Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do trabalho em equipe e a interdisciplinaridade nas profissões, assinale a opção incorreta.
Em profissões disciplinares, os saberes e as práticas estão ancorados em instituições e organizações de natureza corporativa.
O projeto da equipe de trabalho deve ser formulado coletivamente, incluindo as contribuições dos profissionais e possibilitando a transcodificação de cada disciplina e cultura profissional.
As profissões com estatutos rigorosos e forte reconhecimento social têm maiores possibilidades de engajamento em trabalhos que exigem a aceitação de fronteiras fluídas entre as disciplinas.
O tamanho da equipe de trabalho é influenciado pelo tipo de objeto e a intencionalidade do problema que se deseja abordar.
A equipe de trabalho resulta da superação ou administração de divergências axiológicas, teóricas, metodológicas e estratégicas entre seus membros.
O processo de trabalho compreende elementos técnicos, teóricos e políticos, que se constituem em instrumentos de trabalho do Assistente Social, e que possibilitam a orientação de sua ação profissional, isto é, de seu próprio trabalho, que tem como objeto a questão social e que resulta em um produto. Sobre o trabalho do Assistente Social, julgue os itens abaixo, assinalando o correto.
O Projeto Ético-Político do Assistente Social concentrase em suas convicções político- partidárias, as que direcionam sua atuação profi ssional.
Os instrumentais do Serviço Social, isto é, os meios necessários para a atuação profissional, permitem que os Assistentes Sociais passem da intencionalidade para a efetivação das ações profissionais.
O trabalho do Assistente Social e as atividades e práticas voluntárias, assistemáticas caritativas e/ou filantrópicas têm semelhanças profundas.
O Serviço Social visa controlar e adaptar os indivíduos pela via de penalidades e formas de sociabilidade que atendam às exigências do padrão de acumulação capitalista.
Os problemas sociais ou patologias presentes na sociedade capitalista constituem o objeto de trabalho do Assistente Social, e o produto de seu trabalho é a harmonia entre o homem e a sociedade.
Julgue os próximos itens, a respeito dos fundamentos históricos, teórico-metodológicos, bem como do projeto ético e político-profissional do serviço social.
A institucionalização do serviço social como profissão, no Brasil, deve-se à mobilização da Igreja Católica em favor do enfrentamento e regulação da questão social.
O assistente social, ao receber uma denúncia que em determinada entidade social o acesso aos benefícios e serviços só seriam concedidos condicionados à participação do usuário em atividades religiosas, deve
esclarecer ao usuário que esse procedimento é possível em função do que estabelece a Constituição Federal de 88, no art. 5º, em seu inciso VII, é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.
encaminhar o denunciante ao conselho tutelar, pois esta é a primeira instância de recursos nos casos de abusos de poder, pois o artigo 136 em seu inciso IV da Lei nº 8.069/1990 afirma que compete a essa instância: encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal.
gravar a narrativa da denúncia e encaminhá-la ao Conselho Regional de Serviço Social, pois o código de ética profissional prevê o compromisso do assistente social com a prestação de serviços sociais governamentais e não governamentais.
oficializar ao denunciante que não lhe compete tomar nenhuma atitude, pois tem sua prática pautada pela Lei que regulamenta a profissão e esta prevê como um de seus princípios a neutralidade políticaideológica.
orientar esse usuário quanto ao fato da entidade estar violando o princípio constitucional de 1988, previsto no art. 5º em seu inciso VIII − ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei, além das providências em termos de encaminhar a denúncia.
O assistente social possui responsabilidades profissionais em sua relação com os usuários. Constitui-se como dever, na atual regulamentação,
exercer a autoridade profissional do assistente social e proceder a tomada de decisão pelos usuários para garantir seu bem estar.
contribuir para o fortalecimento da burocratização na relação com os usuários, incidindo, dessa forma, qualificadamente sobre os serviços prestados.
esclarecer aos usuários, após ter estabelecido vínculos, o que necessariamente ocorre, na véspera de seu processo de desligamento, sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação profissional.
limitar-se a prestar as informações estritamente necessárias, no âmbito que a instituição julgar imprenscindível, dos programas disponíveis no espaço institucional.
respeitar democraticamente as decisões dos usuários, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos profissionais, resguardados os princípios do Código em vigor.
Para Raichelis (2009), a transformação das sequelas da questão social em objeto de intervenção do Estado instaura um lugar específico do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho na esfera estatal. Para esse exercício profissional, é necessário ter como referência
que a profissão parte da premissa de sua construção a-histórica e a-política de lhe deu o significado que possui na atualidade, independentemente da dinâmica da vida social na qual se insere.
que a estruturação desse espaço sócio-ocupacional foi determinado pela dinâmica harmônica e de consenso que emerge no âmbito estatal em suas relações com as classes sociais.
o compromisso ético-político da profissão, estabelecendo que sua postura profissional, em todos os espaços, deve ser de destensionamento e despolitização da luta pelos direitos.
a afirmação do modelo de política social voltada aos mais pobres entre os mais pobres na perspectiva de refilantropização da questão social.
a direção do desenvolvimento da sociabilidade pública capaz de refundar a política como espaço de criação e generalização de direitos.
O serviço social se desenvolve como profissão reconhecida na divisão social do trabalho considerando, dentre outros aspectos,
a evolução do modelo de proteção social própria da rede filantrópica que historicamente cuidou dos segmentos mais vulneráveis, sobretudo parcelas populacionais que não compunham o escopo do mundo do trabalho.
o desenvolvimento capitalista industrial e a expansão urbana, processos apreendidos sob o ângulo das novas classes sociais emergentes e das modificações na composição dos grupos e frações de classes.
a necessidade de especialização da prática profissional vinculada aos campos que iniciaram a atenção na esfera pública, ou seja, a saúde e a previdência social.
o aumento da pobreza resultante da questão social, um fenômeno típico da sociedade escravocrata que se aprimora com a exploração do trabalho e a desigualdade social do modelo anticapitalista.
que não há conexão com o desenvolvimento das forças produtivas e, por conseguinte, com a intervenção estatal, decorrendo a profissão do desenvolvimento de práticas vinculadas às iniciativas privadas.
Assinale a opção correta acerca das ações socioeducativas.
O processo reflexivo, característico das ações socioeducativas, pode acontecer por meio da interpenetração de dois elementos imprescindíveis: o dialogo e a problematização.
As ações educativas realizadas por assistentes sociais voltam-se exclusivamente para a singularidade da demanda.
As ações socioeducativas, em virtude de vincularem-se à formação de consciência crítica, devem ser realizadas somente por meio de abordagem grupal ou coletiva.
As ações socioeducativas constituem-se mediante processos já consolidados institucionalmente, não sendo, portanto, plausíveis de reconstrução.
Caso seja requerida do assistente social alguma informação, ele deve limitar-se a dar as informações relativas às formas de organização dos serviços, respeitando, dessa forma, os princípios norteadores da ação socioeducativa.
Considerando a dimensão técnico-operativa do serviço social, assinale a opção correta.
A visita domiciliar, o instrumento mais utilizado pelos profissionais de serviço social, consiste em um meio eficaz de verificação das informações obtidas nos atendimentos individuais, devendo, por isso, continuar sendo amplamente empregada.
Define-se estudo social como o processo de conhecimento, análise e interpretação de determinada situação social.
A fim de garantir sigilo, a entrevista deve ser realizada exclusivamente de forma individual.
A função dos instrumentos nas atividades de intervenção profissional do assistente social é meramente técnica, não tendo caráter político ou ideológico.
Atualmente, prioriza-se a realização de entrevista por meio de conversa informal, sem a definição prévia de objetivos, em detrimento da realização de entrevistas estruturadas.
O projeto de intervenção profissional
corresponde ao texto em que são organizadas, de maneira sistemática, as ações técnico-profissionais e ético-políticas fundamentadas em conhecimentos teóricos e sócio-históricos obtidos mediante investigação.
consiste essencialmente em documento demarcador do espaço de atuação do assistente social.
compõe-se da etapa de identificação do espaço territorial onde o projeto será desenvolvido, que é o primeiro e mais importante passo deste projeto.
compreende diversas etapas, sendo a etapa de formulação independente da etapa de problematização teórico-histórica do objeto de intervenção.
constitui-se de uma formulação técnica, clara e precisa, por meio da qual devem ser afirmados os objetivos institucionais e o compromisso profissional com a instituição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...