Questões de Serviço Social do ano 2011

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Sobre o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O NASF deverá ser composto por, no mínimo três profissionais de nível superior de ocupações coincidentes.

( ) Deve atuar de forma integrada à rede de serviços de saúde, a partir das demandas identificadas.

( ) Deve ser constituído por equipes multidisciplinares de conhecimento.

( ) Tem com objetivo substituir as conhecidas Equipes Saúde da Família – ESF.

A sequência está correta em

  • A.

    F, F, V, V

  • B.

    V, F, V, F

  • C.

    F, V, F, V

  • D.

    V, F, F, V

  • E.

    F, V, V, F

Em uma empresa, o assistente social foi requisitado para contribuir com o seu conhecimento profissional no âmbito da saúde e segurança do trabalho. Tendo incorporado o conjunto de saberes e práticas do campo da Saúde do Trabalhador, a sua intervenção

  • A. adotará um enfoque de análise biológico e individual, demarcando o ambiente laboral como objeto de investigação/ intervenção para identificação dos riscos.
  • B. considerará a inevitabilidade dos riscos e a cotidiana interação do trabalhador com os objetos e meios de trabalho, potencialmente causadores do adoecimento.
  • C. privilegiará como foco de análise o processo de trabalho e o trabalhador, elegendo este como principal sujeito nas relações trabalho-saúde.
  • D. priorizará a investigação das condições de vida, dos hábitos individuais e familiares como elementos centrais nos processos saúde-doença.
  • E. elegerá como prática sistemática a responsabilização do trabalhador pela própria saúde e pela prevenção das doenças através da adoção de hábitos saudáveis.

O perfil de morbimortalidade dos trabalhadores no Brasil, atualmente, caracteriza-se pela coexistência de

I - agravos que têm relação com condições de trabalho específicas, como os acidentes de trabalho típicos e as doenças profissionais;

II - doenças que têm sua frequência, surgimento ou gravidade modificados pelo trabalho, denominadas doenças relacionadas ao trabalho;

III - doenças comuns ao conjunto da população, que têm relação de causa com o trabalho e condicionam a saúde dos trabalhadores.

Está de acordo com o perfil de morbimortalidade dos trabalhadores brasileiros APENAS o que está citado em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. II e III.

Com relação às estratégias de marketing social das empresas, verifica-se que os (as)

  • A. sites na Internet decodificam as informações para as comunidades assistidas.
  • B. balanços sociais possibilitam transparência e prestação de contas à sociedade.
  • C. eventos de premiação repercutem imediatamente no mercado consumidor.
  • D. seminários temáticos visam à legitimação social frente à opinião pública.
  • E. campanhas na mídia são direcionadas aos especialistas em cidadania corporativa.

As novas políticas estatais voltadas para o consumo abusivo e a dependência de drogas deixaram de enfatizar a repressão para investir na prevenção. Um dos seus princípios postula que

  • A. a questão das drogas deve ser tratada como um problema de segurança pública.
  • B. a viabilização das ações antidrogas depende da inserção das famílias dos usuário
  • C. as abordagens do problema das drogas devem ser focadas nas drogas ilícitas.
  • D. as políticas em relação às drogas devem ser integradas às políticas sociais gerais.
  • E. o enfrentamento das drogas deve readequar os traços socioculturais dos usuários.

Nas empresas, os programas de qualidade de vida no trabalho buscam

  • A. adequar o funcionamento do mercado interno de trabalho por meio da capacitação.
  • B. elevar os padrões de qualidade e confiabilidade dos processos, produtos e serviços.
  • C. enquadrar hábitos e cuidados pessoais através de uma intervenção normativa.
  • D. estabelecer a relação entre disciplina do trabalho e desempenho técnico.
  • E. fortalecer a marca dos produtos e a imagem da organização com ações pedagógicas.

Analise as ações abaixo, relacionadas aos atuais desdobramentos das demandas empresariais.

I - Desvalorização dos programas socioeducativos participativos.

II - Descarte dos programas assistenciais das empresas, através de sua terceirização.

III - Transdisciplinaridade substituindo os espaços profissionais, multiprofissionais e interprofissionais, principalmente nos programas socioeducativos.

É(São) tendência(s) contraditória(s) à possibilidade de avanço da perspectiva de ruptura APENAS a(s) ação(ões)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. II e III.

Em um programa empresarial, o assistente social atua nos afastamentos do trabalho e nos processos de readaptação e reabilitação. Considerado antigo e tradicional, esse programa é de

  • A. análise e acompanhamento médico-social individual e grupal.
  • B. atenção e assistência multidisciplinar de saúde.
  • C. educação e desenvolvimento de recursos humanos em saúde.
  • D. segurança e higiene industrial.
  • E. saúde e qualidade de vida.

Na atualidade, o gerenciamento da força de trabalho apresenta estratégias de persuasão, tendo em vista que o objetivo dos dirigentes empresariais é

  • A. estabelecer as regras do jogo ditadas pela desconfiança e pelo confronto aberto entre patrões e empregados.
  • B. capturar a subjetividade operária com a supressão dos mecanismos coercitivos e o incentivo à sua emancipação.
  • C. estimular a participação dos trabalhadores nas decisões estratégicas da empresa e na repartição dos seus lucros.
  • D. reconhecer a luta pelo direito de organização nos locais de trabalho e por melhores condições laborais.
  • E. sitiar os comportamentos transgressivos e rebeldes das lideranças fabris, convertendo-as em colaboradoras.

Desde o início da industrialização no Brasil, a gestão de pessoal foi deixada em segundo plano, uma vez que a mão de obra sempre foi considerada abundante, barata e facilmente substituível. Dois eixos, no entanto,marcaram a definição dos modelos de gestão de recursos humanos nas empresas brasileiras, que são o (a)

  • A. desenvolvimento da força de trabalho e o controle de qualidade.
  • B. disciplinamento da força de trabalho e a concessão de benefícios.
  • C. participação da força de trabalho e a pesquisa de clima.
  • D. qualificação da força de trabalho e o plano de carreiras.
  • E. retenção da força de trabalho e a avaliação de desempenho.
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