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Serviço Social - Política Nacional de Assistência Social - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Com relação à questão da descentralização preconizada na Política Nacional de Assistência Social - PNAS/2004, assinale a opção correta.
A descentralização diz respeito à distribuição de poderes, responsabilidades de encargos entre os três entes federados: União, Estados e Municípios, incluindo-se aí o Distrito Federal como um misto de Estado e de Município.
O estabelecimento de prioridades sociais leva em conta recortes de territórios que contenham populações com problemas, culturas e histórias similares.
A PNAS/2004 privilegia as demarcações geográficas tradicionais, estabelecendo prioridades sociais com base na heterogeneidade populacional.
Na defi nição da descentralização proposta, a ênfase recai na defi nição do espaço físico formal.
O desenho tradicional da rede de assistência social é funcional à descentralização proposta na PNAS/2004.
Serviço Social - Política Nacional de Assistência Social - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A respeito da Política Nacional de Assistência Social - PNAS/ 2004 e a família, assinale a opção correta.
A família, como espaço de proteção e de socialização primária dos indivíduos, admite substituições.
A família é constituída por um núcleo de pessoas unidas apenas por laços de consanguinidade.
Os serviços, programas, projetos de atenção às famílias e indivíduos deverão ser executados sem o estabelecimento de parcerias com as entidades não governamentais de assistência social.
A família precisa de proteção pública, o que a coloca na condição de sujeito de direitos e não apenas de deveres.
Os indivíduos constituem o núcleo básico e matricial das seguranças assistenciais previstas na PNAS.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Segundo o Manual de Formulação e Avaliação de Projetos Sociais, proposto pelo PROPOSAL Programa Conjunto sobre Políticas Sociais para América Latina, é correto dizer:
todos os projetos sociais são formulados em relação aos benefi ciários diretos.
os projetos sociais produzem impacto positivo em outras pessoas, identifi cadas como benefi ciários públicos.
benefi ciários indiretos legítimos são os que não se consideram expressamente como população-objetivo, mas cujo favorecimento concorda com o espírito do projeto.
benefi ciários indiretos ilegítimos são favorecidos pelos projetos apesar de estarem fora do espírito dos mesmos.
benefícios públicos são aqueles incorporados não só pela população-objetivo, mas pela sociedade como um todo.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os próximos itens, a respeito dos fundamentos históricos, teórico-metodológicos, bem como do projeto ético e político-profissional do serviço social.
O profissional do serviço social direciona, em suas diversas e variadas atribuições das intervenções mais simples às mais complexas do cotidiano , suas ações, com valoração ética específica, necessariamente, para um projeto societário.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O planejamento constitui-se como um importante instrumento no cotidiano profissional do assistente social. A formulação e a escolha das alternativas de intervenção podem ser definidas tomando por base diferentes caminhos, cabendo ao planejador analisar uma proposta considerando suas vantagens e desvantagens. Esse estudo deve considerar
as consequências sociais da ação que implicaria medir a transposição dos segmentos mais vulneráveis para uma nova classe social, como foi o caso daqueles que saíram das classes E e D para a classe C.
as operações que se referem aos procedimentos adotados especialmente em relação aos aspectos financeiros e materiais no que concerne à proposição do projeto.
a análise das operações que considera o grau de envolvimento dos sujeitos atribuindo-lhe valor quantificado com indicadores previamente definidos.
a análise do rendimento político que considera a legalidade e a legitimidade política das alternativas e perceber as potencialidades para aglutinar alianças e provocar rupturas.
as alternativas referentes apenas a procedimentos de natureza técnica relativos ao modo de confronto do objeto do planejamento, sem que expresse uma intencionalidade de cunho político e ideológico.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Dentre as atribuições previstas para o assistente social está a avaliação de política e projetos sociais. Existem diferentes linhas que explicam a concepção de avaliação. A chamada emancipatória tem como pressuposto
a descrição, a análise e a crítica de uma dada realidade visando transformá-la, permitindo que as pessoas envolvidas em uma ação possam gerar suas próprias alternativas e se colocar como sujeitos dessa história.
a apreciação do cumprimento de objetivos, metas e análise das metodologias adotadas, assim como a possibilidade de avanços dos caminhos metodológicos.
o processo sistemático de análise isolada de atividades, fato ou coisas, entendendo-os de forma contextualizada para estimular seu aperfeiçoamento.
a leitura pautada no impacto social, assim como nos processos de eficiência, eficácia e efetividade social, considerando a realidade cotidiana e as normas institucionais que regulamentam as instituições e os projetos sociais.
a avaliação do grau de consecução de determinados objetivos, considerando o tempo de sua execução, os indivíduos envolvidos, e o custo dos seus resultados.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito de operacionalização e avaliação de planos e programas, assinale a opção correta.
A totalidade é a perspectiva que preside a avaliação de eficiência, que se relaciona, por sua vez, ao estudo dos efeitos da ação sobre a questão objeto do planejamento.
A avaliação participativa é a técnica que combina os procedimentos das avaliações externa e interna com o objetivo de superar as dificuldades e os limites de cada um desses métodos avaliativos.
A avaliação é processo por meio do qual se busca a adequação permanente do que foi planejado e executado com o que foi intencionado na etapa de planejamento.
A elaboração do plano de pesquisa de avaliação, uma das atividades preliminares ou preparatórias da avaliação, consiste na etapa de definição prévia dos seguintes aspectos: passos fundamentadores do estudo avaliativo, marco teórico de referência, universo do programa, definição de objetivos e metas.
O programa consiste no documento em que os objetivos e metas são sistematizados e compatibilizados a fim de o uso dos recursos ser otimizado.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à etapa de concepção do planejamento, assinale a opção correta.
No momento normativo/prescritivo, um dos momentos de operacionalização do planejamento, aborda-se o modo de examinar a viabilidade política do plano.
No momento tático-operacional, versa-se sobre o processo de construção da viabilidade política das operações não viáveis na situação inicial.
O planejamento tradicional assemelha-se ao planejamento estratégico: ambos consideram os distintos atores no processo social.
O conceito de realidade no planejamento tradicional é explicado com base na teoria das situações e da apreciação situacional.
Entre as definições de planejamento inclui-se a que o caracteriza como o processo técnico-político resultante da interação, do conflito, da cooperação e das alianças entre os atores.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O Assistente Social, pautado pela teoria dialético-crítica, ao formular projetos que materializarão o trabalho a ser desenvolvido, necessita explicitar
o conhecimento pragmático e descritivo que utilizará nas instruções processuais, responsabilizando os sujeitos, famílias e grupos das mazelas sociais a que estão submetidos.
o princípio norteador de sua prática profissional, são a perspectiva da prestação de um serviço que corrobore com o alcance dos objetivos institucionais para a manutenção do status quo.
a defesa intransigente em favor dos critérios seletivos de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, considerando a necessidade de controle e tutela das classes subalternas.
o compromisso profissional com o espaço sócio-ocupacional, delineando proposições focadas nas soluções determinadas e requeridas pela instituição, que já possui um manual a ser seguido para a diversidade dos casos atendidos.
a interconexão das particularidades que enfeixam a demanda a ser atendida com as determinações gerais da sociedade, sem as quais o trabalho fica reduzido, perdendo a potencialidade de transformação, do qual deve ser portador.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A avaliação de programas sociais é uma categoria de estudo que focaliza diferentes aspectos, com o objetivo de melhorar a qualidade dos processos de implementação ou de verificar seus resultados. Para tanto, pode ser compreendida como
auditoria anual que visa corrigir desperdícios, improbidade, negligência e omissão, tendo como foco a legalidade dos atos da administração pública.
estudos que tenham como objeto as dimensões de processos e resultados que englobem desempenho, impactos e efeitos.
processo no qual deve ser excluída a participação de instituições externas com realização de pesquisas com perguntas genéricas.
expressão de fenômenos que indiquem validade, confiabilidade, sensibilidade, desagregação e periodicidade.
coleta regular e processamento de dados, produção, acompanhamento e análise dos indicadores priorizando os quantitativos.
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