Questões de Serviço Social do ano 2011

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 62 a 67.

Nas fundações empresariais, constitui uma das frentes de trabalho dos assistentes sociais a coordenações de programas de voluntariado em projetos de responsabilidade social desenvolvidos por essas fundações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre as relações dos assistentes sociais com as instituições empregadoras e outras, é correto afirmar que

  • A.

    denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes do Código de Ética Profissional, mobilizando, inclusive, o Conselho Regional, caso se faça necessário, é um dos direitos do assistente social.

  • B.

    é um dos direitos do assistente social empregar com transparência as verbas sob a sua responsabilidade, de acordo com os interesses e necessidades coletivas dos usuários.

  • C.

    contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária é um dos deveres do assistente social.

  • D.

    é um dos deveres do assistente social integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho que dela disponham.

  • E.

    programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente é um dos direitos do assistente social.

Considerando a atual racionalidade técnica na área de recursos humanos, novas exigências passam a interferir no conteúdo das atividades do assistente social na administração dos benefícios, tais como a

  • A.

    ampliação dos serviços e a cobertura total

  • B.

    otimização dos recursos e os critérios meritocráticos

  • C.

    racionalização dos benefícios e a concessão equânime

  • D.

    maximização dos custos e a contribuição definida

  • E.

    avaliação das exceções e os princípios universalizantes

O processo de reestruturação empresarial implicou mudanças na gestão da força de trabalho.

Uma das características marcantes desse processo é a adoção de políticas de recursos humanos pautadas nos seguintes aspectos:

  • A.

    flexibilização da produção, verticalização do processo de trabalho, qualidade e produtividade

  • B.

    estabilização da força de trabalho, convenções coletivas, isonomia salarial e sindicalização

  • C.

    gestão da qualidade total, integração da força de trabalho, especialização e desqualificação

  • D.

    conjugação dos sistemas de benefícios, incentivos à produtividade, capacitação e treinamento

  • E.

    parcelização das tarefas, avaliação de desempenho individual, negociação cooperativa e participação

No contexto da reestruturação empresarial, as mudanças processadas nas condições de trabalho do assistente social diretamente associadas ao crescimento de sua participação em trabalhos de equipe são a

  • A.

    instabilidade e a insegurança

  • B.

    desqualificação e a requalificação

  • C.

    multifuncionalidade e a polivalência

  • D.

    intensificação e a racionalização

  • E.

    subcontratação e a terceirização

Nas corporações, as requisições feitas ao assistente social se concentram, tradicionalmente, nas chamadas “necessidades humanas”. Com a reestruturação empresarial, há, porém, uma crescente requisição desse profissional, por parte das gerências, para assessorá-las no(a)

  • A.

    controle do absenteísmo

  • B.

    combate ao alcoolismo

  • C.

    gerenciamento de conflitos

  • D.

    organização de eventos

  • E.

    prevenção de acidentes

Julgue os itens seguintes, referentes à administração e ao planejamento do serviço social.

Na concepção empresarial, liderança significa capacidade de apreender com rapidez e de encorajar equipes de trabalho, concebendo-se líderes atualmente como instrutores que exigem mais compromisso do que submissão e se concentram em qualidade e no serviço ao cliente, mais que em números.

  • C. Certo
  • E. Errado

– 7 – Julgue os itens que se seguem, relativos a processos de trabalho, desafios e demandas dos profissionais de serviço social atualmente.

Nas empresas, o assistente social, ao mesmo tempo em que interfere na reprodução da força de trabalho, por meio da administração de benefícios sociais ou salários indiretos, exerce o papel de mediador nas relações entre empregado e empresa, que contribuem para a intensificação do controle e do disciplinamento dos trabalhadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de responsabilidade social no âmbito organizacional, julgue os itens de 93 a 97.

A literatura específica sobre gestão organizacional recomenda que a responsabilidade social esteja associada intrinsecamente à ética e à transparência.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de responsabilidade social no âmbito organizacional, julgue os itens de 93 a 97.

As reflexões críticas acerca das estratégias de investimento na área social pelas empresas demonstram que a valorização da imagem da empresa pode aumentar a motivação de seus trabalhadores e, consequentemente, a produtividade. Os custos do investimento nessa área são repassados ao preço do produto final e, por isso, não oneram as empresas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...