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Considere as afirmativas a seguir.
I. O Serviço Social enquanto prática profissional sempre realizou uma ação educativa junto às classes populares, na medida em que sua intervenção interfere nas concepções, comportamentos e representações da população acerca de si própria, do Estado e da Sociedade.
II. Articulada à ação de prestação de serviço, o assistente social realiza a educação política dos usuários da assistência social.
III. As atividades educativas são projetadas com fins disciplinares e não com fins de desenvolvimento social da população.
IV. O assistente social, em sua prática, promove mecanismos de ação que levam à educação social dos grupos atendidos.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e IV.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Considerando a Política Nacional de Atenção Básica em vigência, assinale a alternativa que exprime CORRETAMENTE aspectos relacionados aos princípios gerais da Estratégia Saúde da Família.
A atenção básica está contida e visa reorganizar a Estratégia Saúde da Família.
O diagnóstico situacional de saúde deve servir à organização do trabalho das necessidades de saúde da população pela lógica da demanda espontânea.
O foco principal das ações de saúde operacionalizadas da Estratégia de Saúde da Família deve ser o indivíduo em todas as suas especificidades.
As ações de saúde operacionalizadas pelas Equipes de Saúde da Família devem resultar de programações pactuadas com a comunidade e devem ser baseadas no diagnóstico situacional do território.
A atuação das equipes de Saúde da Família deve ser planejada, visando ao alcance de resultados mais eficazes, de acordo com as especialidades dos profissionais disponíveis no município.
Assinale a alternativa que apresenta os princípios que norteiam a prática dos trabalhadores na Saúde da Família (ESF).
Transversalidade, unicidade e atendimento de urgência.
Integralidade, territorialização e a descrição de clientela.
Trabalho em equipe multiprofissional, unicidade e atendimento de urgência.
Integralidade, atendimento clínico exclusivo e informalidade.
Integralidade, hierarquização da atenção e informalidade.
No quadro das transformações societárias, o Estado burguês experimenta um redimensionamento considerável. No cenário internacional esta mudança se dá a partir dos anos 70 do século passado e no Brasil vamos observar este redirecionamento a partir dos anos 80.Amudança mais imediata é a(o):
reafirmação do Estado de Bem-Estar e ampliação da cobertura assistencial
surgimento do modelo fordista nas relações de trabalho fabril.
incremento do trabalho avulso com ampliação do mercado de trabalho.
diminui ção da sua ação reguladora, especialmente, o encolhimento de suas funções legitimadoras
implementação das políticas de seguridade social, particularmente, nos países centrais.
Podemos afirmar que a criação da Legião Brasileira de Assistência (LBA) em 1942 se insere num quadro de surgimento das instituições de assistência social no Brasi l presentes no surgimento e desenvolvimento do Serviço Social brasileiro. A criação da LBAtem como finalidade:
ampliar a cobertura social junto à classe operária.
prestar auxílio às famílias dos expedicionários brasileiros.
consolidar a Política Nacional de Assistência Social.
implementar o programas sociais de ajuda aos pobres.
investir nos programas sociais de qualificação e renda.
A Política Nacional de Assistência Social - aprovada em 2004 - estabelece, entre outros elementos, a assistência social pública e as proteções afiançadas. Dentre estas proteções, está a Proteção Social Básica que tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Neste sentido, a Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, através da Secretaria deAção Social desenvolve alguns projetos vinculados a esta forma de proteção e como destaque pode-se citar:
Núcleo de Atendimento à População de Rua.
Casa Abrigo da Criança e do Adolescente.
Casa de Atendimento de Atenção a Pessoa Idosa portadora de deficiência.
Núcleo de Convivência daTerceira Idade.
Atendimento ao Menor Infrator.
Serviço Social - Política Nacional de Assistência Social - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social NOB/SUAS aprovada em 2005 estabelece, entre outros elementos, tipos e níveis de gestão do Sistema Único de Assistência Social. O SUAS comporta quatro níveis de gestão: dos Municípios, do Distrito Federal, dos Estados e da União. Dentre as responsabilidades da gestão inicial, pode-se destacar:
inserir no Cadastro Único as famílias em situação de maior vulnerabilidade social e risco, conforme critérios do Programa Bolsa Família.
prestar apoio técnico aos municípios na estruturação e implantação de seus Sistemas Municipais deAssistência Social.
coordenar a implantação do Plano Nacional de Assistência Social.
prestar apoio técnico aos municípios para implantação dos CRAS.
cofinanciar no âmbito estadual o pagamento dos benefícios sociais.
Osurgimento do Serviço Social no Brasil década de 30 do século passado é marcado por uma grande diversificação e ampliação do aparato do movimento católico laico. Tendo por base as instituições criadas e desenvolvidas na década anterior, especialmente o Centro Dom Vital e a Confederação Católica, outras instituições começam a despontar no cenário brasileiro. Dentre estas instituições, pode-se destacar:
Movimento Católico dos Operários Fabris.
Sociedade Católica Brasileira.
Movimento Intelectual Católico.
Ação Universitária Católica.
Sociedades Beneficentes Laicas.
Na contratendência da crise capitalista de longa duração de tonal idade reces s i va, cujo desencadeamento remonta à década de 70 do século XX, verificam-se profundas alterações nas formas de produção e gestão do trabalho. Dentre os elementos presentes nestas mudanças, pode-se destacar:
o aprofundamento da democracia nos países centrais e periféricos com ênfase nas políticas de igualdade social.
as transformações nas práticas profissionais onde aparece a primazia das entidades não filantrópicas na implementação das políticas de seguridade social
a distribuição progressiva da renda nos cenários urbanos e rural e, consequentemente, aumento do consumo das classes mais pauperizada
o aumento dos gastos sociais focalizados no atendimento as demandas referente à pobreza com foco nas políticas de descentralização.
um Estado cada vez mais submetido aos interesses econômicos e políticos dominantes no cenário internacional e nacional
O art. 4º da Lei n. 8.080, de 19/09/1990, institui o SUS - Sistema Único de Saúde. Segundo o artigo 5º desta Lei 8.080, são objetivos do SUS:
I. A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
II. A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
III. Executar o conjunto das ações e serviços, seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada.
IV. Administrar as instituições públicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para saúde.
V. A formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º da Lei 8.080, qual seja, O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
Estão corretos os itens
I e III, apenas.
I, II e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I e V, apenas.
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