Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em 1957, a profissão do Assistente Social no Brasil passou por um marco histórico, quando foi _________. Assinale a alternativa correta que completa a lacuna:
Fundada;
Efetivada;
Regulamentada;
Associada;
Unificada
O Estatuto do Idoso prevê no Título II; Capítulo X, sobre o Direito ao Transporte _________. Assinale a alternativa correta:
I. Aos maiores de 65 anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semiurbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.
II. Para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade.
III. Nos veículos de transporte coletivo de que trata este artigo, serão reservados 10% dos assentos para os idosos, sem a necessidade de identificação de reserva preferencial para idosos.
IV. É assegurada a reserva para idosos, nos termos da lei local, de 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados, as quais deverão ser posicionadas de forma a garantir melhor comodidade ao idoso.
V. É assegurada a prioridade ao idoso no embarque e desembarque de qualquer veículo de transporte.
I, II, III e IV estão corretas.
I, II e III estão corretas.
I, II e V estão corretas.
II, III e IV estão corretas.
III e V estão corretas.
Os desafios decorrentes da exclusão e vulnerabilidade impõem à Assistência Social o desempenho de quatro funções distintas.
Sobre essas funções, assinale a alternativa INCORRETA.
A função de inserção tem por objetivo propiciar aos destinatários da assistência social o acesso a bens, serviços e direitos usufruídos pelos demais segmentos da população.
A função de prevenção tem por objetivo evitar que o cidadão, nas situações circunstanciais de vulnerabilidade, resvale do patamar de renda alcançado ou perca o acesso que já possui aos bens e serviços, a despeito de estar acima da linha de pobreza e/ou atendido pelas políticas socioeconômicas setoriais.
A função de inclusão tem por objetivo canalizar os esforços da assistência social para atender os segmentos populacionais voluntariamente excluídos das políticas sociais básicas.
A função de proteção tem por objetivo atender as populações excluídas e vulneráveis socialmente, garantindo seu acesso à renda e ao consumo de bens e serviços essenciais à vida.
A função de promoção tem por objetivo promover a cidadania, eliminando relações clientelistas que não se pautam por direitos e que submetem, fragmentam e desorganizam os destinatários da assistência social.
Sobre os Conselhos de Assistência Social, é INCORRETO afirmar:
A sua composição deve garantir a paridade entre governo e sociedade civil.
Movimentos de meninos e meninas de rua se caracterizam como organizações de usuários e podem fazer parte dos Conselhos de Assistência Social.
Entidades privadas constituídas como pessoas jurídicas não podem ter representantes nos Conselhos de Assistência Social, ainda que atuem na defesa de interesses coletivos na área social.
São compostos por representantes do governo, dos usuários da assistência social, das entidades de atendimento e prestação de serviços na área de assistência social e dos trabalhadores do setor.
Associações de moradores têm assento nos Conselhos de Assistência Social.
Segundo alguns autores, o assistente social é um profissional que trabalha com políticas sociais, de corte público ou privado, e é essa a determinação fundamental na constituição da sua profissão. As políticas sociais públicas são uma das respostas privilegiadas à questão social, ao lado de outras formas acionadas para o seu enfrentamento pelo diferentes segmentos da sociedade civil que têm programas de atenção à pobreza, como as corporações empresariais, as organizações nãogovernamentais e as formas de organização das próprias classes sociais para fazer frente aos níveis crescentes de exclusão a que se vêem submetidas.
Essa visão:
Contempla a inserção do assistente social nos processos de trabalho no campo das políticas públicas.
Nega a presença do Serviço Social inserido no terceiro setor, pois cabe somente ao Estado promover a execução das políticas públicas.
Adverte para as dificuldades da atuação no campo das políticas públicas, no qual o Serviço Social é o principal ator.
Aerta sobre o campo de trabalho do Serviço Social no mercado brasileiro a partir de 1988.
Defende que a necessidade de apreender o conjunto dos atores acionados para o enfrentamento da questão social é secundária.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - EDUCA Assessoria Educacional - 2012
Quais são os critérios significativos na identificação das prioridades de intervenção dos profissionais de assistência social no processo de planejamento?
Seleção da população que irá se beneficiar.
Área de aplicação do projeto planejado e impacto ambiental.
Viabilidade e métodos de ação.
Relevância da política para o município e disponibilidade de recursos.
Viabilidade e relevância da proposta planejada.
Identifica-se, a partir da década de 60, na prática do assistente social, uma tendência de ruptura com as origens e traços conservadores. Essa ruptura caracteriza-se por:
Interpretar para os usuários os valores e ideologias da instituição, de modo a promover a estabilidade social.
Conduzir a população ao enquadramento nas exigências e normas institucionais.
Garantir a ênfase dominante nos procedimentos administrativos e burocráticos.
Efetivar a prática profissional sem reduzi-la ao mero repasse de benefícios sociais, os quais representam apenas a sua aparência.
Implementar uma política para acabar com a pobreza.
Um dos maiores desafios do assistente social na contemporaneidade é:
A reorientação de seu cotidiano para facilitar o acesso da população ao saber sobre si própria, aos recursos disponíveis e ao poder de decisão.
O manejo eficiente e racional de recursos dentro dos parâmetros burocráticos.
A ruptura com tarefas executivas para dedicar-se exclusivamente ao planejamento.
A luta por ampliar a mercantilização dos serviços sociais.
O desenvolvimento de estratégias e táticas para a gestão da vida cotidiana da clientela, conforme as prioridades institucionais.
O Sistema Descentralizado e Participativo da Assistência Social pressupõe:
I. Clara definição das atribuições e competências dos três níveis de governo.
II. Hierarquização, centralização e controle do poder público.
III. A existência de uma política pública de direitos do cidadão.
IV. A fragmentação das ações.
V. A criação de instâncias de negociação entre Estado e sociedade;
Estão CORRETAS as afirmativas:
I e II apenas
II, III e IV apenas
IV e V apenas
II, IV e V apenas
I, III e V apenas
O que é o Serviço Social?
É uma profissão que se caracteriza por ser essencialmente vinculada à ajuda aos usuários das organizações públicas.
É uma profissão que se caracteriza pelas mediações que faz, limitadas à concessão de recursos aos indivíduos que precisem de diversos tipos de tratamento.
É uma especialização do campo das profissões, sendo a atuação do assistente social inscrita no âmbito da produção e reprodução da vida social.
É um trabalho contratado tanto pelo poder público como pelo privado, que é remunerado e deve aterse somente à sua metodologia específica de ação.
É uma profissão cuja finalidade é intermediar as relações entre os usuários e os serviços de assistência social, a fim de evitar conflitos que afetem o equilíbrio das instituições públicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...