelo usuário e sua família.
A orientação e o acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias são ações sócio-educativas articuladas no âmbito dos processos sócio-assistenciais. Pensando essas ações no bojo das políticas sociais e em sua dimensão técnico-operativa, assinale a alternativa correta.
Essas ações não interferem, diretamente, na formação de condutas e subjetividades de sujeitos que frequentam o cotidiano dos diferentes espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social.
O desenvolvimento dessas ações está desarticulado dos processos de planejamento e gestão.
A orientação e o acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias são ações profissionais que devem possuir características de ajuda psicossocial individualizada.
O processo reflexivo, característico das ações sócio-educativas, se desenvolve no percurso que o assistente social faz com os usuários para buscar respostas para suas necessidades, imediatas ou não.
Ações sócio-educativas são planejadas e equacionadas aos objetivos do Serviço Social, mas devem ser desconectadas do conjunto de outras ações desenvolvidas nos processos político-organizativos, para que tenham efetividade.
No que se refere ao trabalho com indivíduos, grupos e famílias, é correto afirmar:
A orientação e o acompanhamento são ações de natureza socioeducativa que interferem diretamente na vida dos indivíduos, dos grupos e das famílias.
A escuta qualificada só pode ser utilizada por profissional de Serviço Social, como requisito fundamental do trabalho para elaboração de Perícia, Parecer e Estudo Social.
As ações de cunho socioeducativo, inscritas no campo político-ideológico, não podem constituir mecanismos de ação do Assistente Social por não garantir o pluralismo teórico.
A entrevista é utilizada como forma exclusiva de conhecer a realidade do usuário, que deve ser encaminhado para o Ministério Público, após identificadas suas demandas.
O Assistente Social só realizará ações socioeducativas com acompanhamento interdisciplinar, considerando a natureza educativa da ação.
As ações socioeducativas com indivíduos, grupos e famílias podem ser caracterizadas como
processos político-organizativos (conjunto de ações profissionais), processos de planejamento e gestão (conjunto de ações de planejamento) e processos de financiamento e contratação de terceiros, sem os quais o Assistente Social não efetiva as ações com a coletividade.
meios de efetivar os processos de emancipação política, nos termos de Gramsci, e, na sequência, a emancipação humana, de acordo com Marx. As ações socioeducativas são vias únicas para os Assistentes Sociais construírem seu projeto hegemônico.
programas vinculados às diferentes políticas sociais (seguridade social, habitação, criança e adolescente, emprego e renda, entre outras), de natureza pública ou privada, exceto no campo sociojurídico.
ações planejadas, equacionadas ao objetivo do Serviço Social e conectadas ao conjunto de outras ações desenvolvidas no âmbito dos processos socioassistenciais e dos processos político-organizativos.
processos educativos com a utilização de inúmeros recursos, podendo ser terapêuticos ou ocupacionais.
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