Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A política social no capitalismo, tendo como eixo central de análise o trabalho e a sociedade salarial, deve ser entendida como
um conjunto de direitos assegurados por ela, resultante de conquistas da classe trabalhadora diante do processo de exploração do trabalho, ao mesmo tempo em que responde de forma funcional ao capital.
ações do Estado com função precípua de organizar, em todo o território nacional, as iniciativas da sociedade civil vinculadas às iniciativas patronais já que respondem ao modo de exploração capitalista.
direitos sociais adquiridos pela sociedade moderna que só puderam emergir em função do estágio de superação das tensões entre capital e trabalho.
resultantes da relação entre Estado e sociedade civil para a garantia dos direitos civis que têm sua emergência vinculada ao modelo de produção feudal.
garantia de segurança social no campo contributivo, pois a transição da proteção social não contributiva para a esfera do direito social e do Estado pode configurar a assistencialização das políticas sociais.
Serviço Social - Conceito de políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da intersetorialidade, assinale a opção correta.
A intersetorialidade prevê a integração intrassetorial da rede assistencial com a intersetorial, ou seja, a ação articulada com outras áreas de política social para produzir melhores resultados de saúde.
A intersetorialidade não é recomendada para atuar sobre problemas estruturais da sociedade por não possuir potencial político de articulação com os outros setores.
O Programa Bolsa Família caracteriza-se como uma intervenção realizada de forma independente das instituições responsáveis pelas políticas sociais por ser considerado um programa central do Ministério do Desenvolvimento Social.
Na área da saúde, as ações intersetoriais são consideradas mais efetivas, eficientes ou sustentáveis se concentradas em um único setor e com capacidade para agirem por si sós.
A intersetorialidade caracteriza-se pela construção de propostas de intervenção a serem desenvolvidas exclusivamente pelas instituições governamentais para o enfrentamento de problemas sociais complexos.
Serviço Social - Conceito de políticas sociais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Nas questões de números 28 a 30, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas dos textos.
Apesar de o termo política social estar relacionado a vários outros conteúdos políticos, ele possui identidade própria. Conforme afirma Pereira (2008), refere-se à política de ação que visa, mediante esforço organizado e _________ , atender necessidades sociais cuja resolução ultrapassa a iniciativa privada, _________e espontânea e requer deliberada decisão regida por princípios de ___________ social que, por sua vez, devem ser amparados por leis impessoais e objetivas, garantidoras de direitos.
Indique a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
pactuado ... individual ... justiça
calculado ... coletiva ... orientação
casual ... geral ... direção
casual ... geral ... direção
finalizado ... parcial ... natureza
Serviço Social - Conceito de políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que diz respeito a políticas sociais, julgue os itens a seguir.
O caráter público de uma política social define-se pelo tamanho do agregado social que lhe demanda atenção, sem considerar o princípio do interesse comum.
Serviço Social - Conceito de políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que diz respeito a políticas sociais, julgue os itens a seguir.
A política social constitui estratégia de ação pensada, planejada e avaliada, cuja execução compete exclusivamente ao Estado.
Segundo Evaldo Vieira (2004), a política social expressa e carrega encargos do Estado materializados em serviços e atividades de natureza pública e geral. Sobre esse tema, o autor acrescenta:
I. tais encargos também se voltam à reprodução da força de trabalho da qual o capitalismo não pode prescindir.
II. a política social no regime liberal-democrático não deixa de germinar nos interesses e embates políticos.
III. reveste-se de forma legal, prevalecendo, em muitas ocasiões, às injunções do mercado capitalista.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Serviço Social - Conceito de políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O exercício profissional do assistente social exige, atualmente, consistente conhecimento teórico-metodológico e capacitação técnico-operacional, que possibilitem a definição de estratégias e táticas de intervenção profissional. Com relação à dimensão técnico-operacional do serviço social, julgue os itens que se seguem.
A socialização das informações relativas aos direitos sociais, para além da simples orientação da legislação e dos atos normativos, constitui um processo político que visa tornar transparente para o usuário o significado das políticas sociais.
A respeito dos mecanismos de Resolução de Conflitos, é correto afirmar:
o desequilíbrio extremo de poder entre as partes, na aplicação do processo de mediação, pode ser uma violência ou ter como resultado o desrespeito dos direitos de uma das partes.
o mediador estimula ou facilita a aproximação entre os interessados e restaura o diálogo entre eles, apontando soluções para o conflito.
o mediador possui autoridade suficiente para impor a decisão sobre as pessoas em conflito.
a mediação tem um potencial especial de contribuir naqueles conflitos que surgem de relações de naturezas esporádicas, casuais.
a mediação constitui um processo no qual as partes resolvem o conflito por meio da ação de um terceiro, que sugere a solução para cada caso.
Sobre o Estudo Social e a Perícia Social no âmbito do trabalho do Assistente Social, assinale a opção incorreta.
O Estudo Social é um instrumento largamente utilizado nas mais diferentes áreas e modalidades de intervenção, cuja finalidade é a orientação do processo de trabalho do próprio Assistente Social.
A realização de uma Perícia Social implica na realização do Estudo Social, porém o Estudo Social não é em princípio uma perícia.
A Perícia Social visa esclarecer situações consideradas problemáticas e/ou conflituosas no plano dos litígios legais.
A Lei n. 8.662, de 07 de junho de 1993, prevê que constituem atribuições privativas do Assistente Social a realização de vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres, sobre a matéria do Serviço Social.
O Estudo Social é o trabalho de investigação e diagnóstico do profissional do serviço social com o objetivo de formar prova para subsidiar decisões.
A entrevista constitui um dos instrumentos que viabiliza a operacionalização nos processos de trabalho do Assistente Social. A respeito dessa técnica de pesquisa, assinale a opção correta.
O Assistente Social precisa utilizar um tratamento e uma linguagem informal para ser aceito pelo outro na situação da entrevista, como, por exemplo, chamar a pessoa mãe, quando procura a instituição em função do filho, ou vô, quando se trata de pessoas idosas.
O Assistente Social está aí para ajudar e isso deve ficar claro para a pessoa que será entrevistada pelo Assistente, inclusive quando se trata de trabalho voluntário.
O acolhimento na entrevista, como técnica e processo, foca-se em receber e em ouvir o entrevistado.
A técnica da conotação positiva na entrevista consiste em mostrar ao entrevistado duas coisas contrapostas, com a intenção de colocá-lo frente a um dilema, para que perceba uma contradição.
A clarificação na entrevista é a busca de substantivos e verbos para objetivar os adjetivos do entrevistado e, geralmente, é feita pela utilização de alguma das outras técnicas pelo Assistente Social, como a do questionamento, um degrau abaixo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...